Índice de conteúdo
Crédito pessoal: como funciona, qual a taxa de juros, qual banco faz, como conseguir e como fazer empréstimo pessoal para assalariado
Segundo dados da FinanZero no primeiro semestre de 2021, 94,9% dos pedidos de empréstimo realizados pela fintech foram para crédito pessoal e ano anterior, de 2020, foram 94% dos pedidos. O dado nos mostra como a modalidade é buscada pela população brasileira. Com a taxa de desemprego em 14,4%, primeiro trimestre de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as buscas aumentam ainda mais.
Por essa razão, abaixo foram listadas as principais questões relacionadas ao crédito pessoal e sobre como funciona a modalidade para assalariados. Além disso, estão listadas algumas dicas de como o cidadão pode conseguir a liberação do seu empréstimo online pelas instituições financeiras.
O que muda com o Open Banking?
O crédito pessoal, também conhecido como empréstimo pessoal, é uma modalidade que, diferente do refinanciamento de imóvel e o refinanciamento de veículo, não é necessário usar um bem móvel ou imóvel como garantia do valor solicitado.
Na modalidade de empréstimo pessoal o solicitante consegue adquirir o valor de forma rápida e por isso é indicado para situações de emergência, onde o cidadão precisa do dinheiro em um período curto de tempo. Além disso, para esse tipo de empréstimo são emprestados valores mais baixos, diferente das outras modalidades.
Para fazer empréstimo pessoal não são necessários muitos pré-requisitos. Cada instituição financeira define as suas condições, mas em geral as principais são:
Por que meu empréstimo pessoal foi reprovado?
As taxas de juros para o empréstimo pessoal são analisadas e oferecidas pelas instituições financeiras que realizam esse serviço por meio de analises de crédito e de score. Essas analises são obrigatórias para cada solicitante, pois a partir delas são definidas não só as taxas de juros, como também o valor que será emprestado e o tempo determinado para quitar a dívida.
Dessa forma, as taxas de juros dependem de cada instituição e das analises que serão feitas. Algumas questões podem garantir taxas e condições melhores, como a pontuação de score. Por isso, é importante entender os tópicos que serão explicados de forma detalhada abaixo:
A análise crédito é feita para conhecer melhor o solicitante de empréstimo fácil pessoal e é feita também para as demais modalidades disponíveis. Nessa análise são observadas algumas questões como:
O score é uma pontuação analisada para que seja avaliado o nível de inadimplência do indivíduo que deseja o empréstimo pessoal. Assim como a análise de crédito, o score é avaliado pelas instituições para todas as modalidades de crédito existentes.
O nível de inadimplência é calculado por pontuações e elas funcionam da seguinte maneira:
Quais documentos preciso enviar para fazer um empréstimo pessoal?
Existem algumas taxas e tarifas que são cobradas no empréstimo pessoal, como:
As taxas listadas são indicadas no Custo Efetivo Total (CET), no momento de fechamento de contrato e são contabilizadas juntamente com as parcelas, ou seja, já estão inclusas no valor pago mensalmente pelo solicitante.
A maioria das instituições financeiras possuem a linha de crédito pessoal para assalariado como um produto, já que essa modalidade de empréstimo é uma das mais solicitadas pela população. Contudo, a solicitação não garante a liberação do produto para o trabalhador que deseja.
Cada banco terá os seus pré-requisitos e condições para que o empréstimo pessoal possa ser liberado e por essa razão não existe a possibilidade de previsão do aceite ou não da solicitação feita. Para que o cidadão tenha a confirmação do aceite terá que verificar com a instituição.
Por que o saque-aniversário não caiu na conta?
O cidadão assalariado ou não que deseja um empréstimo pessoal pode conseguir a liberação do pedido ao entrar em contato com a instituição e se adequando a suas condições, porém seguir algumas dicas pode contribuir para o aceite, como:
Ao pesquisar em bancos diferentes o cidadão consegue verificar as condições impostas, os pré-requisitos e a possibilidade de liberação ou não do crédito. Assim, é possível descartar opções e seguir com aquelas que fazem mais sentido.
A pontuação do score possui relação com a inadimplência do cidadão e por isso pagar as contas em dia e não possui o nome negativado são questão que podem garantir melhores taxas de juros, maior valor a ser emprestado e mais tempo para quitar a dívida. Então, se atentar a essas questões e limpar o nome se estiver negativado podem contribuir para a liberação do crédito desejado.
Como comentado, cada banco define suas condições para a liberação de empréstimo e se atentar a isso e tomar algumas atitudes para se adequar a eles podem garantir a aquisição do valor desejado. Por isso, o cidadão deve buscar e entender quais são quesitos básicos que deve ter para conseguir o que deseja em determina instituição.
Analisar as condições impostas é de extrema importância pois parcelas muito altas podem ser prejudiciais para a situação financeira do indivíduo, o valor a ser emprestado precisa ser suficiente e o tempo para quitar a dívida não pode ser inacessível. Dessa forma, é preciso cautela para que seja escolhida a melhor oferta para o solicitante.
O trabalhador que deseja solicitar o crédito pessoal precisa entrar em contrato com o banco desejado, por telefone ou pessoalmente em uma agência e verificar qual o processo para isso. Após ser informado sobre o processo e verificar as condições e pré-requisitos o cidadão pode iniciar a solicitação e receber a oferta do banco que desejar.
Vale ressaltar que na grande maioria das instituições financeiras algumas informações relevantes referente aos serviços que são oferecidos por elas estão disponíveis em seus sites. Dessa forma, para obter algumas informações de forma rápida basta acessar o site do banco desejado e conferir
A FinanZero é um buscador de empréstimo online que, com o auxílio de mais de 50 parceiros, oferece opções de crédito disponíveis para os seus clientes. Dessa forma para fazer empréstimo pessoal, o assalariado pode seguir o passo a passo:
Após seguir os passos, o indivíduo recebe até 10 propostas pré-aprovadas e pode escolher a que desejar.
Como negociar dívidas com a CAIXA?
E então, restou mais alguma dúvida sobre como fazer crédito pessoal para assalariado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que a FinanZero te ajuda.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios