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5 dicas para não cair em fraudes bancárias

5 dicas para não cair em fraudes bancárias

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Confira cinco dicas para evitar ser vítima de fraudes bancárias e conheça as principais práticas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), estima-se que mais de 8 milhões de brasileiros foram vítimas de alguma fraude bancária em um intervalo de um ano. Já o levantamento feito pela Febraban mostrou que em dezembro de 2021 o percentual de pessoas que sofreram algum golpe era de 22%, enquanto em junho do ano seguinte o número subiu para 31%.

Diante deste cenário, é cada vez mais importante que sejam levadas em consideração diversas ações de segurança e cuidado. Por isso, mostramos a seguir as principais fraudes bancárias aplicadas e cinco dicas para se prevenir.

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Quais são as principais fraudes bancárias?

A Febraban mostrou que, dentre as fraudes bancárias mais comuns estão a clonagem de cartão, que atingiu 64% dos entrevistados. Foram citados, ainda, o golpe da central falsa e clonagem do WhatsApp. A seguir, explicamos como funciona e as características dessas e outras práticas.

Golpe do empréstimo para negativado

O golpe do empréstimo para negativado consiste numa fraude voltada exclusivamente para consumidores que estão com o nome sujo. Sendo assim, os golpistas abordam diversas pessoas de forma online, através de perfis no Instagram, Facebook e WhatsApp e, a partir daí, apresentam ofertas de crédito com condições melhores que as praticadas no mercado, como taxa de juros baixa e valor de crédito alto.

Então, se o consumidor demonstra interesse, são solicitados diversos documentos e dados pessoais, que são utilizados posteriormente para a abertura de contas e solicitações de crédito. Em alguns casos, os golpistas também exigem o pagamento de alguma quantia para liberação do empréstimo.

Golpe do pagamento antecipado

Assim como acontece no golpe anterior, o contato inicial também é feito de forma online, principalmente através do WhatsApp, onde são apresentadas as ofertas de crédito. Neste caso, entretanto, o golpe está relacionado à obtenção de dinheiro de forma ilícita, alegando que há a necessidade de um pagamento adiantado.

Os motivos para exigência deste pagamento são os mais variados, como:

  • depósito de garantia;
  • taxa devido a score baixo;
  • depósito para liberação do crédito;
  • taxa de cartório;
  • taxa fiança;
  • taxa para abertura de crédito;
  • depósito de segurança, para garantir que as parcelas serão quitadas.

Com isso, após o pagamento do valor por parte do solicitante do empréstimo, o golpista tende a desaparecer. Os valores exigidos podem variar, começando em R$100 e passando de R$1 mil.

Golpe do brinde

O golpe do brinde, diferente dos anteriores, além de acontecer de forma online, também pode ocorrer através de ligação ou presencialmente. Na prática, funciona assim: uma pessoa contata a vítima e a informa que a mesma é ganhadora de um brinde, que pode ser desde perfumes, bolsas, acessórios e afins.

No entanto, alega-se que para obter o brinde, é preciso confirmar alguns dados pessoais, como CPF, RG, telefone e endereço completo. Junto a isso, o fraudador também pode solicitar uma foto, com o argumento de que será usada como comprovação na identificação do ganhador.

Contudo, a partir das informações e fotos coletadas, são feitas solicitações de diversos serviços financeiros em nome da vítima, como abertura de contas, solicitações de cartões e empréstimos.

Central de atendimento falsa

O golpe da falsa central de atendimento é outra prática que envolve, principalmente, a obtenção irregular de dados pessoais. Portanto, os fraudadores entram em contato via WhatsApp ou ligação telefônica e se identificam como funcionários de bancos ou outras instituições e que, por isso, precisam confirmar alguns dados.

Se aceito pela vítima, serão solicitadas informações pessoais, como CPF, RG, endereço e telefone, além de dados bancários e, em alguns casos, até mesmo senhas ou códigos. Então, é possível fraudar aspectos de segurança e ter acesso às contas do titular.

