;
FinanzeroBlogCrédito

Por que meu Cadastro Positivo está bloqueado?

Por que meu Cadastro Positivo está bloqueado?

Compartilhe esse post:

O Cadastro Positivo reúne informações sobre o histórico de pagamento do consumidor em diversas empresas e instituições financeiras.

O Cadastro Positivo foi criado em 2011, contudo, após entrar em vigor a Lei Complementar n° 166, em 2019, tornou-se automática a inclusão de pessoas físicas e jurídicas que possuíam qualquer tipo de serviço financeiro contratado. sso significa que todos os consumidores que têm empréstimos, financiamentos, compras a prazo e, até mesmo, contas de consumo, por exemplo, são incluídas no Cadastro Positivo.

Esse cadastro, vale ressaltar, reúne informações referentes ao histórico de pagamentos do consumidor em todos os serviços vinculados a seu nome, portanto, aponta se há incidência de atrasos ou se os valores são quitados dentro do prazo de vencimento. Com isso, de acordo com as empresas responsáveis pela gestão dos dados, o intuito é criar um perfil de consumidor, que aponta se se trata de um bom ou mau pagador perante o mercado.

Como o Cadastro Positivo impacta no score?

Como o Cadastro Positivo impacta no Score?

Conforme mencionado, o Cadastro Positivo tem o intuito de reunir todas as informações referentes aos pagamentos realizados pelo consumidor, sendo eles os efetuados dentro e fora do prazo. A partir daí, cria-se um histórico de bom ou mau pagador, que será analisado pelas empresas e instituições financeiras no momento da análise de crédito, considerando o comportamento financeiro do cliente junto ao score de crédito.

Essas informações, por sua vez, são de responsabilidade de empresas privadas e homologadas pelo Banco Central do Brasil, os Gestores de Bancos de Dados (GBDs), também conhecidos birôs de crédito, como é o caso do Serasa e SPC Brasil.

Sendo assim, todas as instituições que concedem crédito ou realizam transações comerciais e empresariais devem se adequar ao Cadastro Positivo e enviar as informações de seus clientes aos GBDs.

Quais informações são utilizadas no Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo utiliza informações referentes a qualquer tipo de contrato vinculado ao consumidor, como financiamentos e empréstimos, compras a prazo, contas de consumo, como água, luz e internet, assistência médica e odontológica, mensalidades escolares e cartões de crédito.

A partir desses serviços, obtêm-se informações como:

  • valor total de cada serviço/compra;
  • valor e quantidade de parcelas, caso haja;
  • data de vencimento;
  • dados pessoais;
  • data de pagamento de cada tipo de conta.

8 dicas para perder o hábito de fazer compras por impulso.

Como saber se faço parte do Cadastro Positivo?

Como explicado inicialmente, desde 2019, quando passou a valer a Lei Complementar n° 166, a participação do consumidor no Cadastro Positivo é automática. Logo, qualquer pessoa física ou jurídica que possua vínculo comercial ou de crédito com empresa ou instituição financeira foi incluída no sistema.

Além disso, vale ressaltar que o envio de informações do cliente aos birôs de crédito por parte dessas empresas e instituições financeiras também tornou-se obrigatória. Esses dados, inclusive, ficam disponíveis por, no máximo, 15 anos, conforme estipula a própria lei. Passado esse período, as informações são automaticamente excluídas do sistema.

Por que meu Cadastro Positivo está bloqueado?

Quando o consumidor acessa o seu Cadastro Positivo e se depara com a informação de que está bloqueado, significa que o cadastro está ativo, as informações estão sendo repassadas aos birôs de crédito e, também, impactando no score de crédito. Entretanto, por solicitação do próprio consumidor, está bloqueado para o mercado, ou seja, as instituições financeiras e demais empresas não conseguem consultar as informações contidas.

No entanto, se o consumidor não tiver feito o bloqueio e desejar que os dados sejam visíveis para o mercado, pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Serasa ou SPC Brasil e solicitar o desbloqueio.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como conseguir empréstimo consignado privado?

Conheça um pouco mais sobre como funciona o empréstimo consignado privado e como fazer a solicitação. Veja também as vantagens.

Ler artigo completo

0 respostas para “Por que meu Cadastro Positivo está bloqueado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo