FinanzeroBlogCrédito

O que é score? Como funciona?

O que é score? Como funciona?

Compartilhe esse post:
score

Um dos maiores aliados dos brasileiros na concessão de crédito, o score é uma pontuação que indica as chances do consumidor pagar suas contas em dia

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada no final de 2020 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de consumidores endividados no país já ultrapassou a margem dos 65%. Em comparação ao ano anterior, o indicador registrou o aumento de 0,7 ponto percentual.

A hipótese, é que o aumento no número de inadimplentes esteja atrelado a crise econômica causada pelo covid-19. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil encerrou 2020 com 14 milhões de desempregados, por isso, grande parte dos cidadãos acabaram acumulando dívidas que estavam em aberto e não conseguiram arcar com suas despesas mensais.

Nesse sentido, o levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontou que 55% dos entrevistados passaram a buscar empréstimo para manter seus negócios. Contudo, 60% dos entrevistados que buscaram empréstimo no período da pandemia tiveram esse crédito negado. Um dos fatores determinantes para essa negativa do empréstimo seguro é o score, por exemplo. Portanto, reunimos nesse post as principais informações sobre esse índice.

Está com restrição no CPF ou com score baixo? Encontre ofertas de empréstimo para negativado sem burocracia!

O que é análise de crédito?

O score é uma das principais ferramentas utilizadas na análise de crédito, então, antes de entendermos o que é o score, é necessário compreender o que é a análise de crédito. Em resumo, a análise de crédito é um procedimento interno que as instituições financeiras aplicam para saber se o cliente é um bom pagador ou não. Na prática, esse processo assegura aos bancos que o valor concedido tem grandes chances de ser restituído.

Conforme mencionado, o score é uma das ferramentas utilizadas na análise de crédito, já que, essa operação é aplicada em quase toda transação bancária. Assim sendo, quaisquer solicitações financeiras passam pela análise de crédito e política interna dos bancos. Entre os serviços que utilizam a análise de crédito, podemos destacar:

  • Pedido de cartão de crédito;
  • Solicitação de empréstimo;
  • Financiamento de imóveis ou veículos;
  • Limite de cheque especial;
  • Abertura de conta bancária.

Desse modo, é possível verificar que a análise de crédito é utilizada em grande parte das solicitações bancárias. Mesmo as operações mais simples – como abertura de conta, por exemplo – contam com a política da análise de crédito. Por essa razão, é imprescindível que o consumidor entenda a importância da influência dessas políticas em todas as operações bancárias.

Como renegociar a conta de luz?

O que é o score?

O score é uma pontuação que determina os hábitos de pagamento do consumidor. Dessa maneira, para que a aplicação de crédito seja feita, há consulta no score do cliente que vai indicar se ele é um bom ou mau pagador. A pontuação do score varia de 0 a 1000, e quanto mais próximo do 1000, mais bom pagador o consumidor tende a ser. Por outro lado, se a pontuação está próxima do 0, isso significa que o perfil do cliente é de inadimplente.

Também é válido ressaltar que a mensuração dessa pontuação é feita pelos bureaus de crédito (os “birôs”) e que de modo geral, ela é definida a partir da coleta de diferentes dados pessoais do consumidor. Entre os principais bureaus de crédito podemos destacar o Boa Vista e o SPC que levam as seguintes informações em consideração para definir o score:

  • Quantidade de cartões de crédito;
  • Histórico de pagamento;
  • Comprometimento da renda;
  • Vínculos profissionais;
  • Solicitações de empréstimos e financiamentos.

Dessa forma, os órgãos de proteção ao crédito conseguem consultar o CPF dos consumidores e estipular a pontuação baseando-se nas informações citadas. Em seguida, os bancos e financeiras tendem a analisar o perfil do cliente utilizando o score como ferramenta e a partir disso, decidem se o cliente está apto para concessão de alguns serviços financeiros.

Como se cadastrar no auxílio Vale Gás 2021?

https://www.youtube.com/watch?v=u4y_7YKR_yI

Para que serve o score?

Conforme mencionado, o score serve para auxiliar os bancos e as instituições financeiras a entender qual o tipo de perfil do cliente e se há chances de inadimplência ao conceder uma transação bancária. Além disso, o consumidor também consegue ter um controle das suas finanças pessoais, pois, ao acessar os bureaus de crédito é possível entender em quanto está a sua pontuação.

Isto é, o acesso aos órgãos de proteção ao crédito é gratuito e através deste, o consumidor consegue entender como está a sua vida financeira. Caso a pontuação do score aumente ou diminua é possível verificar pelo histórico quais foram os dias que essas alterações foram feitas e quantos pontos foram acrescentados ou retirados. Nesse sentido, o consumidor também consegue fazer um diagnóstico do seu score.

