;
FinanzeroBlogImpostos

IPVA 2020 BH: confira a porcentagem de alíquota e como efetuar o pagamento

IPVA 2020 BH: confira a porcentagem de alíquota e como efetuar o pagamento

Compartilhe esse post:

Os pagamentos do IPVA 2020 já começam a ser pagos no dia 13 de janeiro em Minas Gerais

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma cobrança realizada aos proprietários de veículos no mês de janeiro com intuito de gerar dinheiro para investimentos em segurança, saúde, educação e transporte. Toda a escala para a consulta foi aberta no dia 3 de dezembro e os vencimentos já começam no dia 13 de janeiro.

O não pagamento do IPVA no prazo estabelecido gera multa de 0,3% ao dia e deixa o veículo ilegal, podendo ser multado e até apreendido em uma fiscalização. Vale lembrar que a Secretaria da Fazenda de Minas Gerais não envia boletos por correspondência, e os cidadãos devem se atentar em golpes com boletos falsos.

Confira mais clicando aqui – IPVA 2020 PR: confira como fazer o cálculo e as datas de pagamento

Veja quais são as principais dúvidas sobre o IPVA 2020 BH.

Qual é o valor do IPVA em Minas?

O valor do IPVA depende do modelo e ano do veículo. Para calcular, basta multiplicar o valor do veículo com a alíquota.

Em Minas Gerais, os valores são:

  • 4% para automóvel, veículo de uso misto, utilitário, caminhonete com cabine dupla, caminhonete com cabine estendida e motor-casa;
  • 3% para picape com cabine simples e furgão;
  • 2% para motocicletas e similares;
  • 1% para veículo de locadora;
  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhão e trator.

Como pagar o IPVA 2020 BH pela internet?

Para efetuar o pagamento de IPVA pela internet, basta seguir alguns passos:

  1. Acessar o site do Detran – MG;
  2. Clicar em consultar código de RENAVAM;
  3. Escolher o período de pagamento;
  4. Conferir o valor e imprimir a guia de pagamento ou copiar o código de barras para efetuar o pagamento no aplicativo do seu banco.

Na área do site, já aparece o valor exato a ser pago do IPVA 2020 e também aparece, caso tenha, valores em aberto com o Detran, como multas e IPVAs de outros anos, possibilitando a regularização.

Qual é a data de pagamento do IPVA 2020?

A data varia do final da placa de cada veículo e da forma que será pago (à vista ou parcelado), conforme a tabela abaixo.

Como funciona o pagamento através do ‘Bom Pagador BH’?

O programa desenvolvido para o “bom pagador” prevê 3% de desconto no IPVA para os contribuintes que pagaram multas e dívidas em dia por dois anos consecutivos.

O benefício será automático e concedido para o IPVA 2020. Portanto, o valor do IPVA 2020 para os veículos que estiverem nos critérios estabelecidos, já será emitido com desconto.

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

Quem não paga IPVA?

Os veículos que não pagam IPVA são:

  • veículos fabricados há mais de 20 anos;
  • ônibus de transporte urbano;
  • táxis;
  • veículos de pessoas com deficiência;
  • transporte escolar.

Ficou com alguma dúvida sobre o IPVA 2020 BH? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como comprar material escolar barato?

Conheça 12 formas de fazer isso no início de todos os anos. Leia mais sobre aqui!

Ler artigo completo

0 respostas para “IPVA 2020 BH: confira a porcentagem de alíquota e como efetuar o pagamento”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo