FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Meu cartão de crédito pode ser cancelado por falta de uso?

Meu cartão de crédito pode ser cancelado por falta de uso?

Compartilhe esse post:

Esta é uma dúvida comum entre aqueles que usam cartão de crédito. Será que ele pode ser cancelado por falta de uso? Confira abaixo.

O não uso do cartão de crédito pode reduzir o limite ou ocasionar o cancelamento. Isto acontece porque as instituições financeiras têm limites operacionais e só podem conceder crédito até um determinado ponto, que vai variar de acordo com diversos fatores.

Ao não utilizar o cartão de crédito, o cliente está impedindo que o banco conceda um cartão ou um limite maior para outro cliente que de fato o utilize.

Além disso, o não uso do cartão também pode acarretar em prejuízos para a instituição financeira. Tendo isso em vista, é importante saber que após alguns meses sem utilização, o cartão de crédito será cancelado. Por isso, é importante realizar um planejamento financeiro, não adianta ter vários cartões de crédito e não utilizar alguns deles.

É importante destacar que o cartão não pode ser cancelado sem aviso prévio. As instituições financeiras costumam mandar um informe de que o cancelamento ocorrerá e a justificativa para isso.

Quais os principais golpes com cartão de crédito?

Depois de quantos meses sem uso o cartão é cancelado?

As instituições financeiras costumam efetuar o cancelamento do cartão de crédito após o cliente ficar 6 meses sem utilizá-lo. Algumas aguardam o prazo de 12 meses.

Como identificar um comprovante de pix falso?

Como evitar o cancelamento do cartão de crédito por não uso?

Veja três dicas para evitar que o cartão seja cancelado por falta de uso.

  1. Utilizar o cartão de crédito no mínimo 1 vez por mês;
  2. Utilizar um percentual considerável do limite, caso contrário, ele pode ser reduzido;
  3. Não ficar 6 meses sem utilizar o cartão.

Um cartão cancelado é o mesmo que um cartão bloqueado?

Não, o cancelamento de um cartão é diferente de seu bloqueio. No cancelamento, não é mais possível utilizar o cartão, ele se torna permanentemente inválido, já no caso do bloqueio, o cartão fica temporariamente indisponível, podendo, após o desbloqueio, ser utilizado novamente.

Como fazer investimentos com cartão de crédito no Banco Inter?

Quais outros motivos podem cancelar o cartão de crédito?

O cancelamento do cartão pode ocorrer por diversos outros motivos além da falta de uso. Veja abaixo:

  • CPF irregular;
  • CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Atrasos contínuos no pagamento da fatura;
  • Fatura sendo paga em seu valor mínimo frequentemente;
  • Fraudes;
  • Cartão descontinuado;
  • Uso do cartão para atividades ilícitas;
  • Desinteresse comercial.

Meu cartão de crédito foi bloqueado por erro de senha, e agora?

Ficou com mais alguma dúvida se o não uso do cartão de crédito pode acarretar no seu cancelamento? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona o cartão Latam Pass Itaú?

Cartão Latam Pass Itaú: saiba como funciona o cartão de crédito, quais as opções disponíveis e como solicitá-lo no site da empresa.

Ler artigo completo

1 resposta para “Meu cartão de crédito pode ser cancelado por falta de uso?”:

  1. Jurandir Fagiani disse:

    Sim, ainda ficaram duas dúvidas. Meu cartão de crédito pode ser cancelado PELA OPERADORA por falta de uso. Gostaria de saber se mesmo sendo cancelado PELA OPERADORA, e não por mim mesmo, posso depois pedir um novo cartão à MESMA OPERADORA? Sei que posso pedir outro se eu mesmo cancelar, mas e quando é cancelado PELA OPERADORA, posso pedir outro? E neste caso, depois de quanto tempo posso ter outro cartão novamente? Outra dúvida é se meu CPF for incluído nos ógãos de proteção ao crédito devido a falta de pagamento em um cartão, todos os outros cartões e créditos que eu tenho nos outros bancos, podem também ser cancelados, mesmo sendo usados corretamente e pagos em dia? Obrigado.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
    Solicite seu empréstimo