Assim sendo, com um acompanhamento de rotina no histórico do score, o consumidor consegue ficar atento as movimentações de suas operações bancárias e monitorar as mudanças na sua pontuação. Se qualquer dívida ou pagamento for detectado em atraso, é possível se antecipar e resolver o problema para que a pontuação do score seja regularizada o quanto antes.

Índice FinanZero de Empréstimo (IFE): O que é? | Blog FinanZero

Qual a importância de acompanhar seu score?

Existem diversas razões para você acompanhar o score com frequência. Veja:

Controle de orçamento

Ficar de olho no seu score pode te ajudar a entender como estão funcionando suas finanças. Isso porque a pontuação oscila de acordo com a forma que você lida com suas despesas.

Quando as contas são pagas com atraso, o score pode sofrer algumas baixas. Já quando o pagamento é feito dentro do vencimento, pode haver um aumento nos pontos.

Mudança de hábitos

Quando o consumidor tem acesso à sua pontuação, as chances de tentar mantê-la mais alta são maiores. Isso pode fazer com que o indivíduo tente sempre fazer mudanças no seu comportamento para ter um score melhor.

Como consultar seu score?

O processo de consulta do score é simples e deve ser feito no site ou aplicativo da Serasa. Lembrando que o app é gratuito e pode ser encontrado na Google Play Store (Android) e Apple Store (iOS).

Veja o passo a passo:

1º passo: acesse o aplicativo ou site da Serasa;

2º passo: faça o preenchimento do cadastro. Caso seja seu primeiro acesso, informe todas as suas informações;

3º passo: na tela seguinte fica disponível a pontuação do score.

Além do score, no site é possível ver o histórico de quando há alterações na pontuação.

Como é feito o cálculo do score de crédito?

O score vai de 0 a 1.000, sendo que 0 é a pior pontuação para quem deseja ter crédito disponível. Quanto mais alto o número, melhores as chances de aprovação em um empréstimo ou financiamento.

Cada CPF tem seu próprio score, criado de forma automática, que é utilizado pelas instituições financeiras na hora de fazer a análise de crédito.

O comportamento financeiro do consumidor é o que define se seu score será baixo, médio ou alto.

O que fazer para aumentar o score?

Para manter as contas em dia e deixar o score com uma pontuação alta, os consumidores podem adotar alguns hábitos no seu dia a dia. Por isso, listamos abaixo algumas opções que podem contribuir para o aumento do score e menores chances de inadimplência para o cliente:

Pague suas contas em dia

O primeiro passo para manter o nome limpo e o score alto, é não estar negativado e nem atrasar dívidas. Além de precisar fazer o pagamento de juros em faturas atrasadas, os bureaus de crédito entendem que essa é uma conduta ruim. Isso porque, esses órgãos supõem que o consumidor tende a atrasar suas contas e por isso, não é um bom pagador.

Evite consultas para crédito sem necessidade

Quando diferentes financeiras consultam o CPF do cliente (não considera-se consultas de operadoras de telefonia ou seguradoras), isso afeta negativamente o score do consumidor. Por isso, o ideal é fazer simulações de crédito somente quando o cliente for usar. Nesse, fazer consulta “apenas para saber quanto seria aprovado” não é o recomendado.

Mantenha seus dados atualizados

A princípio, essa pode parecer uma dica superficial, contudo, ela é de extrema importância. Manter os dados atualizados nos órgãos de proteção ao crédito não implica em pequenos erros ou desatualizações que também podem diminuir a pontuação do score. Desse modo, as modificações podem ser feitas sempre pela internet ou em alguma agência presencial.

Prefira o débito automático

Concentrando as dívidas no débito automático, por exemplo, os consumidores evitam o esquecimento do pagamento de alguma conta e o valor sempre será debitado na data do vencimento. Ou seja, não haverá risco de atraso no pagamento pois o valor sempre será retirado da conta no dia correto. Também é válido ressaltar que não há cobrança de tarifas para esse tipo de operação.

Como funciona o refinanciamento de veículos financiados?

Por fim, ficou com dúvidas sobre o score? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero está à disposição.

Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Confira dicas de como fazer uma reforma a partir de R$ 5 mil reais

Reformar a casa sem gastar muito parece impossível, não é verdade? Mas não é, confira as nossas dicas.

Ler artigo completo

4 respostas para “O que é score? Como funciona?”:

  1. Ednaldo jesus da Silva disse:

    Boa noite quero fazer um Empréstimo tb.

    • ariadne disse:

      Olá, Ednaldo 🙂 A FinanZero te ajuda! Acesse o nosso site http://finanzero.com.br e encontre o empréstimo ideal para você 🙂

  2. Luis Augusto moço da silva disse:

    Bom dia

    • Andreia Cardoso Santos de Almeida disse:

      Quero fazer um empréstimo mais meu score não é um dos bons mais quero fazer o empréstimo.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Navegue por:

      Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
      PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
      Solicite seu empréstimo