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Não recebi minha fatura, como pagar meu cartão?

Não recebi minha fatura, como pagar meu cartão?

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A fatura do cartão de crédito, normalmente, é disponibilizada via aplicativo do banco emissor e através do e-mail. O pagamento, por sua vez, também pode ser feito online.

De acordo com pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 53% dos entrevistados possuem, pelo menos, um cartão de crédito. O item já é considerado um dos principais métodos de pagamento, chegando a quase 191 milhões de cartões ativos em 2023.

Para os especialistas, a ascensão do cartão de crédito se dá, principalmente, devido à expansão dos bancos digitais, que possibilitam que todo o processo seja feito online.

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Qual é o prazo para receber minha fatura do cartão?

De modo geral, a fatura do cartão de crédito do mês vigente fecha, em média, entre 9 e 10 dias corridos antes do vencimento. Sendo assim, se o titular escolheu como data de vencimento todo dia 13, por exemplo, a fatura que deverá ser paga até a data em questão fechará entre os dias 3 e 4 anteriores.

A partir do fechamento, a fatura já deverá estar disponível imediatamente para consulta e pagamento no aplicativo e/ou Internet Banking da instituição financeira. Contudo, quem optou pelo recebimento da fatura na versão física deverá recebê-la, pelo menos, em até 2 dias antes do vencimento.

Não recebi minha fatura, como pagar o cartão?

Passado o prazo máximo, se o titular do cartão de crédito não receber a fatura na versão física, a recomendação é baixar o aplicativo ou acessar o Internet Banking da instituição em questão e efetuar o download da versão digital. Com a fatura digital é possível pagá-la através do celular via Pix, leitura ou digitando o código de barras. Porém, se preferir pagar diretamente numa agência, é só imprimir a fatura digital e realizar o pagamento normalmente, bem como acontece com a fatura física.

Ainda assim, se não for possível, a dica é entrar em contato com a central de atendimento da instituição financeira e solicitar a disponibilização imediata do documento. Vale lembrar que, neste caso, se a data de vencimento estiver muito próxima, pode ser que não haja tempo hábil para recebimento da fatura física, logo, a instituição poderá enviá-la via e-mail. O pagamento, então, pode ser feito via aplicativo, Internet Banking ou no caixa eletrônico.

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Por que não estou recebendo minha fatura?

Atualmente, com a ascensão de serviços digitais, é cada vez mais comum que o banco emissor não envie a fatura do cartão de crédito via Correios, porque o documento tende a ser disponibilizado via e-mail, aplicativo e/ou Internet Banking. No entanto, se o titular não estiver recebendo o documento, recomendamos as seguintes ações.

Cadastre um e-mail para recebimento da fatura

As instituições, normalmente, disponibilizam o boleto da fatura através do e-mail cadastrado. Sendo assim, se o titular não tiver inserido nenhum endereço eletrônico válido, o documento não será enviado, ficando disponível apenas pelo aplicativo e/ou Internet Banking. Dessa forma, a recomendação é acessar o app e buscar pela opção de “cadastro” ou “perfil”. Nela, haverá a possibilidade de inserir um e-mail para recebimento da fatura.

Verifique a caixa de spam do e-mail

É comum que alguns e-mails, mesmo que de origem de estabelecimentos confiáveis, sejam automaticamente classificados como suspeitos. Isso porque, os servidores têm filtros automáticos para enviar mensagens que podem ser golpes para a caixa de spam, diminuindo a chance de fraudadores conseguirem dados pessoais e dinheiro das vítimas.

Logo, é preciso consultar a caixa de spam ou lixo eletrônico do e-mail, para verificar se a fatura foi, por engano, mandada para a caixa de spam. Se localizá-la, é importante verificar se o remetente é verdadeiro antes de clicar em qualquer link ou arquivo. Se tratar da fatura de fato, basta mudá-la para a caixa de entrada.

Além disso, também vale a pena classificar o remetente como confiável, desse modo, os próximos e-mails não serão classificados como spam.

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Não paguei a fatura do cartão, e agora?

Ao não efetuar o pagamento da fatura, o titular passa a ser considerado inadimplente e, já no dia seguinte, pode ser inscrito nos cadastros de proteção ao crédito, ou seja, ficar com o nome sujo. Além disso, passa a incidir os juros rotativos sobre a quantia devida, que atualmente são considerados os mais altos. Também há a incidência de multa, que gira em torno de 2% do valor fatura, portanto, quanto antes o documento for pago, menor é a dívida.

Como saber quando a fatura do cartão de crédito fecha?

Conforme já mencionado, a fatura do cartão de crédito costuma fechar entre 9 e 10 dias antes da data de vencimento. Para saber quando a fatura fecha, especificamente, é possível consultar o aplicativo ou Internet Banking da instituição. Para isso, é só fazer login e, na tela inicial, clicar na fatura vigente. Dentre as informações, como gastos do mês e vencimento, também constará a data de fechamento, que pode ser indicada dessa forma ou como “melhor data para compra”. Neste caso, a data indicada representa o dia seguinte ao fechamento.

Na versão física da fatura também é mostrada a melhor data para compra, isso é, a data de fechamento da próxima fatura.

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