FinanzeroBlogCrédito

Como usar o FGTS para comprar carro?

Como usar o FGTS para comprar carro?

Compartilhe esse post:

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso financeiro que muitos trabalhadores brasileiros possuem, mas nem sempre exploram todas as suas possibilidades.

O FGTS é diretamente associado à aquisição da casa própria. Isso acontece porque este benefício pode ser sacado para o financiamento de um imóvel. Mas a verdade é que ele também pode ser utilizado de outras formas que podem beneficiar significativamente os trabalhadores.

Neste artigo, falaremos se é possível usar o FGTS para comprar carro e quais os passos para isso. Para saber mais, continue a leitura!

Sinistro negado: saiba o que pode ter acontecido

O que é FGTS?

Em suma, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores brasileiros, regido pela Lei nº 8.036/90. Ele funciona como uma espécie de reserva financeira, onde o empregador deposita mensalmente um valor equivalente a 8% do salário do trabalhador em uma conta vinculada, que é aberta em nome do empregado na Caixa Econômica Federal (CEF).

O fundo tem como objetivo principal proteger o trabalhador em casos de demissão sem justa causa, oferecendo-lhe uma espécie de seguro-desemprego. Além disso, o FGTS também pode ser utilizado para outras finalidades, como financiamento imobiliário, pagamento de parte do saldo devedor do financiamento habitacional, amortização ou liquidação do saldo devedor de financiamentos, entre outras possibilidades previstas em lei.

O FGTS pode ser utilizado em diversas situações, previstas em lei, que visam beneficiar o trabalhador em diferentes aspectos da vida financeira, como:

  • Demissão sem justa causa;
  • Compra da casa própria;
  • Aposentadoria;
  • Doença grave;
  • Morte do trabalhador;
  • Situação de calamidade pública;
  • Compra de imóvel;
  • Entre outras.

Consolidação de dívidas: como fazer?

Quem tem direito ao FGTS?

Têm direito ao benefício todos os trabalhadores com contrato de trabalho formal regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. Além disso, desde 2015, os empregadores domésticos também são obrigados a depositar o FGTS para seus empregados domésticos.

No entanto, é importante observar que estagiários, trabalhadores autônomos, temporários, diretores sem vínculo empregatício, entre outros, não têm direito ao FGTS, pois não se enquadram nas categorias elegíveis para receber esse benefício.

Como funciona seguro auto para mulher?

Afinal, é possível usar o FGTS para comprar um veículo?

Não, atualmente não é possível utilizar o FGTS para comprar um veículo. O benefício tem uma série de modalidades de saque permitidas, como aquisição da casa própria, aposentadoria, doenças graves, entre outras, porém a compra de veículo não está incluída nessas modalidades.

Mas existe uma saída para quem precisa fazer a aquisição de veículo, uma delas é por meio do empréstimo saque-aniversário do FGTS.

Nessa modalidade de crédito, o trabalhador pode optar por sacar parte do saldo de sua conta do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário, em vez de sacar todo o saldo em casos de demissão sem justa causa.

Uma das opções disponíveis para quem adere ao Saque-Aniversário é a possibilidade de utilizar o valor sacado como garantia para obtenção de empréstimos. Nesse caso, o trabalhador pode oferecer o saldo do Saque-Aniversário como garantia para empréstimos em instituições financeiras, como bancos, que oferecem essa modalidade de crédito.

Portanto, é possível utilizar o saque-aniversário do FGTS como garantia para obtenção de empréstimos, incluindo para a compra de veículo. No entanto, é importante avaliar cuidadosamente as condições do empréstimo, como taxa de juros, prazos e custos adicionais, para garantir que seja uma decisão financeiramente vantajosa.

Como usar o FGTS para comprar um veículo?

Como citamos anteriormente, para utilizar o FGTS na compra de um veículo, uma opção é recorrer ao saque-aniversário do FGTS. Nessa modalidade, o trabalhador pode optar por sacar anualmente parte do saldo disponível em sua conta do fundo, no mês de seu aniversário. Com esse valor em mãos, é possível utilizá-lo como entrada ou complemento para a compra de um veículo, ou até mesmo como garantia para obtenção de empréstimos em instituições financeiras.

Ao aderir ao saque-aniversário, o trabalhador tem a flexibilidade de utilizar o saldo do FGTS de forma mais livre, incluindo para a aquisição de um carro. No entanto, é importante estar ciente das condições e restrições dessa modalidade, bem como avaliar cuidadosamente os custos envolvidos, como as taxas de juros em caso de empréstimo, para garantir que a utilização do FGTS seja uma decisão financeiramente viável e vantajosa.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona a possibilidade de comprar um veículo com o FGTS? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

O que é o saque imediato do FGTS?

Entenda o que é e como funciona o saque imediato do FGTS, quando é possível solicitá-lo e como o pedido deve ser feito à Caixa.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como usar o FGTS para comprar carro?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo