Índice de conteúdo
Como aumentar o score: quantos pontos são considerados bons, como aumentar e as questões que fazem a pontuação ser alterada
Segundo dados do Serasa Experian, no ano de 2021 já são 1,64 milhão de pessoas que deixaram de pagar as suas contas e se tornaram negativadas. Com isso, as buscas sobre o score e a sua importância aumentam, já que a pontuação é relevante para alguns serviços financeiros, como o empréstimo.
Existem assuntos que envolvem os pontos e que podem gerar dúvidas entre a população. Por essa razão, abaixo estão as principais questões sobre o tema, abordando o funcionamento, formas de aumentar a pontuação e a relação de ações com o aumento ou não do score.
É possível solicitar um cartão de crédito com o nome sujo?
O score é uma pontuação que tem como objetivo mostrar a inadimplência de um cidadão, dessa forma, ela mostra o quão bom pagador é o solicitante de algum produto financeiro. Os pontos são verificados pelos bancos para a tomada de decisão de liberação ou não do serviço solicitado. Além disso, com o score é possível definir as condições de um empréstimo online, como taxa de juros, tempo para pagar a dívida e o valor que será emprestado.
Como mostrado na lista a pontuação acima de 700 é considerada boa, mostrando que o risco de inadimplência do cidadão é baixo. Para pontuações menores, o cidadão pode ter o risco de inadimplência médio ou alto, o que impacta nos pedidos de serviços financeiros.
Ter contas no nome do cidadão faz com que os birôs de crédito consigam verificar o quão bom pagador ele é. Por isso, colocar contas diárias como de água, luz ou internet no CPF do pagador pode contribuir com o aumento do score. Contudo, não existem contas que aumentam mais a pontuação do que outras. Então, o cidadão pode utilizar o nome na dívida que desejar, já que a ação será relevante para o score.
Vale mencionar que utilizar o CPF em notas fiscais não altera os pontos nos birôs de crédito. Isso porque, essa informação não é utilizada para o cálculo do score, apenas garante alguns benefícios como descontos, resgate do valor ou participação em sorteios.
Como consultar o PIS pelo site da Caixa?
O gasto no cartão de crédito também é um fator analisado pelos birôs e pode contribuir para a alteração no score. Isso acontece pois as instituições que analisam o histórico financeiro dos cidadãos verificam se há um planejamento em suas finanças. Dessa forma, se existirem muitas dívidas no nome do indivíduo ele pode ter o seu score prejudicado.
O indicado é que o cidadão comprometa até 30% da sua renda total com dívidas. Então, diminuir as contas no cartão pode liberar a porcentagem do salário utilizado e assim contribuir para uma análise positiva da situação e organização financeira do indivíduo.
Pedidos de empréstimo são liberados ou não a partir de análises que são realizadas pela instituição financeira que concederá o crédito. Um dos critérios analisados é o score e como comentado, cada pontuação indica o quão bom pagador o cidadão é. Então, ter o score alto pode contribuir para a liberação do crédito, assim como para boas condições relacionadas a ele.
Contudo, cada banco tem o seu método de análise e por isso não é possível indicar a quantidade de pontos necessários para a liberação do empréstimo seguro. Além disso, outras questões são avaliadas como a modalidade de crédito solicitada, a renda do cidadão e entre outras questões que dependem das instituições que oferecem o serviço.
Como pagar DARF sem código de barras
Não é seguro pagar para aumentar o score. Isso porque, como comentado, a pontuação se dá por meio de movimentações financeiras de cada indivíduo. Por essa razão, ao contratar um serviço que garante o aumento do score de forma fácil e rápida, o indivíduo pode estar sendo vítima de um golpe.
Existem ações que fazem a pontuação ser maior e o aumento é adquirido aos poucos, com atitudes a longo prazo, não existindo uma fórmula mágica que garante uma enorme quantidade de pontos. Com isso, o indicado é desconfiar quando esse tipo de serviço é oferecido.
O score de um indivíduo não é o mesmo de pessoa física e pessoa jurídica. Isso ocorre pois a pontuação de pessoa física está relacionada a ações financeiras vinculadas ao seu CPF, enquanto a de pessoa jurídica tem relação com o CNPJ. Dessa forma, as compras, contas pagas e pedidos de serviços financeiros feitos por uma empresa influenciam o score dela e não tem relação com o CPF da pessoa que possui o CNPJ.
Como ganhar dinheiro respondendo pesquisas?
O score é uma pontuação que não possui um tempo determinado para ser alterada. Os pontos são medidos conforme as movimentações financeiras dos indivíduos. Isso significa que cada ação relacionada a finanças pode contribuir ou não para o aumento ou diminuição do score.
Conforme comentado, o tempo para que o score seja alterado não pode ser determinado. Porém, existem algumas ações que podem contribuir com o seu aumento, são elas:
Pagar as dívidas pendentes e limpar o nome contribui para o aumento da pontuação. Com contas em atraso, os birôs de crédito podem interpretar que o indivíduo não é um bom pagador, por isso retirar restrições do nome pode contribuir para o aumento do score.
O pagamento das contas na data do vencimento, sem atrasos, pode contribuir com o aumento do score. Pagar as contas em dia demonstra um planejamento financeiro, que é relevante para os birôs de crédito. Consequentemente é uma opção para que os pontos do score sejam aumentados.
Manter os dados atualizados nas instituições que verificam o comportamento financeiro pode aumentar o score. As informações presentes nos birôs são relevantes para as análises que definem a pontuação. Dessa forma, atualizar o cadastro pode contribuir para melhores condições de empréstimo seguro.
O cadastro positivo reúne todo o histórico financeiro do indivíduo e por meio dele os bancos podem realizar as análises necessárias para determinadas operações financeiras. Cidadãos que solicitam empréstimo são automaticamente inseridos no cadastro, mas também podem fazer a inscrição antecipadamente. As inscrições podem ser realizadas por meio dos birôs de crédito de forma gratuita.
Contas no nome do cidadão contribuem para que ele tenha baixo risco de inadimplência. Assim, colocar contas do dia a dia vinculadas ao CPF pode contribuir para o aumento do score e assim ter o histórico financeiro como um aliado para os pedidos e condições de operações financeiras.
Tabela INSS 2021: veja a alíquota e aprenda como calcular
E então, restou mais alguma dúvida sobre como aumentar o score de crédito? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
O endereço declarado ñ serve como comprovante de bom pagador se existir um comprovante de locação de imóvel?