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Índice FinanZero de Empréstimo (IFE): O que é?

Índice FinanZero de Empréstimo (IFE): O que é?

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O Índice FinanZero de Empréstimo (IFE) é um relatório mensal que aponta as principais tendências do mercado crédito e o comportamento de consumidores.

Fundada em 2015 pelo sueco Olle Widén, a FinanZero é uma fintech pioneira no segmento dos buscadores de empréstimo no Brasil. Na prática, o intuito da startup é facilitar a busca por crédito e, para isso, reúne diversas instituições financeiras em sua plataforma. Desse modo, o consumidor realiza apenas um cadastro e pode ter acesso a até 10 ofertas de empréstimo pré-aprovadas, que são definidas de acordo com o perfil do solicitante.

Esse serviço só é possível devido à tecnologia sueca de ponta, implementada desde o início e que tem sido aprimorada ao decorrer do tempo. Por isso, a FinanZero surge como uma alternativa eficiente aos clientes que buscam dinheiro para quitar dívidas, investir em novos negócios ou realizar uma viagem, por exemplo.

“Conseguimos ampliar a oferta de recursos aos tomadores de crédito através do uso de algoritmos sofisticados que garantem maior segurança às instituições no momento de decidir pela concessão ou negativa do empréstimo.”

– Olle Widén, CEO da FinanZero

O que é o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE)?

O Índice FinanZero de Empréstimo, também chamado de IFE, é um relatório mensal, que mede e aponta a demanda por empréstimo no país. O intuito é disponibilizar informações referentes ao mercado de crédito de forma objetiva, transparente e totalmente voltada a dados, de modo que o leitor compreenda o atual cenário no Brasil.

Para isso, a FinanZero, junto à Conversion, reúne informações relacionadas ao comportamento e consumo dos brasileiros e as projeções trimestrais para o mercado de crédito, que são apresentadas através de textos, quadros e gráficos. O Índice FinanZero de Empréstimo é divulgado mensalmente através do site da empresa.

Como surgiu o IFE?

O IFE surgiu a partir da parceria entre a FinanZero e a Conversion, uma agência de consultoria especializada em SEO. Então, mediante a junção dos dados disponíveis pela primeira, e a análise realizada pela segunda, o relatório traz à tona diversas tendências e indicadores no segmento de crédito.

“A construção do nosso Índice FinanZero de Empréstimo foi uma somatória de dados internos e externos. Analisamos um longo histórico de variáveis e exportamos dados anuais para poder informar ao mercado financeiro como está o ambiente de crédito no Brasil. Hoje a FinanZero trabalha com aproximadamente 1 milhão de clientes por mês, então temos autonomia para apresentar dados muito representativos sobre o perfil desses solicitantes.”

– José Daniel, analista de marketing da FinanZero

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Como o Índice FinanZero de Empréstimo é construído?

O Índice FinanZero de Empréstimo é construído em seções, e todas contam com dados e análises seguros. Em alguns casos, é usada a base de dados da fintech, que somente em janeiro de 2023 contou com 13 milhões de cadastros. Em outros momentos, são feitos levantamentos a partir de entrevistas, conforme especificamos a seguir.

Relatório de crédito pessoal

A primeira seção traz à tona o perfil médio, como idade, gênero, salário e formação escolar, dos solicitantes de empréstimo pessoal. Além disso, mostra os motivos que levam esses consumidores a solicitarem o crédito, como quitação de dívidas, renovação da casa e saúde, bem como qual motivo prevalece em cada estado do país. Para isso, são utilizados os dados dos clientes cadastrados na plataforma da FinanZero.

Relatório de inadimplência

Em seguida, o IFE apresenta o volume e perfil de pessoas que possuíam restrição de crédito, quando solicitaram alguma modalidade de empréstimo na plataforma FinanZero. Os dados, neste caso, também são da base da empresa. Além disso, são mostrados os comportamentos e tendências digitais desses consumidores, por exemplo, quais os termos mais buscados no Google quando o assunto é crédito para negativados.

Relatório de crédito para negócio próprio

Ainda utilizando a base de dados da FinanZero, esta seção mostra o perfil médio dos solicitantes de crédito que pretendem utilizar o dinheiro para investir em um negócio próprio, como gênero, idade, formação escolar e renda mensal média. Paralelamente, é apresentado o percentual de pedidos para esse fim em relação a cada estado do país.

Tendências de comportamento do consumidor de crédito

A seção seguinte revela quais as principais buscas realizadas na internet sobre o mercado de crédito. Para isso, o IFE considera os termos mais buscados no segmento e o alcance de diversas fintechs focadas na concessão de crédito. Para acessar esses dados, são utilizadas plataformas como SimilarWeb, Trends Keyword Planner e SEMRush, além da própria base de usuários da FinanZero. Com isso, espera-se apontar possíveis tendências no setor, por exemplo, o aumento de interesse por empréstimo consignado para aposentados.

Pesquisa de intenção

Essa seção visa apresentar o intuito dos consumidores de solicitar alguma modalidade de empréstimo nos 90 dias seguintes, bem como o motivo da solicitação. Para isso, são feitas entrevistas mediante questionário online, com 500 pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais e regiões do Brasil. O resultado representa um índice de confiança de 95%, com margem de erro de 5,7 pontos percentuais.

Relatório de Objetivos Financeiros dos brasileiros

Em seguida, o IFE mapeia os principais desejos da população quando se trata de orçamento, por exemplo, organizar-se financeiramente, comprar ou trocar de carro e viajar. Então, são também apontados os motivos que a impedem de alcançá-los, que variam entre “falta de recursos financeiros”, “falta de planejamento” e entre outros. Esses dados são obtidos mediante entrevista, que é feita via questionário online.

Dicas para a solicitação segura de crédito

Levando em consideração a crescente aplicação de golpes financeiros no Brasil, o Índice FinanZero de Empréstimo traz, ainda, um checklist que visa conscientizar o consumidor sobre a solicitação segura de crédito na internet.

Por fim, são apresentadas a metodologia, que explica como os dados foram obtidos, e a análise final, que ressalta as principais tendências e comportamentos do mercado de crédito.

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