FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como identificar um comprovante de pix falso?

Como identificar um comprovante de pix falso?

Compartilhe esse post:

O pix se tornou uma das formas de pagamento mais utilizada entre os brasileiros, por ser prática e instantânea, por isso também, vários golpes envolvendo este tipo de transferência surgiram.

O uso de comprovantes de pix falsos é um dos golpes mais comuns. Por falta de atenção, diversas pessoas e até mesmo lojistas acabam entrando na estatística de quem caiu no golpe.

O golpe funciona da seguinte forma: o golpista envia um comprovante de pix, mas este é falso. A pessoa que recebeu o comprovante não percebe que ele não é válido e acaba enviando o produto ao golpista.

Por isso, neste conteúdo você vai ver todas as dicas para evitar este golpe, evitando diversos prejuízos.

Precisa ter dinheiro na conta para parcelar o Pix?

Dicas para ver se o comprovante do pix é falso

Geralmente um comprovante falso costuma ter algumas características que acabam evidenciando a invalidade da transação. São elas:

Data e Hora da transação

É importante verificar no comprovante a data e hora em que a transação foi feita. Os golpistas costumam esquecer deste detalhe, por isso muitas vezes é fácil verificar a veracidade do comprovante.

Comprovante editado

Golpistas tendem a deixar marcas de edição no comprovante falso, como fonte diferente e tamanho de letra desigual. Cores suspeitas e uma má qualidade, como falta de nitidez, também podem indicar que o comprovante é falso.

Além disso, o mais importante e o que deve ser feito em primeiro lugar é verificar o saldo de sua conta, o pix cai na hora e por isso, quando a pessoa com quem a negociação está sendo feita enviar o comprovante, o valor já deve ter caído na conta. Uma boa forma de sempre estar atento às movimentações na conta bancária é ativando as notificações dos aplicativos dos bancos.

Se for verificado que o dinheiro não caiu, em hipótese alguma continue a negociação. O golpista pode afirmar que agendou o pix, mas isto não garante que o pagamento será feito. Transferências pix e agendamentos pix são coisas diferentes e o correto é que as vendas sejam feitas apenas mediante pagamento. Veja mais sobre isso abaixo.

Vai ter o décimo terceiro do Auxílio Brasil?

O que é um comprovante de pix?

O comprovante de pagamento pix é gerado de maneira automática após a confirmação de uma transação e deve ser disponibilizado para o recebedor do pagamento. Além disso, o pagador também tem acesso a todos os comprovantes de pagamentos que já realizou.

Qual a diferença entre transferências pix e agendamentos de pix?

O agendamento de um pix pode ser cancelado ou não efetuado se não houver dinheiro na conta na data e hora agendadas.

Deste modo, não há como acreditar que o pix agendado realmente vai cair na conta, por isso, como dito anteriormente, a negociação só deve ser finalizada após o recebimento da quantia acordada entre as partes.

Caí no golpe do comprovante de pix falso, e agora?

Ao cair no golpe, a vítima deve imediatamente entrar em contato com o seu banco, geralmente, é possível fazer isso pelo aplicativo, e informar que caiu em um golpe. O Banco Central conta com um mecanismo chamado devolução do pix.

Para que essa devolução ocorra, o contato com o banco deve ser imediato, logo após o golpe. Além disso, é preciso fazer um boletim de ocorrência (BO), para aumentar as chances de provar que houve realmente uma fraude.

Como funciona o limite do cartão de crédito elástico da Neon?

Ficou com mais alguma dúvida sobre como identificar um comprovante de pix falso? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Meu Auxílio Brasil foi cancelado, como fica o consignado?

Auxílio Brasil: veja agora o que acontece com o consignado se a família tiver o benefício cancelado, qual o calendário de outubro e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como identificar um comprovante de pix falso?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo