Índice de conteúdo
Alguns usuários do pix têm relatado que cobranças estão sendo feitas no momento de enviar a transferência, mas, o banco pode fazer isso?
Desde o seu lançamento, o pix já se tornou um dos métodos de pagamento mais utilizados no país, isso porque com ele, as transferências são feitas de modo instantâneo.
Normalmente, o envio e o recebimento de transferências utilizando este método entre pessoas físicas ocorre de forma gratuita, porém, existem certas situações em que a cobrança pode ser realizada.
No início de sua criação a intenção era que o pix fosse isento de tarifas, porém, o Banco Central optou por criar algumas regras diferentes entre pessoas físicas e jurídicas. Veja abaixo.
Precisa ter dinheiro na conta para parcelar o Pix?
Não são cobradas tarifas de transferências via pix entre pessoas físicas quando elas enviam ou recebem a transação.
A cobrança pode ser feita apenas nos seguintes casos:
Fiz um PIX pelo Girabank e o dinheiro não caiu. O que fazer?
As transferências via pix são consideradas comerciais quando a pessoa recebe mais de 30 pix mensalmente, seja por chave aleatória, QR estático ou serviço de iniciação de transação de pagamento. Além disso, esse tipo de transação também é classificada como comercial quando:
De acordo com a legislação imposta pelo Banco Central, as instituições financeiras estão autorizadas a cobrarem taxas e também a estipularem suas próprias regras.
Sendo assim, não são todos os bancos que vão cobrar taxas, mas, caso alguma seja cobrada, não há nada de errado.
Não consigo transferir PIX para chave aleatória no Bradesco. O que fazer?
Não há um valor máximo de taxa que pode ser cobrado de acordo com o Banco Central, A regras são de que a criação de critérios para a cobrança, devem ser definidas pelas próprias instituições financeiras.
Os bancos digitais, como Nubank, não cobram quaisquer taxas para que transações no pix sejam efetuadas. Tirando os bancos digitais, um grande banco que também não faz cobranças é a Caixa Econômica Federal.
Sim, mesmo que alguns casos exista a cobrança de taxas, esse tipo de transferência é realizada instantaneamente, o que facilita muito o dia a dia das pessoas.
Ficou com mais alguma dúvida se o banco pode cobrar de quem envia um pix? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Não. A FinanZero é autorizada pelo Banco Central a atuar como correspondente bancário. De acordo com o BC, a nomenclatura “correspondente bancário” ou “banco correspondente” deve ser utilizada apenas para as instituições financeiras que estabeleceram convênios com outros bancos para a prestação de serviços financeiros, conforme previsto na Resolução 1.865, do Conselho Monetário Nacional, de 05 de setembro de 1991.
Os serviços que são oferecidos pelo correspondente bancário foram regulamentados pelas Resoluções do Banco Central (BC) de Nº3110 e 3156, que foram escritas no ano de 2003. Nessas, foi declarado que todo Correspondente Bancário pode prestar diversos serviços acessórios para instituições bancárias e entidades financeiras autorizadas a funcionar pelo BC.
No caso da FinanZero, que é um buscador de empréstimos online, o serviço oferecido é o intermédio entre o cliente e a instituição financeira que concede empréstimos. O serviço da FinanZero é 100% gratuito para o consumidor e 100% online.
Para mais informações, confira o post do blog “O que é correspondente bancário?“.
A FinanZero é um buscador de empréstimo online. A FinanZero foi fundada em 2016 pelo sueco Olle Widén, atual CEO da empresa. Com a tecnologia do norte europeu, que já foi testada na versão sueca Lendo, Widén observou um mercado fértil para o modelo de comparação de empréstimos em um marketplace digital.
Com o serviço online e disponível para todo o Brasil, a FinanZero conta com um escritório na Avenida Paulista em São Paulo (SP), cerca de 70 colaboradores em seu time e um modelo de negócio que chama a atenção no universo tech. A fintech já foi considerada como soonunicorn pela Tracxn, além de seu CEO já ter sido entrevistado pelo TechCrunch. Dois veículos de comunicação importantes no mercado de unicórnios.
Assim, a FinanZero busca facilitar o acesso ao crédito aos milhares de brasileiro, democratizando as buscas por produtos financeiros e aumentando a concorrência do setor. Por consequência ao estímulo do setor, a redução dos juros do mercado de crédito pode ser um benefício para o consumidor final.
Saiba mais sobre a história, a missão e os valores da FinanZero na nossa página “Sobre Nós“.
O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.
Para identificar todos os parceiros da FinanZero, clique aqui.
As formas de pagamentos disponibilizadas pela FinanZero para pagar as parcelas do empréstimo pessoal são:
Para mais informações, confira o post do blog “FinanZero: empréstimo pessoal no carnê ou boleto?“.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios