FinanzeroBlogCrédito

Cheque caução: aprenda como funciona a prática de garantias

Cheque caução: aprenda como funciona a prática de garantias

Compartilhe esse post:

O cheque caução é muito utilizado para aluguéis, serviços e até aquisições de crédito

O cheque caução é uma modalidade utilizada por empresas que precisam de uma certeza de devolução. Ele funciona como garantia de que você irá pagar por algo que usou ou alugou. Portanto, ele não é uma forma de pagamento à vista e por esse motivo, ele não costuma ser descontado e geralmente é devolvido.

A exigência do cheque pode ser feita por empresas que trabalham com serviços e aluguéis. Assim, se acontecer qualquer problema com o carro ou com o imóvel, o valor do cheque pode ser descontado para cobrir o prejuízo.

Confira as principais dúvidas sobre o tema:https://finanzero.com.br/parceiros/

Faça já a sua simulação de empréstimo com garantia!

Como funciona um cheque caução?

Caução é do que o termo usado para uma garantia oferecida a um prestador. Funciona para se, caso aconteça algo fora do planejado no negócio, ele não sairá no prejuízo.

O valor solicitado servirá como garantia e será equivalente ao produto ou serviço. No entanto, se correr tudo como planejado, o cliente poderá reaver o seu cheque sem sofrer nenhum prejuízo. No caso do cartão de crédito como caução, o limite comprometido é liberado.

Faça já a sua simulação de refinanciamento de imóvel!

Essa modalidade é prevista em lei?

O cheque caução é legal. No entanto, existe uma exceção prevista na legislação brasileira: hospitais não podem demandar esta garantia para a realização de atendimentos emergenciais.

Essa é considerada uma conduta abusiva e constitui um crime. Em primeiro lugar, porque fere o direito do consumidor que paga o seu plano de saúde regularmente. Em segundo, porque dificulta o acesso de quem não possui plano de emergência.

Veja também – Dívida caduca: como funciona?

Como funciona o cheque caução para locação de imóvel?

A caução de imóveis funciona da seguinte forma: o locador dá como garantia o valor de até três aluguéis para o proprietário do imóvel. A garantia pode ser em forma de um cheque-caução, depósito caução ou depósito cautelar.

O valor é pago no mesmo momento do fechamento do contrato de aluguel e pode cobrir reparos na casa causados por mau uso do imóvel pelo cliente, pinturas estragadas, perfurações indevidas, entre outros.

Como preencher um cheque caução?

O cheque deverá ser preenchido como um cheque comum, em caso do cheque propriamente dito. Entretanto, algumas medidas podem aumentar a segurança de quem emite esse tipo de cheque. São elas:

  • no verso do cheque, escreva que ele é um cheque caução;
  • indique em qual circunstância ele poderá ser depositado;
  • se possível, notifique seu banco da existência dele;
  • faça o cheque nominal não à ordem, evitando que seja depositado por terceiros e impedir a empresa de repassar o cheque para outra pessoa.

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o cheque caução e quando ele pode ser pedido? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

IPTU 2020 RJ: confira como emitir a guia pela internet e o calendário de vencimentos

Saiba como fazer a emissão do boleto pela internet e quais são as datas de vencimentro da cota única e parcelado. Leia mais aqui.

Ler artigo completo

2 respostas para “Cheque caução: aprenda como funciona a prática de garantias”:

  1. vilson camargo belmonte disse:

    eu tenho um cheque um amigo me emprestou para pagar em mes de novembro .queri saber se banco aceita esperar com juros.pois tenho conta corrente.sou funcionario pulbico.

    • Marco Palmieri disse:

      Se foi dado um cheque caução de garantia em um emprestimo de terceiro, e o cheque é depositado sem saber se o emprestimo foi pago ou nao, e inclusive executado

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Navegue por:

      Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
      PáginasTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvel
      Solicite seu empréstimo