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Auxílio emergencial: aprovado pela Dataprev e negado no aplicativo. E agora?

Auxílio emergencial: aprovado pela Dataprev e negado no aplicativo. E agora?

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Usuários reclamam de divergência no resultado do auxílio emergencial

As ferramentas criadas para facilitar o acesso ao auxílio emergencial têm apresentado constantes problemas. Essa semana, usuários do aplicativo da Caixa têm reclamado que quando foram verificar se o benefício tinha sido aprovado ou não, se depararam com o seguinte problema: no site da Dataprev aparece que a contestação foi aprovada e a pessoa receberá os R$600, já no Caixa TEM a informação é de que o auxílio emergencial foi negado.

Os relatos têm aumentado no Twitter, no site da Reclame Aqui e até mesmo no Sebrae Respostas. Até o momento desse post, dia 27 de julho, os representantes das instituições não deram nenhuma explicação oficial.

Não é a primeira vez que a Caixa Econômica Federal e a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) divulgam informações diferentes sobre o auxílio emergencial.

Em maio, as duas instituições liberaram os números relativos aos cadastros, mas esses valores não foram os mesmos para as duas empresas: a Caixa afirmou que o total de pedidos foi de 106,5 milhões, já para a Dataprev foram 112,5 milhões de requerimentos. Na época, a Caixa explicou que isso aconteceu pela diferença de métodos na hora da contagem. Já para o atual problema, ainda não foi dada nenhuma explicação.

Veja também – “Calendário de desbloqueio das contas bloqueadas do Caixa TEM”.

Divergência de resultado entre Dataprev e app do auxílio. Como resolver?

É possível que essa situação seja resultado de algum erro na atualização do aplicativo, um problema operacional que apenas o suporte técnico pode resolver.

Uma opção que muitas pessoas têm seguido para verificar qual o verdadeiro status do auxílio emergencial é ligar no telefone 111, central da Caixa criada especificamente para tirar dúvidas sobre o benefício.

Com a quantidade de casos aumentando, usuários têm trocado informações nas redes sociais. Algumas pessoas que decidiram esperar relataram que depois de alguns dias o aplicativo atualizou as informações e passou a constar que o auxílio emergencial foi aprovado.

Entretanto, com a falta de uma informação oficial, escolher entre ligar para a central da Caixa, aguardar alguma atualização do aplicativo ou esperar por um comentário dos representantes é uma decisão que está nas mãos do usuário.

Como consultar a situação do meu auxílio emergencial?

Para consultar sua solicitação o processo é bem simples, basta:

  1. Acessar o site Consulta ao Auxílio Emergencial;
  2. Inserir os dados: Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, nome completo da mãe (ou optar por “mãe desconhecida”) e a data de nascimento;
  3. Clicar no quadrado ao lado da mensagem “Não sou um robô”,
  4. A situação do pedido aparecerá na tela.

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Auxílio emergencial negado. Como contestar?

Muitos dados ainda estão em análise pela Dataprev, mas caso o status do auxílio emergencial conste como negado, e o beneficiário estiver dentro dos critérios estabelecidos pelo governo, o cidadão pode contestar essa informação. Para isso, é preciso seguir esses passos:

  1. Abra o aplicativo do auxílio emergencial;
  2. Clique em “Acompanhe sua solicitação”;
  3. Insira os dados solicitados e avance;
  4. Espere aparecer o motivo do cancelamento ou da negativa do auxílio emergencial aparecer na tela;
  5. Clique em “Contestar essa informação”;
  6. Escreva o que ocorreu: explique todos os detalhes do porquê da contestação,
  7. Envie a contestação.

Entretanto, é importante lembrar que o aplicativo Caixa TEM permite fazer a contestação do auxílio somente uma vez.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a divergência de resultados no auxílio emergencial? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

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17 respostas para “Auxílio emergencial: aprovado pela Dataprev e negado no aplicativo. E agora?”:

  1. Heloísa disse:

    Eu recebi as 5 parcelas de 600, depois disso o meu celular deu defeito não entrei mais saiu às de 300,. Eu não tinha ciência desse site do data previ entrei hoje no tel da minha cumadre lá está tudo azul e aprece todas as parcelas de ainda tem como eu receber indo na caixa econômica??

    • Simone Maria de Oliveira disse:

      Recebi as 4 parcelas , e depois foi para avaliação , Dataprev está aprovada e todos os critério estão corretos, e agora dia 21 veio msg que eu posso ter recebido indevidamente para mim devolver ou contestar, mas eu não consigo contestar , pois estou aprovada no Dataprev , não estou intendo…o que eu faço, estou desempregada..

      • Joyce Cardoso disse:

        Olá, Simone. Infelizmente não temos acessos aos dados da Caixa. Por isso, recomendo que a senhora ligue na Central de Atendimento, número 111, para saber a situação do seu auxílio emergencial. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂

    • PRISCILA MENEZES disse:

      No dataprev meu auxílio está como aprovado e logo embaixo diz rejeitado pela caixa, o que fazer?

      • Guilherme Jarra Salerno disse:

        Olá, Priscila 🙂

        Recomendo que você ligue na Central de Atendimento da Caixa, número 111, para confirmar a situação do seu auxílio emergencial.

    • Joelma Oliveira Lima disse:

      Boa noite, meu auxílio foi bloqueado pq voltei a receber o benefício do inss mas bloquearam da minha filha também alegando que eu estou recebendo mas não estou, então fiz a contestação e foi negado no Dataprev mas foi aprovada no app o que eu faço?pq quando ligo no 111 falam só do último auxílio que ela recebeu.

      • Guilherme Jarra Salerno disse:

        Olá, Joelma 🙂

        Isso acontece porque a Dataprev e o Ministério da Cidadania validam cada nova parcela depositada e conferem se a senhora realmente continua tendo direito ao auxílio emergencial. Nesse caso, recomendamos a senhora procurar uma agência Caixa mais próxima.

    • Kelcilene Rodrigues Calado Farias disse:

      O meu está assim tbm no app está aprovado e no Dataprev está negado e na central fala que está desde do dia 06 de outubro minha conta mais está zerada recebi normal as 5 primeiras parcelas…e agora ok que faco

      • Edmar Abhílio Silva disse:

        O meu está aprovado no Dataprev mas no da caixa está análise ?

        • Edson Matias da Silva Filho disse:

          Meu auxílio está aprovado em todas situações as parcelas estão enviadas sou de agosto será que ainda recebo alguma parcela esse ano não peguei nenhuma rsrsrs

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