;
FinanzeroBlogCrédito

Como comprovar renda no pedido de empréstimo pessoal?

Como comprovar renda no pedido de empréstimo pessoal?

Compartilhe esse post:

A comprovação de renda no momento de solicitar um empréstimo pessoal pode ser feita através de diversos documentos, como holerite, extrato bancário e decore.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), os termos “empréstimo” e “empréstimo pessoal” se destacaram em setembro de 2022, pois contaram com 709 mil e 401 mil buscas no Google somente neste mês, respectivamente.

O empréstimo pessoal, vale dizer, é uma modalidade de crédito direcionada à pessoa física e que tem como diferencial o livre uso da quantia tomada. Dessa forma, ao obter a aprovação do pedido de empréstimo, o consumidor pode utilizar o dinheiro em diversas finalidades.

Além disso, a modalidade é considerada pouco burocrática, pois não exige inúmeros documentos do solicitante e costuma ser liberado de forma rápida.

Como fazer a portabilidade de empréstimo pessoal?

Precisa comprovar renda para fazer o empréstimo pessoal?

Apesar de considerado pouco burocrático, conforme mencionado, no momento de solicitar o empréstimo pessoal é de suma importância que o consumidor comprove seus rendimentos mensais, sejam fixos ou variáveis. Isso porque, é a partir dessa informação que as instituições financeiras calculam o valor que será concedido, o prazo de pagamento e a taxa de juros aplicada.

Da mesma forma, é também mediante a comprovação de renda que o solicitante demonstra se possui condições financeiras de arcar com a dívida, bem como aponta se há riscos de inadimplência.

Como comprovar renda no pedido de empréstimo pessoal?

A comprovação de renda pode ser feita através de diversos documentos, a depender do perfil do consumidor. Portanto, quem é trabalhador em regime de contratação CLT, por exemplo, pode utilizar os holerites. Por outro lado, os profissionais autônomos têm a possibilidade de apresentarem o RPA ou Decore, como explicaremos a seguir.

Extratos bancários

O extrato bancário também pode ser usado para comprovar renda, principalmente por pessoas que não possuem vínculo empregatício e, consequentemente, não contam com holerites, como é o caso de autônomos e pensionistas. Portanto, o solicitante deverá emiti-lo através dos caixas eletrônicos ou serviços digitais da instituição em que possui conta.

De modo geral, as instituições costumam solicitar o extrato de, no mínimo, seis meses, para realizar o acompanhamento dos rendimentos, ou seja, analisar a média de ganhos e se há periodicidade no recebimento dessas quantias.

Holerites

Também conhecido como contracheque, o holerite é um documento entregue pelas empresas a seus funcionários contratados em regime CLT. Com ele, é possível consultar o salário bruto, que consta na carteira de trabalho, e o valor líquido, que se refere à real quantia recebida pelo trabalhador após os descontos, como INSS e Imposto de Renda, e possíveis acréscimos, como horas extras e bonificações.

Desse modo, na hora de comprovar renda, o solicitante deve apresentar os últimos três holerites, que serão vinculados aos salários obtidos nos últimos 90 dias.

Decore

Decore é a sigla para Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, um documento que funciona de forma parecida ao holerite, mas voltada aos profissionais autônomos, liberais e Microempreendedores Individuais (MEIs). Nela, são apontados os rendimentos dos trabalhadores por um determinado período.

Para obter a Decore, o consumidor deve entrar em contato com um contador habilitado para a execução da tarefa, pois este será responsável pelas informações contidas no documento.

Rico Investimentos lança conta digital e cartão sem anuidade; veja como funciona.

Recibo de Pagamento Autônomo

Também conhecido pela sigla RPA, o Recibo do Pagamento Autônomo é um outro tipo de documento utilizado na comprovação de renda por profissionais autônomos, neste caso, somente por aqueles que não possuem CNPJ e, por isso, não podem emitir nota fiscal.

Através do RPA é possível comprovar o recebimento de valores oriundos da prestação de serviços, bem como o recolhimento de tributos, como INSS, Imposto de Renda e Imposto sobre Serviços (ISS).

Contudo, diferente da Decore, o RPA é emitido por quem contratou o serviço, seja pessoa física ou jurídica. Logo, o trabalhador tem o direito de exigir a emissão do documento após receber o pagamento.

Contrato de trabalho

Os profissionais que prestam serviços às empresas ou pessoas físicas mediante estabelecimento de contrato de trabalho, podem apresentá-lo às instituições financeiras. Isso porque, a partir dele é possível verificar o início e o fim da relação contratual, isso é, até quando o trabalhador contará com o rendimento em questão, bem como o valor mensal recebido pelo solicitante do empréstimo pessoal.

A multa de 40% do FGTS é devida quando o trabalhador se aposenta?

Quais os documentos necessários para conseguir um empréstimo pessoal?

Além de apresentar um dos documentos citados no tópico anterior para comprovar a renda, também é preciso ter em mãos outros itens no pedido de empréstimo pessoal:

  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • CPF;
  • dados bancários para recebimento da quantia, que pode ser desde conta corrente, poupança ou de pagamento, exceto conta salário;
  • comprovante de residência.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Rico Investimentos lança conta digital e cartão sem anuidade; veja como funciona

Cartão sem anuidade: corretora Rico Investimentos lança conta digital que acompanha cartão de crédito. Veja como funcionam os serviços.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como comprovar renda no pedido de empréstimo pessoal?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo