Uma das principais ferramentas da análise de crédito, o score é uma palavra da língua inglesa que significa “pontuação”

Preocupação dos negativados, o score é uma pontuação calculada pelas empresas de proteção de crédito, os “birôs”. No Brasil, quatro instituições fazem cálculos diferentes de score:

O que é o score do CPF?

O score é um instrumento muito utilizado por bancos e financeiras para medir o risco de inadimplência de um solicitante de crédito. Ou seja, com base na consulta pelo CPF em um birô de crédito, é possível ver o score da pessoa. Dependendo da pontuação, o risco de inadimplência pode ser alto ou baixo.

Assim, os bancos, financeiras e fintechs conseguem projetar qual o risco do consumidor dar calote em um pedido de empréstimo. A pontuação varia entre 0 a 1.000. Tal pontuação é baseada na:

  • análise de pagamentos de contas em dia;
  • histórico de dívidas negativadas;
  • relacionamento financeiro com empresas;
  • e dados cadastrais atualizados.

O que é análise de crédito?

A análise de crédito é a verificação de dados informados por um solicitante de empréstimo. Esta análise envolve o cálculo da taxa de juros, que varia de pessoa para pessoa, tendo em vista o risco de inadimplência de cada perfil. Para medir o risco de inadimplência existem diversas variáveis que incluem o score.

Qual pontuação de score é alta?

Quanto mais pontos no score, maiores são as probabilidades de você pagar as suas dívidas nos próximos 12 meses. Isso significa que você tem maior facilidade de ter seu crédito aprovado com os menores juros do mercado.

Veja também – Simule seu empréstimo pessoal e receba ofertas pré-aprovadas em até 5 minutos!

A pontuação varia entre de zero a mil pontos:

  • De 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • De 300 a 700 pontos: risco médio de inadimplência;
  • Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência;

Para que serve o score?

Saber a pontuação permite que o consumidor tenha um controle melhor de finanças pessoais. Pois é possível compreender melhor o impacto das movimentações financeiras. Além disso, quando um empréstimo é necessário, fica mais fácil adquiri-lo com um bom score.

O que fazer para aumentar o score?

Pague suas dívidas

Para aumentar a sua pontuação, o correto seria deixar seu nome limpo na praça. Se você tem contas não pagas, tente negociar com a empresa credora e liquide suas dívidas. Isto deve ser o primeiro passo! E o mais importante, você consegue organizar a sua saúde financeira e aumentar o score. Porém você já conseguiu limpar seu nome mas seu score ainda não aumentou?

Atualize seus dados

Essa é uma dica simples porém extremamente importante: atualizar os dados implica em verificar se tudo está de acordo, já que erros pequenos podem diminuir severamente seus pontos no score. Você consegue realizar essa atualização online, ou indo uma agência autorizada.

Não faça dívidas

Pagando suas contas em dia ou deixando no débito automático impede que o seu nome volte para a lista de negativados. Isso ajuda seu score a não reduzir sua pontuação. Para incluir contas como água ou luz no débito automático entre em contato com as empresas responsáveis e com seu banco, assim você nunca atrasá uma conta novamente.

Ficou com mais alguma dúvida? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.