Utilizado para conceder linhas de crédito pelas empresas, muitos brasileiras ainda não sabem como funciona e como consultar score com o CPF

A pontuação de crédito do CPF, mais conhecido como score, é essencial nas mais diversas ações financeiras com o seu CPF. Com a pontuação, você consegue:

  • monitorar quais empresas consultaram seu CPF;
  • como estão suas dívidas;
  • e se você pode conseguir alguma linha de crédito com financeiras e instituições bancárias.

Por conta disso, quem pretende adquirir um empréstimo, um refinanciamento ou até mesmo a compra de algum bem, deve consultar score para buscar melhorar os pontos e ficar conhecido como um bom pagador.

Como consultar score gratuitamente?

Atualmente, o cálculo do score é feito por bureaus, que são empresas que utilizam informações de adimplência e inadimplência de pessoas físicas e jurídicas para fins de decisões sobre créditos.

Abaixo, estão as empresas que fazem isso pela internet e gratuitamente:

Boa Vista – SCPC

Para consultar a sua pontuação no Boa Vista, você precisa criar um cadastro no Consumidor Positivo, onde também é possível verificar se há débitos vencidos em seu nome. Para isso, basta informar alguns dados básicos, como nome completo, RG, CPF, telefone e e-mail. O score é apresentado de forma simples, sem muitos detalhes e apenas o valor e origens da pendência, caso houver.

Quod

Para este também é bem simples. Após a realização de cadastro e validação do mesmo por SMS, você envia uma foto de algum documento de identificação com foto (RG, CNH ou Passaporte) e uma foto selfie segurando o documento próximo ao rosto. Após o cadastro concluído, o bureau faz uma consulta ao score completa e manda um relatório detalhado de histórico de pagamentos do consumidor em até 7 dias úteis.

Veja mais – Como aumentar o score de crédito

Serasa

Para esta consulta, acesse o site do Serasa Consumidor. O score é dinâmico e avaliado já no momento do consulta, considerando as informações que estão no banco de dados da empresa, e mostra também a pontuação comparando com outras pessoas da sua idade, e se está abaixo ou acima da média.

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

Qual seria um score bom?

Se você consultou seu score, mas não compreendeu a pontuação e os critérios, existem alguns fatores de pontuação e perfil de cliente. Veja abaixo:

Os pontos do score vão de 0 a 1000 pontos e se baseiam em alguns fatores, são eles:

  • pagamentos de contas em dia;
  • histórico de dívidas negativadas;
  • relacionamento financeiro com empresas;
  • dados cadastrais atualizados.

Para a pontuação, também há categorias conforme os pontos, são elas:

  • até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.

Tenho o nome limpo e sem restrições, por que estou com o score baixo?

Se você está com o nome limpo e sem restrições, e ao consultar score não está com uma boa pontuação, alguns fatores podem ter influenciado para o resultado negativo. A baixa pontuação não necessariamente significa que o nome está sujo, mas que seu histórico como consumidor não está bom. Já ter tido o nome sujo, falta de dados pessoais na base da empresa que calculou, gastar mais do que a sua renda fixa, os lugares aonde os débitos foram registrados e muitos títulos protestados também baixam o score.

Como aumentar o score para crédito?

Aumentar o score não é nada fácil, isso é verdade, mas alguns hábitos podem dar uma impulsionada na pontuação:

  1. Pague todas as suas contas em dia;
  2. Mantenha seus dados sempre atualizados;
  3. Evite gastos desnecessários

Ficou com mais alguma dúvida sobre consultar score? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.