WhatsApp clonado

Por fim, outra fraude bancária comum é a clonagem de WhatsApp, pois a partir daí, é possível ter acesso à lista de contatos da vítima, logo, os fraudadores passam a pedir dinheiro. Inicialmente, o pedido era para que o dinheiro fosse enviado via TED ou DOC, contudo, atualmente são solicitados pagamentos via Pix, já que o dinheiro cai na conta de forma instantânea.

Outra forma de fraude bancária aplicada através da clonagem do WhatsApp é o envio de links maliciosos para a lista de contatos da vítima, que de modo geral conta com alguma mensagem que incentiva quem a recebe a clicar. Com isso, é possível clonar o aplicativo de conversação do contato, também, ou ainda ter acesso a aplicativos financeiros e outras informações do dispositivo.

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5 dicas para não cair em fraudes bancárias

Tendo em vista a diversidade de fraudes bancárias aplicadas, separamos a seguir cinco dicas que vão ajudar a se proteger e ficar longe dessas práticas.

Não faça depósitos adiantados

Nenhuma instituição financeira ou empresa que ofereça empréstimo pode solicitar qualquer quantia adiantada. A prática, é importante ressaltar, é considerada ilegal pelo Banco Central do Brasil. Portanto, se uma empresa solicitar algum valor de forma adiantada, independente de qual for o motivo, a recomendação é encerrar o contato imediatamente e realizar uma denúncia na delegacia, para isso, reúna todo o histórico de conversas e documentos de propostas fornecidos ao longo da negociação.

Observe os detalhes

Se o contato com a empresa ocorrer via WhatsApp ou e-mail, verifique as características da comunicação e do perfil. Ou seja, avalie se há excesso de erros ortográficos nas mensagens enviadas, se estas ocorrem fora do horário comercial e, principalmente, se há algum teor de insistência na argumentação. Isso é, se a pessoa com quem está conversando se esforça em estimular o consumidor a contratar o crédito.

Outro ponto que deve ser observado é se o contato no WhatsApp se trata de um número pessoal ou comercial, e se possui selo de verificação. Caso não haja, há maior probabilidade de se tratar de golpe.

Atenção a ofertas imperdíveis

É sabido que existem diferenças entre as ofertas de empréstimos oferecidas por diferentes instituições financeiras e a diferentes perfis de consumidores, no entanto, se a diferença ultrapassar a média praticada no mercado, é importante desconfiar. As empresas e pessoas que atuam aplicando fraudes bancárias tendem a oferecer valores altos, com taxas de juros extremamente baixas, quando comparadas às demais opções disponíveis.

Pesquise sobre a empresa

Pesquisar sobre a empresa que oferece o crédito é de suma importância, sendo assim, acesse o perfil nas redes sociais, que deve conter o selo de verificação, e verifique os comentários contidos nas publicações de outros seguidores. Visite, também, o site, nele é possível consultar as regras de concessão de crédito da empresa e ter acesso ao CNPJ, que pode ser usado para pesquisa no Bacen.

Além das redes sociais e sites, o ReclameAqui é considerado, atualmente, uma ótima ferramenta para verificar a qualidade e veracidade da prestação de serviços de uma empresa. Se houver dificuldade para encontrar essas informações, vale ligar o sinal de alerta.

Não forneça dados pessoais

A última dica é, em hipótese alguma, fornecer dados pessoais, como nome completo, endereço, CPF e RG, sem que haja certeza da veracidade da empresa. Isso porque, conforme já mencionado, é comum que fraudadores utilizem essas informações para acessar serviços financeiros em nome da vítima, que apenas terá conhecimento sobre ao receber as cobranças.

Por fim, não insira o número do celular ou e-mail em comentários de publicações de outras empresas nas redes sociais, ainda que estas sejam confiáveis, porque é comum que os golpistas a usem para entrar em contato, simulando ser colaborador da instituição.

