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“Não foi possível solicitar a abertura da sua conta” para acessar o FGTS: o que fazer?

“Não foi possível solicitar a abertura da sua conta” para acessar o FGTS: o que fazer?

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O FGTS já está disponível para alguns trabalhadores, mas as falhas do sistema impossibilitam a abertura da conta poupança digital no Caixa Tem

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já começou a ser depositado na conta poupança digital criada pela Caixa Econômica Federal. Entretanto, a conta digital se tornou um desafio para os beneficiários do Fundo, pois nem sempre a conta é aberta automaticamente.

Nesses casos consta para o usuário a seguinte mensagem “Não foi possível solicitar a abertura da sua conta”, como relatado por algumas pessoas nas redes sociais:

A mensagem solicita que o usuário tente novamente em outro horário, mas nem sempre isso resolve. Em muitos casos o problema é constante e impede a visualização e uso do dinheiro sacado do fundo de garantia. Sendo assim, o que pode auxiliar o usuário abrir a conta digital é:

  • limpar o cache do app FGTS e Caixa Tem;
  • verificar se todos os dados inseridos estão corretos;
  • consultar se o Cadastro de Pessoa Física (CPF) não está com alguma irregularidade;
  • fechar aos demais aplicativos enquanto tenta criar uma nova conta digital.

Mas, vale ressaltar que antes de tentar acessar a conta poupança digital é importante verificar se o trabalhador tem direito ao benefício e se o saque foi realizado de sua conta ativa ou inativa.

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Como saber se o saque foi feito da conta do FGTS?

Para identificar se houve o saque do FGTS emergencial da conta do fundo, o trabalhador precisa:

  • instalar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS;
  • fazer uma conta de acesso, com nome CPF e RG;
  • responder perguntas sobre sua vida profissional, como por exemplo: “qual foi o último emprego em regime CLT que você trabalhou?”;
  • entrar nas contas ativas ou inativas dentro do Fundo de Garantia e verificar se houve um saque chamado “Saque Dep Cod 19E”.

O valor que aparece no demonstrativo do saque é o mesmo que deverá ser depositado na conta poupança do usuário.

Veja também – Como a pandemia afeta o 13º salário, FGTS e INSS?

O que é “Saque Dep Cod 19E” e “Saque JAM cod 19E”?

O número de ação 19e refere-se ao saque emergencial de valores dentro do Fundo do trabalhador ou diretor não empregado que possua conta ativa ou inativa do FGTS com saldo.

É a movimentação da conta vinculada do trabalhador ou diretor não empregado, nos termos da Medida Provisória (MP) n° 946, de 07 de abril de 2020, que estabeleceu a possibilidade de saque no valor máximo de até R$1.045,00 por trabalhador, denominado Saque Emergencial FGTS.

Enquanto o Saque Dep Cod 19E é o valor a ser debitado e que será enviado para conta do usuário, o “Saque JAM cod 19E” é apenas um demonstrativo de juros aplicado.

Isso porque toda conta do FGTS rende juros durante o período que fica aplicada. Esse código faz referência ao valor de juros que cada conta rendeu. Ele também pode aparecer de forma individual em seu extrato, na sequência da anterior.

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Por que o FGTS está sendo disponibilizado?

O saque Emergencial FGTS foi estabelecido em face da urgência e gravidade decorrente do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de
saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19).

Esse valor que será disponibilizado para os trabalhadores conta como um incentivo econômico para o pagamento de contas, compras em supermercados e demais necessidade durante o resto da pandemia.

Veja também – FGTS emergencial: sem contas vinculadas ao CPF no Caixa TEM, o que fazer?

“Não existem contas do FGTS a serem exibidas”: o que fazer?

Além do problema na criação da conta poupança digital, alguns trabalhadores relatam que o aplicativo aparece com o erro de que as contas (seja ativa ou inativa) não existem. O que impossibilita a pessoa de criar uma poupança no aplicativo do Caixa Tem. Como pode ser visto abaixo:

Nesse caso, o trabalhador que não conseguir ver a própria conta precisa entrar em contato com a Caixa. Pois, esse é um erro de veiculação de dados. Para falar com um atendente da Caixa o usuário pode ligar para os telefones:

  • 0800 726 0101;
  • 111.

Ficou com mais alguma dúvida sobre “Não foi possível solicitar a abertura da sua conta” para acessar o FGTS: o que fazer? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

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4 respostas para ““Não foi possível solicitar a abertura da sua conta” para acessar o FGTS: o que fazer?”:

  1. Eliane Kaiser Dapper disse:

    Já fui duas vezes na caixa econômica e não resolvem meu problema.. Não consegui sacar meu FGTS emergencial

    • Marcos goes disse:

      Ótimo trabalho!
      Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
      que tinha o que tanto procurava.

      Parabéns, Gostei muito.
      Meu muito obrigado!!!

      • ALUÍZIO disse:

        Péssimo esse aplicativo da caixa..maior burocracia ..já fiz meu pedido e não consegui sacar meu próprio fgts

        • Antonio Costa disse:

          Infelizmente a incompetência do governo está fazendo muitas vítimas de fraude e a maioria por não ter o costume de consultar o extrato do FGTS nem sabem que estão sendo roubadas, minha esposa foi uma das vítimas que por acaso consultou o extrato e contatou o saque em sua conta, foi a uma agência da caixa e teve que ouvir para aguardar que seu caso será analisado.

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