Índice de conteúdo
O que acontece se você atrasar uma parcela? Será que dá para entrar em um grupo em andamento? Tire estas e outras dúvidas aqui!
Se você vai comprar o seu carro com a ajuda de um consórcio, precisa conhecer bastante sobre o assunto para fazer a compra com segurança. As principais dúvidas são referentes aos grupos, quando ocorre os sorteios e os lances que podem feitos nos leilões para conseguir comprar o carro em menor tempo.
O melhor caminho é entender como funcionam algumas regras desse negócio. Por isso, reunimos 8 respostas sobre as principais dúvidas do consórcio. Vamos lá?
[xyz-ips snippet=”consorcio-auto”]
Como o consórcio depende do seu pagamento para conseguir adquirir o produto e fazer os sorteios, o justo é que todos os participantes paguem a mensalidade de forma correta. Por isso, tente quitar tudo em dia e não perder as chances de levar o carro.
Esse é o órgão que fiscaliza todo o sistema de consórcios no Brasil. Rodobens, Suzuki Motos, Itaú, Vemar e Caixa são algumas das administradoras autorizadas. Para ver a lista completa, clique aqui.
Se o consórcio está em formação, você entra e espera atingir o número mínimo de pessoas antes de começar a pagar as parcelas. Se ele já está formado, você pode comprar a cota com a administradora ou diretamente de outro participante que desistiu e quer repassá-la.
[xyz-ips snippet=”consorcio-auto”]
Não deixe de incluir o pagamento da parcela em seu planejamento de gastos. Informe-se antes com a empresa do consórcio se o dia do pagamento das parcelas não vai atrapalhar o seu orçamento mensal.
Confira no contrato se a sua ordem de pagamento é direta ou inversa. Se for direta, ao antecipar as parcelas você paga as próximas que estão para vencer. Se for inversa, o adiantamento quita as últimas parcelas do seu consórcio para que você termine de pagar antes do prazo.
Quem opta pelo consórcio de carros, consegue comprar um veículo 0 km ou usado. Como o pagamento do automóvel é feito à vista com a carta de crédito, também vale negociar um desconto!
O seguro e o IPVA são exemplos de gastos relacionados ao veículo que você consegue quitar com essa parte do consórcio. Caso o seu automóvel seja mais caro que a carta de crédito, você conseguirá utilizá-la, mas deverá completar o valor do carro.
Mas fique atento: para isso, você terá que esperar seis meses, após o consórcio acabar ou após você ser contemplado.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios