FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Meu cartão de crédito pode ser cancelado por falta de uso?

Meu cartão de crédito pode ser cancelado por falta de uso?

Compartilhe esse post:

Esta é uma dúvida comum entre aqueles que usam cartão de crédito. Será que ele pode ser cancelado por falta de uso? Confira abaixo.

O não uso do cartão de crédito pode reduzir o limite ou ocasionar o cancelamento. Isto acontece porque as instituições financeiras têm limites operacionais e só podem conceder crédito até um determinado ponto, que vai variar de acordo com diversos fatores.

Ao não utilizar o cartão de crédito, o cliente está impedindo que o banco conceda um cartão ou um limite maior para outro cliente que de fato o utilize.

Além disso, o não uso do cartão também pode acarretar em prejuízos para a instituição financeira. Tendo isso em vista, é importante saber que após alguns meses sem utilização, o cartão de crédito será cancelado. Por isso, é importante realizar um planejamento financeiro, não adianta ter vários cartões de crédito e não utilizar alguns deles.

É importante destacar que o cartão não pode ser cancelado sem aviso prévio. As instituições financeiras costumam mandar um informe de que o cancelamento ocorrerá e a justificativa para isso.

Quais os principais golpes com cartão de crédito?

Depois de quantos meses sem uso o cartão é cancelado?

As instituições financeiras costumam efetuar o cancelamento do cartão de crédito após o cliente ficar 6 meses sem utilizá-lo. Algumas aguardam o prazo de 12 meses.

Como identificar um comprovante de pix falso?

Como evitar o cancelamento do cartão de crédito por não uso?

Veja três dicas para evitar que o cartão seja cancelado por falta de uso.

  1. Utilizar o cartão de crédito no mínimo 1 vez por mês;
  2. Utilizar um percentual considerável do limite, caso contrário, ele pode ser reduzido;
  3. Não ficar 6 meses sem utilizar o cartão.

Um cartão cancelado é o mesmo que um cartão bloqueado?

Não, o cancelamento de um cartão é diferente de seu bloqueio. No cancelamento, não é mais possível utilizar o cartão, ele se torna permanentemente inválido, já no caso do bloqueio, o cartão fica temporariamente indisponível, podendo, após o desbloqueio, ser utilizado novamente.

Como fazer investimentos com cartão de crédito no Banco Inter?

Quais outros motivos podem cancelar o cartão de crédito?

O cancelamento do cartão pode ocorrer por diversos outros motivos além da falta de uso. Veja abaixo:

  • CPF irregular;
  • CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Atrasos contínuos no pagamento da fatura;
  • Fatura sendo paga em seu valor mínimo frequentemente;
  • Fraudes;
  • Cartão descontinuado;
  • Uso do cartão para atividades ilícitas;
  • Desinteresse comercial.

Meu cartão de crédito foi bloqueado por erro de senha, e agora?

Ficou com mais alguma dúvida se o não uso do cartão de crédito pode acarretar no seu cancelamento? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona o cartão Latam Pass Itaú?

Cartão Latam Pass Itaú: saiba como funciona o cartão de crédito, quais as opções disponíveis e como solicitá-lo no site da empresa.

Ler artigo completo

1 resposta para “Meu cartão de crédito pode ser cancelado por falta de uso?”:

  1. Jurandir Fagiani disse:

    Sim, ainda ficaram duas dúvidas. Meu cartão de crédito pode ser cancelado PELA OPERADORA por falta de uso. Gostaria de saber se mesmo sendo cancelado PELA OPERADORA, e não por mim mesmo, posso depois pedir um novo cartão à MESMA OPERADORA? Sei que posso pedir outro se eu mesmo cancelar, mas e quando é cancelado PELA OPERADORA, posso pedir outro? E neste caso, depois de quanto tempo posso ter outro cartão novamente? Outra dúvida é se meu CPF for incluído nos ógãos de proteção ao crédito devido a falta de pagamento em um cartão, todos os outros cartões e créditos que eu tenho nos outros bancos, podem também ser cancelados, mesmo sendo usados corretamente e pagos em dia? Obrigado.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo