FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como criar um QR Code Pix?

Como criar um QR Code Pix?

Compartilhe esse post:

O QR Code Pix pode ser gerado diretamente pelo aplicativo da instituição financeira e de forma gratuita.

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil. Desde o seu lançamento o Pix já conta com mais de 438 milhões de chaves cadastradas, além disso, no primeiro trimestre de 2022 foram registradas 3.1 bilhões de transações através do sistema, conforme divulgou o BC.

Essas transações, por sua vez, podem ser realizadas através da chave Pix, dados bancários do recebedor, copia e cola e QR Code. Este último permite ao usuário gerar um código e compartilhá-lo com o pagador, conforme explicaremos a seguir.

O que é o QR Code?

O nome QR Code significa Quick Response Code, isso é, Código de Resposta Rápida, e nada mais é do que um código que direciona uma pessoa para uma página ou operação, como é o caso do Pix. Assim, no sistema de pagamentos, o QR Code funciona como um código de barras que armazena diversas informações e pode ser lido pela câmera do celular, assim como o código de barras. A diferença entre eles, contudo, é que o QR Code é no formato de um quadrado, além disso, sua função é substituir a chave Pix, já que a partir dele é possível receber ou enviar dinheiro.

Dessa forma, o QR Code pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas, no entanto, é comumente usado pelos comércios físicos e eletrônicos, pois basta o cliente apontar para o código e concluir o pagamento. O QR Code do Pix pode, ainda, ser gerado em dois tipos: o dinâmico e estático.

Qual é a diferença entre QR dinâmico e estático?

O QR Code Pix dinâmico permite que as informações vinculadas ao código sejam alteradas, mas sem interferência na imagem gerada. Portanto, se após gerar um QR Code dinâmico com o valor de R$100, o usuário desejar alterar o valor, por exemplo, poderá fazê-lo sem que haja alteração no código. Além disso, o QR Code dinâmico permite que sejam armazenados dados referentes à utilização da imagem, como a quantidade de vezes em que foi escaneada. 

O QR Code Pix estático, por outro lado, não permite que os dados sejam alterados após a criação do código. Com isso, em caso de erro ou necessidade de mudança, será preciso criar um novo QR Code. 

Como criar um QR Code Pix?

Para criar um QR Code Pix o usuário deve acessar a área “Pix”, no aplicativo da instituição financeira, então, basta fazer o seguinte:

  • clique na opção “Receber” ou “Cobrar”, a depender da instituição;
  • informe o valor que deverá ser pago ou, se preferir, deixe o campo em branco, assim o próprio pagador pode definir o valor;
  • se quiser, é possível também informar o uma descrição e identificação;
  • em seguida, é só clicar em “Continuar”.

Feito isso, o QR Code Pix será gerado e apresentado na tela, sendo assim, é possível compartilhá-lo com o pagador ou, ainda, enviar o código de pagamento, que será utilizado pelo pagador na opção “Copia e cola”.

Solicite o seu empréstimo sem sair de casa e de forma totalmente segura!

Quanto custa criar um QR Code no Pix?

Para pessoas físicas o QR Code gerado no Pix é gratuito, logo, não há qualquer custo para o usuário ao criá-lo. O QR Code gerado no Pix para empresas, entretanto, pode contar com incidência de alguma taxa, principalmente o QR Code dinâmico.

Quanto tempo dura um QR Code Pix?

O QR Code do Pix não conta, necessariamente, com um prazo de validade. Isso porque, o código pode ser lido a qualquer momento, desde que a pessoa que o criou não estabeleça uma data de validade ou exclua as informações referentes ao QR Code em questão.

Ficou mais alguma dúvida sobre o Pix? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como alterar o limite do cartão de crédito do AgiBank?

O AgiBank é um banco virtual que permite ao cliente a possibilidade de alterar o […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como criar um QR Code Pix?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo