Índice de conteúdo
Existem diversos tipos de dívidas, inclusive as do cartão de crédito, mas em quanto tempo elas “caducam”?
Seja qual for a dívida com o banco, ela vai caducar no prazo de cinco anos e além disso, o nome do devedor e o seu CPF são retirados dos órgãos de proteção ao crédito.
Então se a dívida caducou, ela deixa de existir? Não, o nome do cidadão fica limpo novamente, porém a dívida do cartão de crédito continua existindo e consequências legais terão que ser enfrentadas.
Acontece que os juros seguem aumentando e a cobrança da dívida pode ser feita a qualquer momento pelo banco. Ademais, mesmo que o nome tenha voltado a ficar limpo, ele pode ficar marcado para sempre, o que faz com que o cidadão tenha dificuldade de conseguir um novo cartão de crédito e quaisquer modalidades de empréstimos.
O que acontece se pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito?
A cobrança da dívida do cartão de crédito na justiça só pode ocorrer quando o credor entra com uma ação judicial exigindo o pagamento. Esta cobrança precisa ser feita dentro do prazo de 5 anos, caso contrário, o credor não pode mais cobrar a dívida judicialmente.
Se a dívida do cartão de crédito for cobrada na justiça e o devedor não realizar o pagamento, ele passa a descumprir uma ordem judicial e o que pode ocorrer, pelo Tribunal, é o bloqueio de seus bens, até que ele cubra o máximo do débito.
Confira o calendário de pagamentos de novembro do Auxílio Brasil
Sim, no caso da dívida do cartão de crédito, se ela for cobrada na justiça, como dito anteriormente, o Tribunal pode sim tomar os bens do devedor, até que a dívida seja quitada.
Meu cartão de crédito pode ser cancelado por falta de uso?
Não, deixar uma dívida caducar, seja ela de cartão de crédito ou de empréstimo, não vale a pena em nenhuma ocasião, isso porque ela nunca vai deixar de existir e os juros vão continuar aumentando cada vez mais. Além de a dívida poder ser cobrada a qualquer momento, o cidadão terá que enfrentar sérias consequências legais.
Sim, pois a cobrança ainda pode acontecer e como os juros vão aumentando, o cidadão vai contar com sérios problemas, já que quanto mais tempo a dívida ficar em aberto, maior serão os juros depois.
Como comprovar renda no pedido de empréstimo pessoal?
Ficou com mais alguma dúvida sobre em quanto tempo a dívida do cartão de crédito caduca? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
A análise de crédito é a forma como as instituições financeiras conseguem analisar o perfil do consumidor e verificar se o mesmo possui um bom ou mau histórico de pagamentos. Por meio dessa análise que os bancos e fintechs verificam as probabilidades de adimplência ou inadimplência do tomador de crédito. Ou seja, quais as chances do cliente pagar as parcelas do empréstimo em dia, uma vez que o crédito for aprovado e concedido.
Assim sendo, essa análise é aplicada em quase todas as solicitações financeiras feitas pelos clientes. Só para exemplificar, podemos citar além dos pedidos de empréstimo, a obtenção de cartões de crédito, financiamentos, limite de cheque especial e até mesmo abertura de conta em bancos.
Já que cada banco possui uma política interna, os motivos específicos que podem reprovar algum pedido do cliente durante a análise de crédito variam muito. Todavia, abaixo listamos alguns pontos que são levados em consideração para a aprovação – ou não – das ofertas:
A redação da FinanZero já fez um post detalhado sobre cada um desses pontos e como eles impactam na sua análise de crédito. Para mais informações, confira o post do blog “O que é análise de crédito?“.
A consulta do score pode ser feita nos sites dos birôs de crédito, que são empresas de proteção ao crédito.
Para mais informações, confira o post do blog “Consultar score de crédito: saiba como fazer isso gratuitamente“.
Para que a pontuação do score esteja sempre alta, e consequentemente, os clientes consigam aprovação de crédito com mais facilidade algumas medidas podem ser tomadas. Abaixo, listamos alguns pontos que contribuem para o aumento do score:
Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.
Sim. Assim como os perfis negativados conseguem um empréstimo mediante restrições em próprio nome, pessoas com score baixo também podem obter uma oferta com a FinanZero. Porém, esse processo costuma ter análise de crédito mais criteriosa e pode contar com taxas de juros mais altas na comparação com o perfil que possui score mais alto.
Ainda assim, a pontuação é somente um dos fatores que impactam na análise de crédito. Logo, como outros critérios também são levados em consideração, há a possibilidade do crédito ser aprovado mesmo com a pontuação baixa.
Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios