Cada dia mais brasileiros partem para o trabalho informal; veja como ganhar dinheiro de diferentes formas

Com o aumento do número de trabalhadores migrando para a informalidade, seja por escolha própria ou pelos revezes do mercado de trabalho, torna-se necessário desenvolver a criatividade e ter ideias de como ganhar dinheiro.

No 4º trimestre de 2019, a informalidade bateu o maior recorde desde 2016, momento no qual o país atravessava uma crise financeira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outubro e dezembro do ano passado, 41,1% da população ocupada tinha trabalho informal. O percentual equivale a 38,4 milhões de pessoas.

Se você está precisando aumentar a renda, ou mesmo ter uma primeira renda, confira as dicas abaixo para descobrir como ganhar dinheiro.

Como ganhar dinheiro: veja o passo a passo

Virtual x Presencial

Há duas formas diferentes de ganhar dinheiro atualmente: de forma pessoal ou pela internet. Qual delas te deixa mais confortável? Você tem boas habilidades de comunicação? De que forma você se expressa melhor?

A comunicação é um importante fator para ganhar dinheiro. Negociar qualquer tipo de produto ou serviço demanda comunicação, seja ela virtual ou física.

Faça uma auto análise e descubra: a comunicação para você funciona melhor no ambiente online ou no offline?

Confira mais clicando aqui – Como ter uma renda extra sem aplicativos? Confira 4 dicas

Serviço x Produto

Decidir se você prefere ter uma renda com a venda de um serviço e um produto é importante pela questão logística. Com produtos, você precisará de mais espaço para armazenamento. E dependendo do local onde você mora, e com quem você mora, isso pode ser um problema.

Além disso, há também nesse ponto a questão das habilidades. Faça uma entrevista consigo mesmo e responda às perguntas:

  1. Quais são as minhas habilidades?
  2. Dentre elas, quais eu gosto mais de fazer?
  3. Qual delas eu acho mais rentável?
  4. Como eu posso aprimorar esta habilidade?
  5. Como erá possível monetizar esta habilidade?

Caso você não tenha alguma habilidade que acha que seja possível monetizar, converse com pessoas próximas. O olhar do outro sobre nós pode ser útil para que você se dê conta de algo que não tenha prestado atenção na sua personalidade, mas que é nítida para terceiros.

Veja alguns exemplos de produtos que podem ser monetizados:

  • Alimentos;
  • Vestuário;
  • Bijuterias;
  • Artesanatos.

Veja alguns exemplos de serviços que podem ser monetizados:

  • Corte de cabelo;
  • Pintar unhas;
  • Marketing digital;
  • Jardinagem.

Confira mais clicando aqui – Como ter uma renda extra com aplicativos em 2020?

Planejamento

No momento em que estamos desesperados para ganhar dinheiro, um dos principais erros cometidos é: a falta de planejamento, e, posteriormente, a falta de organização.

Por mais que seu grande objetivo seja aumentar a renda, um investimento que será muito benéfico para seu futuro negócio será um caderno. Anotar todos os passos do seu plano, a sua meta, dentre outros detalhes desta jornada, te ajudará a te manter disciplinado.

A organização do tempo ficará mais fluida com um caderno de anotações e cronogramas. E todo minuto deve ser bem gasto neste caminho, pois as contas não dão uma pausa.

Após dado o passo inicial, não esqueça de manter um planejamento financeiro de todo o percurso. Uma dica é colocá-lo no fim do caderno, para que fique de fácil acesso. Assim, e você fez ou pretende fazer um investimento inicial para o negócio, anote. E anote cada receita (dinheiro ganho) também para manter o controle das suas finanças.

Veja também – Simule seu empréstimo pessoal e receba ofertas pré-aprovadas em até 5 minutos!

Pense positivo

Uma coisa comum é a pessoa dar o início na busca alternativa pela renda, mas desanimar-se com o início, e acabar desistindo da ideia. Não desista e pense positivo. O início é difícil mesmo, não só para você, mas para todos.

Uma boa analogia para você ganhar dinheiro é pensar no seu novo negócio como uma planta. Dar o início nos seus planos é somente colocar a semente debaixo da terra. O trabalho mesmo vem de regar a planta até que ela cresça. E confie, ela vai crescer mas você não pode desistir.

Ficou com alguma dúvida sobre como ganhar dinheiro? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.