Índice de conteúdo
O QR Code Pix pode ser gerado diretamente pelo aplicativo da instituição financeira e de forma gratuita.
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil. Desde o seu lançamento o Pix já conta com mais de 438 milhões de chaves cadastradas, além disso, no primeiro trimestre de 2022 foram registradas 3.1 bilhões de transações através do sistema, conforme divulgou o BC.
Essas transações, por sua vez, podem ser realizadas através da chave Pix, dados bancários do recebedor, copia e cola e QR Code. Este último permite ao usuário gerar um código e compartilhá-lo com o pagador, conforme explicaremos a seguir.
O nome QR Code significa Quick Response Code, isso é, Código de Resposta Rápida, e nada mais é do que um código que direciona uma pessoa para uma página ou operação, como é o caso do Pix. Assim, no sistema de pagamentos, o QR Code funciona como um código de barras que armazena diversas informações e pode ser lido pela câmera do celular, assim como o código de barras. A diferença entre eles, contudo, é que o QR Code é no formato de um quadrado, além disso, sua função é substituir a chave Pix, já que a partir dele é possível receber ou enviar dinheiro.
Dessa forma, o QR Code pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas, no entanto, é comumente usado pelos comércios físicos e eletrônicos, pois basta o cliente apontar para o código e concluir o pagamento. O QR Code do Pix pode, ainda, ser gerado em dois tipos: o dinâmico e estático.
O QR Code Pix dinâmico permite que as informações vinculadas ao código sejam alteradas, mas sem interferência na imagem gerada. Portanto, se após gerar um QR Code dinâmico com o valor de R$100, o usuário desejar alterar o valor, por exemplo, poderá fazê-lo sem que haja alteração no código. Além disso, o QR Code dinâmico permite que sejam armazenados dados referentes à utilização da imagem, como a quantidade de vezes em que foi escaneada.
O QR Code Pix estático, por outro lado, não permite que os dados sejam alterados após a criação do código. Com isso, em caso de erro ou necessidade de mudança, será preciso criar um novo QR Code.
Para criar um QR Code Pix o usuário deve acessar a área “Pix”, no aplicativo da instituição financeira, então, basta fazer o seguinte:
Feito isso, o QR Code Pix será gerado e apresentado na tela, sendo assim, é possível compartilhá-lo com o pagador ou, ainda, enviar o código de pagamento, que será utilizado pelo pagador na opção “Copia e cola”.
Solicite o seu empréstimo sem sair de casa e de forma totalmente segura!
Para pessoas físicas o QR Code gerado no Pix é gratuito, logo, não há qualquer custo para o usuário ao criá-lo. O QR Code gerado no Pix para empresas, entretanto, pode contar com incidência de alguma taxa, principalmente o QR Code dinâmico.
O QR Code do Pix não conta, necessariamente, com um prazo de validade. Isso porque, o código pode ser lido a qualquer momento, desde que a pessoa que o criou não estabeleça uma data de validade ou exclua as informações referentes ao QR Code em questão.
Ficou mais alguma dúvida sobre o Pix? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios