FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Aprenda a fazer vendas pelo celular com maquininha de cartão

Aprenda a fazer vendas pelo celular com maquininha de cartão

Compartilhe esse post:

A utilização do celular como maquininha de cartão é um serviço oferecido por diversas empresas, e funciona de forma similar aos pagamentos tradicionais.

O cartão de crédito é considerado uma das principais modalidades de pagamento no Brasil, conforme mostra pesquisa realizada pelo Serasa. De acordo com os dados divulgados, cerca de 70% dos brasileiros que utilizam cartão de crédito possuem três ou mais cartões ativos.

Além disso, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) mostrou que os pagamentos com cartões de crédito aumentaram 42,4% no primeiro trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior

Diante deste cenário, mostra-se cada vez mais importante a adequação de pessoas físicas e jurídicas às diversas formas de pagamento escolhidas pelos clientes, a fim de proporcionar melhor experiência e aumento na lucratividade. Dentre as opções disponíveis atualmente no mercado, inclusive, está a utilização de celulares como maquininha de cartão, conforme explicamos a seguir.

Conheça as novas regras do Pix em 2023.

Como funciona a maquininha de cartão que pode ser usada no celular?

Antes de tudo, cabe explicar que a maquininha de cartão, de modo geral, nada mais é do que um terminal que realiza a leitura de um cartão e, a partir daí, efetua a transmissão das informações entre o vendedor, o cliente e a empresa emissora do cartão.

Sendo assim, o funcionamento da maquininha através do celular não é diferente, ou seja, o dispositivo móvel recebe as informações e as transmite mediante algum tipo de comunicação, que pode ser wi-fi ou os dados móveis do próprio chip, isso é, 4G ou 5G.

Portanto, o celular recebe pagamentos na função débito e crédito, entretanto, está limitado aos pagamentos por aproximação realizados via cartão, carteira digital, pulseiras e smartwatch, já que não é possível inserir ou “passar” o cartão no aparelho.

Como habilitar a maquininha no celular?

No momento de habilitar o uso da maquininha no celular, o usuário deve acessar o aplicativo da empresa na qual contratou o serviço, acessar a aba referente a “Negócios” e, em seguida, buscar pela opção “Maquininha”. Depois, basta seguir as orientações do aplicativo para habilitar a maquininha para uso no celular.

Como inscrever sua família no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Quais celulares podem ser usados como maquininha de cartão?

Atualmente a maioria dos celulares são compatíveis e podem ser utilizados como maquininha de cartão. Isso porque, os requisitos para utilização do serviço são:

  • o celular deve contar com a tecnologia Near Field Communication, também conhecida como NFC, e que permite a troca de informações através da aproximação de aparelhos;
  • o celular deve estar com a versão mais recente do sistema operacional, além disso, no caso de modelos Android, é preciso que seja a versão 9.0 ou superior.

Quais máquinas de cartão podem ser usadas no celular?

Com o aumento da busca pelo uso do celular como maquininha de cartão, diversas empresas passaram a oferecer o serviço, que normalmente pode ser habilitado diretamente pelo aplicativo. A seguir, listamos algumas delas.

Minizinha PagSeguro

A máquina de cartão Minizinha, do PagSeguro, é integrada ao aplicativo PagBank e permite aos usuários o recebimento de pagamentos através do celular. Dentre as características, estão:

  • parcelamento das vendas em até 12 vezes;
  • aceita as principais bandeiras;
  • conexão bluetooth;
  • envio de comprovante por SMS ou e-mail;
  • taxa de 1,99% na função débito, 3,19% no crédito à vista e 3,79% em vendas parceladas.

Point Mini

Pertencente ao Mercado Pago, a Point Mini também possibilita o seu uso através do celular, para isso, é necessário acessar o aplicativo Mercado e logar na conta já existente. Em seguida, é só conectar a maquininha de cartão ao celular via bluetooth e começar a usar. A Point Mini conta com os seguintes detalhes:

  • dinheiro pode ser disponibilizado instantaneamente na conta Mercado Pago;
  • tarifa de 1,99% na função débito e 3,03% no crédito;
  • envio de comprovantes por e-mail e SMS.

SumUp Top

Outra empresa que permite a utilização da maquininha de cartão através do celular é a SumUp Top. O aparelho permite conexão com celulares Android e iOS através do bluetooth, além disso:

  • realiza envio de comprovante por e-mail ou SMS;
  • permite personalização no recebimento do dinheiro, que começa em 1 dia útil e pode chegar a 30 dias;
  • não possui aluguel;
  • as taxas funcionam de acordo com o plano escolhido.

iZettle

A iZettle também oferece a opção de utilização da maquininha de cartão com o celular, através do aplicativo da empresa. Além disso, é possível receber pagamentos com Google, Samsung e Apple Pay, as carteiras digitais. Junto a isso, a iZettle conta com as seguintes características:

  • recebimento do dinheiro em 1 dia útil;
  • taxas a partir de 1,97%;
  • não é cobrado aluguel.

TapTon

A TapTon faz parte da rede de maquininhas da Stone e destinada aos microempresários e autônomos. Os valores recebidos são enviados para uma conta digital gratuita integrada, e o gerenciamento é feito pelo aplicativo Ton. Aliado a isso, a opção:

  • aceita pagamentos por cartão de aproximação, smartwatch e carteiras digitais;
  • conta com taxas de 1,39% para pagamentos no débito, 3,29% para a função crédito e 13,75% em parcelamentos;
  • é possível parcelar as vendas em até 12 vezes.

Contudo, vale dizer, o aplicativo TapTon aceita somente as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Amex.

NuTap

Por fim, há, ainda, a NuTap, oferecida pela fintech Nubank, na qual é ofertada a opção de maquininha de cartão diretamente pelo celular, sem a necessidade de contratação de máquina física. O serviço, no entanto, é oferecido somente para os clientes PJ Nubank, e não há previsão de oferecimento para pessoa física. A utilização está sujeita aos seguintes critérios:

  • o interessado deve ser PJ de sócio único;
  • é preciso ter CNAE que habilite o uso de maquininha de cartão;
  • ter celular Android com sistema operacional compatível.

Além disso, as taxas são de 1,49% para vendas no débito, 3,19% no crédito à vista e de 12,49% para os parcelamentos, que podem ser feitos em até 12 vezes. Para as vendas efetuadas via Pix, contudo, não há cobrança de taxa.

Maquininha de cartão Rede não liga, e agora?

Como fazer vendas pelo celular com maquininha de cartão?

Cabe destacar que cada empresa pode conter um sistema diferente de outras, apesar disso, de modo geral, o processo de vendas pelo celular com a maquininha de cartão costuma ser similar. Desse modo:

  • acesse o aplicativo da empresa e digite o valor da compra;
  • em seguida, escolha a forma de pagamento, se débito ou crédito;
  • depois, se tratar de crédito, informe se é à vista ou parcelado;
  • por fim, o cliente aproxima o cartão, celular ou pulseira e aguarda o sinal de conclusão de pagamento.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como inscrever sua família no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Entenda como funciona o PETI, quem pode se inscrever e qual é o valor da bolsa paga mensalmente.

Ler artigo completo

0 respostas para “Aprenda a fazer vendas pelo celular com maquininha de cartão”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEI
Solicite seu empréstimo