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Posso confiar em empréstimo online?

É possível confiar em empresas que oferecem empréstimo online, entretanto, é necessário se atentar aos itens mencionados, ou seja, não realizar depósitos adiantados e não fornecer dados antes de verificar a autenticidade da empresa. Essa etapa de verificação, inclusive, é de extrema importância e não pode ser adiada antes do consumidor iniciar a negociação.

A FinanZero, por exemplo, é um buscador de empréstimo online, que conta com mais de 70 instituições parceiras e atua de forma totalmente segura e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Através da plataforma é possível receber até 10 ofertas de crédito pré-aprovadas com apenas um cadastro.

É válido destacar que a FinanZero está regulamentada de acordo com o Banco Central do Brasil e, portanto, atua de forma legal no mercado. Sendo assim, não são solicitados depósitos adiantados aos clientes e a comunicação é feita somente através dos canais oficiais da empresa.

Ficou com mais alguma dúvida sobre como não cair em golpes? Deixe nos comentários! Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

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42 respostas para “5 dicas para não cair em fraudes bancárias”:

  1. Diana Angélica vaz disse:

    Vocês tem um funcionário com o nome de Thiago Peixoto Matos

    • FinanZero disse:

      Olá,Diana! Não temos nenhum funcionário com este nome! Cuidado com páginas falsas! Atenção: nosso time FinanZero nunca entra em contato via WhatsApp, Facebook, Instagram e Tiktok solicitando valores antecipados para você conseguir o seu crédito, se tiver recebido alguma mensagem neste cenário, bloqueie o contato. E segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito Conte sempre conosco para qualquer dúvida 🙂

  2. Bia disse:

    Vcs pedem certificado digital ?

    • FinanZero disse:

      Olá, Bia! Tudo bem? Não pedimos! Cuidado com páginas falsas. Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito.

  3. Maria Neusa disse:

    Boa tarde VCS tem um funcionário com o nome Juliano lemes e Rebeca vitoria?

    • FinanZero disse:

      Olá, Maria. Não temos nenhum funcionário com este nome! Valorizamos a transparência em nossos serviços e cumprimos todas as regulamentações aplicáveis. Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito. Atenção: nosso time FinanZero nunca entra em contato via WhatsApp, Facebook, Instagram e Tiktok solicitando valores antecipados para você conseguir o seu crédito, se tiver recebido alguma mensagem neste cenário, bloqueie o contato. Conte sempre conosco para qualquer dúvida 🙂

  4. Rita de Cassia de Freitas disse:

    Vocês tem algum consultor com o nome Danilo? Está pedindo para pagar um valor antecipado.

    • FinanZero disse:

      Olá, Rita! Como vai? Não temos nenhum funcionário com este nome! Valorizamos a transparência em nossos serviços e cumprimos todas as regulamentações aplicáveis. Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito. Atenção: nosso time FinanZero nunca entra em contato via WhatsApp, Facebook, Instagram e Tiktok solicitando valores antecipados para você conseguir o seu crédito, se tiver recebido alguma mensagem neste cenário, bloqueie o contato e abra um boletim de ocorrência quanto antes, você pode ir pessoalmente até uma delegacia ou realizar esse processo online.

  5. Cryslanne disse:

    Boa tarde vcs tem um funcionário com o nome chamado Juliano Leme?

    • FinanZero disse:

      Olá, Cryslanne! Não temos nenhum funcionário com este nome! Valorizamos a transparência em nossos serviços e cumprimos todas as regulamentações aplicáveis. Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito. Atenção: nosso time FinanZero nunca entra em contato via WhatsApp, Facebook, Instagram e Tiktok solicitando valores antecipados para você conseguir o seu crédito, se tiver recebido alguma mensagem neste cenário, bloqueie o contato e abra um boletim de ocorrência quanto antes, você pode ir pessoalmente até uma delegacia ou realizar esse processo online.

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