Pagamento antecipado (do IPVA) em dezembro gera economia no bolso de proprietários de veículos

Pagar o IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) antecipado até o dia 30 de dezembro, ainda de 2020, pode gerar ainda mais economia no bolso dos proprietários de veículos de vários estados do País.

Pois, na grande maioria há um desconto em cerca de 3% pela antecipação e garantia do valor. Dessa forma, esse desconto varia de acordo com as normas de cada cidade.

Veja também – Faça uma cotação e receba ofertas pré-aprovadas com o simulador de empréstimo pessoal!

Qual o desconto de pagar o IPVA antecipado?

Vamos mostrar aqui uma simulação de acordo com o desconto médio de 3% e um calendário sem qualquer precedente real . Veja só.

O IPVA 2021 de um Ford/KA SE 1.0, ano 2019, por exemplo, será de R$ 1.211,73. Isso considerando a atualização da nova UPF (hoje estimada em 3,54%). Dessa forma ao optar pelo pagamento ainda em 2020, o contribuinte não incorrerá na atualização monetária e ainda tem o desconto de 3%. Logo há redução no pagamento para R$ 1.135,19. Assim, o proprietário desse Ford/KA, cujo final da placa é 1, pode antecipar o pagamento do IPVA 2021 de 1º de abril (vencimento da placa 1) para 30 de dezembro.

Pagamento antecipado do IPVA: como fazer?

O IPVA 2021 pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos bancos:

  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • Sicredi;
  • Santander.

É possível ainda fazer o pagamento nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil (no BB, o pagamento é somente para clientes desse banco e tem conta há mais de 3 meses, de acordo com dados captado pela divulgação da entidade bancária).

E, sendo assim, para conseguir efetuar a quitação do tributo é necessário o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou apenas informar a placa e o Renavam do automóvel.

Desse modo, o IPVA pode ser pago antecipadamente e separado da taxa de licenciamento e multas de trânsito, já que têm datas de vencimentos diferentes.

Os dados relativos ao veículo, como valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site da sua cidade.

Desconto do Bom Motorista: válido apenas no Rio Grande do Sul

O desconto do bom motorista se tornou alvo de pesquisas recentes, tanto nas plataformas de busca quanto em redes sociais. O que é basicamente uma desconto a mais para quem quer liquidar o IPVA. Contudo, essa modalidade de benefício é válida apenas para o Rio Grande do Sul.

Os descontos para bons motoristas variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito.

  • Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2020 (três anos). A redução será de 15%.
  • Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2018 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2019 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.
  • De toda a frota tributável, 49,3% terão descontos, sendo cerca de 1 milhão de veículos com direito a 15% de redução no tributo por apresentarem 3 anos sem infrações de trânsito.

Veja mais em – Fase Vermelha em SP: o que funciona com as novas restrições de fim de ano?

Dinheiro para antecipar o meu IPVA?

Conte com a FinanZero para conseguir dinheiro para acabar com essa dívida em 2021.

A FinanZero é um buscador de empréstimo que capta seus dados e certamente fornece as melhores ofertas pré-aprovadas dentre dos mais de 40 parceiros, entre bancos e financeiras.

E aí? Tá esperando o que? Venha já simular sua oferta de crédito pois aqui você tem as melhores vantagens de pagamento sem sair de casa.

Além disso, ainda ficou com mais alguma dúvida? Deixe nos comentários! Não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.