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Score: pontuação, ações para o aumento, tempo demorado, pagar para subir e a relação entre o score de pessoa física e o de pessoa jurídica
Segundo dados do Serasa Experian, no ano de 2021 já são 1,64 milhão de pessoas que deixaram de pagar as suas contas e se tornaram negativadas. Com isso, as buscas sobre o score e a sua importância aumentam, já que a pontuação é relevante para alguns serviços financeiro, como o empréstimo.
Além disso, com o atraso de pagamento de contas os pontos diminuem. Por essa razão, abaixo estão as principais questões sobre o assunto, abordando o funcionamento, formas de aumentar a pontuação e questões de dúvidas como a relação entre o score de pessoa física e o de pessoa jurídica.
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O score é uma pontuação que tem como objetivo mostrar a inadimplência de um cidadão, dessa forma, ela mostra o quão bom pagador é o solicitante de algum produto financeiro. A pontuação é verificada por instituições financeiras para a liberação dos pedidos de empréstimos ou outros produtos ou serviços que foram solicitados.
Sendo assim, a pontuação do score funciona da seguinte maneira:
Como mostrado na lista a pontuação acima de 700 é considerada boa, mostrando que o risco de inadimplência do cidadão é baixa. Para pontuações mais baixas, o cidadão pode ter o risco de inadimplência médio ou alto.
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Aumentar a pontuação do score pode ser relevante para que sejam oferecidas melhores condições no momento de contrato de algum serviço financeiro. Por isso, algumas dicas podem seguidas para que o aumento do score seja percebido, são elas:
Pagar as contas em dia garante uma boa pontuação pois é uma forma de verificar se o cidadão é um bom pagador e que consegue lidar com as dívidas que possui sem atrasa-las. Por isso é importante também que o indivíduo faça dívidas com segurança de que elas serão pagas.
Pagar as dívidas pendentes e tirar o nome do negativo é importante para que a pontuação volte a subir e não seja mais um motivo para manter o score baixo.
A atualização dos dados pode contribuir para que as ações financeiras que ainda não foram contabilizadas façam o score aumentar. Por isso, é importante verificar se todos os dados estão atualizados nos serviços de proteção do crédito disponíveis.
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Ter contas vinculadas ao nome do indivíduo podem garantir que a pontuação do score seja aumentada, se forem pagas corretamente. Por isso, para aumentar o score e conseguir melhores condições em serviços financeiros o cidadão pode colocar todas as contas que paga em seu nome e assim receber pontos ao paga-las em dia.
Sendo assim, as contas do dia a dia como de água, luz e telefone no nome do cidadão podem contribuir para que os bancos e serviços de proteção ao crédito o reconheçam como consumidor e consequentemente acrescentem pontos ao score. Contudo, é preciso que as contas sejam pagas em dia para que a análise dos bancos seja positiva.
A pontuação do score é dinâmica e muda dependendo das ações financeiras de cada consumidor. Porém, não existe um tempo definido para que as mudanças aconteçam , o indicado é que o consumidor se atente a ações que podem diminuir o score e tente evita-las, assim como se atente ao que pode aumentar sua pontuação para e investir nessas ações.
Não é seguro pagar para aumentar o score. Isso porque, a pontuação se dá por meio de atitudes financeiras de cada indivíduo como o pagamento sem atraso de contas, a identificação pelos bancos do consumo e entre outras questões. Por essa razão, ao contratar um serviço que garante o aumento do score de forma fácil e rápida, o indivíduo pode estar sendo vítima de um golpe.
Existem ações que fazem a pontuação ser maior e o aumento é adquirido aos poucos, com atitudes a longo prazo, não existindo uma fórmula mágica que garante uma enorme quantidade de pontos. Com isso, o indicado é desconfiar quando esse tipo de serviço é oferecido.
O que muda com o Open Banking?
Não, o score de pessoa física está relacionado a ações financeiras vinculadas ao seu CPF, enquanto o de pessoa jurídica tem relação com o CNPJ. Dessa forma, as compras, contas pagas e pedidos de serviços financeiros feitos com o CNPJ de uma empresa influenciam o score dela e não tem relação com o CPF da pessoa que possui o CNPJ. Dessa forma, o score referente ao CPF não possui relação com a pontuação encontrada no CNPJ da mesma pessoa.
E então, restou mais alguma dúvida sobre a relação do score para pessoa física e para pessoa jurídica? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
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