Ao pedir qualquer tipo de crédito seu score é avaliado, se ele for baixo as condições podem ser piores

Apesar de ter condições menos atrativas, o empréstimo para pessoas com score baixo é uma possibilidade real. Apesar de ser mais difícil achar um lugar que aceite seu score, se for muito baixo, não é impossível.

Quanto maior essa pontuação mais fácil achar opções e com melhores juros e taxas. O que pode melhorar a oferta é usar algum bem como garantia, se você tem um score baixo, mas achou um banco que aceite, talvez usar um imóvel, por exemplo, como garantia ajude.

Empréstimos para pessoas com score baixo são possíveis, mas você deve buscar informações em vários lugares antes de contratar. Já que normalmente as taxas de juros são altas nessas condições.

O que é score?

Se acaso você está prensando em pedir um empréstimo, pode precisar consultar seu score antes. O score de crédito é uma pontuação que avalia sua capacidade de pagar dívidas. Essa pontuação pode ir de zero a mil, quanto mais alta sua pontuação melhor visto você é para as financeiras.

Um score de até 300, por exemplo, é considerado baixo e indica que você dificilmente vai pagar o que deve. Quando isso acontece as empresas consideram que o risco de emprestar dinheiro para você é alto demais.

Enquanto um score alto, de pelo menos 700, indica que você dificilmente ficará inadimplente. Sendo assim, você é um bom pagador e uma boa opção para a empresa. Se você tem nome negativado, por exemplo, muito provavelmente seu score é baixo.

Os fatores levados em consideração para os pontos do score sã:

  • Em primeiro lugar, se você paga suas contas em dia;
  • Se seu relacionamento financeiro com empresas é bom;
  • Em seguida, fatores como lugar onde mora, idade, se existem títulos protestados e dívidas negativadas

Para saber seu score você deve ir ao site do Serasa, lá você irá entrar no seu usuário com com seu CPF e senha. Se acaso não tiver cadastro precisará fazer antes de consultar. Ao entrar ele estará logo no topo da página, abaixo de entenda sua saúde financeira.

Leia: Como aumentar o score de crédito

Como melhorar condições de um empréstimo?

Para melhorar suas condições de empréstimo se você tem score baixo, você deve ver o motivo de sua pontuação estar como está. A partir disso você pode tratar os focos. Por exemplo, se você tem uma dívida em aberto é inteligente negociá-la.

As condições de qualquer tipo de crédito podem ser melhores se seu score for boa, mas essa não é a única maneira de diminuir as taxas. Você também pode pedir empréstimos com garantia.

Veja: Quais carros podem ser usados como garantia?

Empréstimos com garantia

Os empréstimos podem ter vários bens como garantia, mas os imóveis são os que garantem as melhores condições. Quando o banco tem uma garantia, isso significa que as chances de o credor deixar de pagar são menores. Então quando o banco tem uma garantia de que a dívida será paga, já que se você deixar de pagar o imóvel é tomado, é muito mais seguro. Sendo assim não há necessidade de juros muito altos.

Um empréstimo com garantia, que muitos não sabem que se encaixa nesse tipo, é o empréstimo consignado. Esse tipo de crédito tem como garantia seu benefício ou salário, logo ele só está disponível para:

  • Em primeiro lugar funcionários públicos e militares;
  • Também para aposentados e pensionistas;
  • E, por fim, trabalhadores com carteira assinada

Mas é importante ficar alerta, já que muitos golpes com esse tipo de empréstimo acontecem. Se acaso você vir um desconto qualquer que não conhece em sua folha de pagamento, entre em contato com o banco e com o INSS.

Esse empréstimo também tem condições melhores, já que seu pagamento é feito direto na folha de pagamento. Mas ele não pode ter parcelas maiores que 35% do seu salário ou benefício.

Logo, se você precisa de um empréstimo e seu score está baixo, um meio de conseguir condições melhores, é usando algo como garantia.

Leia também: Como fazer cartão de crédito pela internet?

Existem outros meios de avaliar além do score?

Sim, existem outros meios de avaliar se uma pessoa é bom em pagar suas dívidas, além do score. Um deles é o Cadastro Positivo, nele você encontra informações bem completas sobre como você tem pago a contratação de créditos.

Você pode encontrar, por exemplo, número de parcelas, valores e se o credor esta pagando em dia. Além disso, também é possível ver informações de pagamento de contas de consumo, como conta de água, luz, etc.

A lei que criou o Cadastro Positivo surgiu em 2019, e ele é automático para todas as pessoas físicas e jurídicas que tenham empréstimo, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo.

Você pode ter acesso a essas informações com seu CPF e senha, os mesmos que usa para conferir o score. Ao entrar pela primeira vez, você precisa anexar alguns documentos, como frente e verso da identidade, com CPF, e uma selfie segurando seu documento.

Confira: Calendário da última parcela do auxílio

Então, ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários.

E, por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.