;
FinanzeroBlogMercado

Poupança tem pior rentabilidade em 18 anos

Poupança tem pior rentabilidade em 18 anos

Compartilhe esse post:

O investimento mais popular entre os brasileiros, a poupança, teve retorno negativo, pelo segundo ano seguido

Muitos brasileiros ainda acreditam que a conta poupança é um investimento, mas a verdade é que o rendimento dela é baixíssimo. A conta poupança rende 1,4%, e a conta PicPay, por exemplo, rende três vezes a poupança, com 210% do CDI.

Com a crise causada pela pandemia também, o rendimento da poupança caiu muito, batendo sua menor taxa em 18 anos. Com a inflação, fechando 2020 em 4,52% a poupança teve retorno negativo de 2,3%. Além disso, esse foi o segundo ano seguido em que a poupança perdeu para a inflação. Mas em 2019 a perda foi de 0,05%, descontando o IPCA nos dois casos.

Essa redução acontece por conta da redução dos juros da taxa Selic, que ficou em 2%. E por isso também acontece a baixa na poupança que rende 70% da Selic de acordo com regras atuais. Esse foi outro recorde negativo, a taxa Selic nunca esteve tão baixa, sendo assim os investimentos de renda fixa não foram tão vantajosos.

Mas os depósitos em poupança até maio de 2012 continuam rendendo 6,17% ao ano. Conhecida como velha poupança, está rendendo mais que o triplo da Selic e mais que muitos investimentos seguros no momento.

Varejo tem pior desempenho no natal desde 2003

O que é IPCA?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é meio oficial de medir a inflação, o IBGE o mede todo mês para que acompanhe a variação de preços no comércio. Além disso o Banco Central (BC) o considera o índice oficial da inflação ou deflação no país.

Ele funciona também ajustando os preços para mais ou menos de acordo com a inflação. Nas décadas de 80 e 90 ele deu origem a hiperinflação, já que os preços precisavam ser ajustados várias vezes ao dia, com uma inflação que chegou a 80%. Entre 1990 e 1994 a média anual do IPCA chegou a 499,2%, em 2019 a média anual foi de 4,31% para níveis de comparação.

Além disso, ele também é instrumento de correção de algumas aplicações, como alguns títulos do tesouro direto por exemplo. A inflação afeta diretamente na poupança porque quanto mais ela sobe mais a poupança tem que render para compensar. Quando a rentabilidade da poupança está baixa e o IPCA alto você acaba perdendo dinheiro, já que ele não consegue compensar a inflação.

Leia: O que é taxa Selic?

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Investimentos alternativos para a poupança

Se você quer investir em outras opções, além da poupança, e ter um rentabilidade maior existem muitas opções. Mas as opções vão variar sua carteira de investimentos vão depender do seu perfil de investimentos.

Em primeiro lugar temos o CDB como uma opção, nesse investimento você empresta seu dinheiro para instituições financeiras e recebe ele de volta com juros, após o período pré-determinado.

Mas seu rendimento irá varias, porque ele normalmente vai render parte ou 100% do CDI, que no geral fica próximo a Selic. Existem opções de CDB que rendem mais que 100% do CDI, podem chegar até a 170%, mas quanto mais ele rende mais tempo deve ficar aplicado.

Em seguida temos o Tesouro Selic, ele é um título público no qual você também vai emprestar seu dinheiro, mas dessa vez parta o governo. Assim como no CDB você também vai receber seu dinheiro com juros, mas como o nome sugere ele rende de acordo com a Selic, que está em torno de 2%. Mas ainda assim é mais rentável que a poupança já que rende 100% da taxa enquanto a poupança rende 70%.

O Tesouro Selic tem mais algumas vantagens, como por exemplo a aplicação inicial de apenas R$ 100 e liquidez diária. Ou seja, ele vai render diariamente e você pode retirar quando quiser. Mas ele não tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que não diminui sua segurança já que o governo Federal é o melhor credor do mercado.

Fundo de investimento: o que é e quais os tipos?

Fundo imobiliário

Um investimento que se beneficiou com a baixa da Selic, diferente da poupança, foi o fundo imobiliário. Nele você pode não precisar pagar imposto de renda e investe em imóveis sem precisar comprar um. Com a Selic em baixa o mercado ficou melhor para quem queria comprar um imóvel, sendo assim aqueceu o mercado.

E essa é uma boa oportunidade, já que fica mais barato investir e os retornos tendem a ser melhores. Mas é importante prestar atenção as taxas que podem ser altas e impostos se aplicam aqui.

Além disso, se o mercado imobiliário mudar e a taxa subir, ou os materiais de construção subirem de preço por exemplo, o lucro pode não ser tão bom quanto você espera.

Independente do seu perfil de investimento ou quanto tem para investir, é importante avaliar suas opções e pesquisar atentamente.

Veja também: O que são fundos imobiliários?

Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Se precisar, é só perguntar.

Por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quais aplicativos de mensagem instantânea existem?

Usuários decidem migrar para outros apps de mensagem instantânea após mudanças nos termos de uso do WhatsApp. Confira dicas.

Ler artigo completo

0 respostas para “Poupança tem pior rentabilidade em 18 anos”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo