FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como desativar o pagamento por aproximação do Digio?

Como desativar o pagamento por aproximação do Digio?

Compartilhe esse post:

A funcionalidade de pagamento por aproximação pode ser desativada pelos clientes do Digio através do aplicativo da instituição financeira.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), uma a cada quatro transações realizadas com cartão de crédito utiliza o pagamento por aproximação. A utilização do serviço cresceu quase 385% em 2021, e conforme a entidade, a expectativa é de que metade das operações sejam feitas por aproximação até o fim de 2022.

Também conhecido como contactless, a funcionalidade é oferecida por diversas instituições financeiras e plataformas de pagamentos, e permite ao cliente realizar o pagamento de compras e serviços aproximando o cartão ou celular da maquininha, sem que seja necessário inseri-lo e digitar a senha.

O serviço é possível devido à tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite que as informações do cartão ou carteira digital sejam transmitidas para a maquininha, concluindo a transação somente pela aproximação.

Pagamento por aproximação precisa de senha?

Como usar o pagamento por aproximação do Digio?

O pagamento por aproximação do Digio pode ser utilizado através do cartão físico e, também, pela carteira digital. Na primeira opção, basta informar ao atendente que deseja usar a função, aproximar o cartão da maquininha e aguardar o sinal de confirmação. Em seguida, será emitido o comprovante de pagamento.

A carteira digital, por sua vez, funciona de forma parecida, pois é necessário aproximar o celular da maquininha e aguardar a leitura e confirmação de pagamento. A diferença, entretanto, é que é preciso abrir o Google Pay ou Apple Pay e cadastrar o cartão virtual para utilizar a funcionalidade. Além disso, o celular do cliente também deve contar com a função contactless, que permite a transferência de informação através da aproximação entre o dispositivo e a maquininha.

Como desativar o pagamento por aproximação do Digio?

Os cartões oferecidos pelo Digio vêm com a função contactless, que permite o pagamento por aproximação, ativada. Dessa forma, caso o cliente não se sinta seguro em mantê-la ativa, é possível desativá-la diretamente pelo aplicativo da instituição, basta fazer o seguinte:

  • na tela inicial, clique em “Menu”, disponível no canto inferior direito;
  • em seguida, localize a opção “Pagamento por aproximação”, que estará com o botão verde;
  • então, toque nele, para que esse mesmo botão fique cinza.

Pronto, o pagamento por aproximação estará desativado. Caso queira ativá-lo novamente, é só fazer o mesmo procedimento e deixar o botão verde.

Como mudar a titularidade das maquininhas do Mercado Pago?

Qual é o limite para pagamento por aproximação?

Desde 2020 a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) estipulou que o valor máximo para pagamento por aproximação sem solicitação de senha é de R$200, seja via aplicativo ou cartão físico. Sendo assim, ao ultrapassar esse limite, será preciso digitar a senha ou o PIN.

Vale ressaltar que cada instituição financeira pode estabelecer, ainda, quantas transações via contactless sem senha podem ser feitas ao longo dia, portanto, cabe ao cliente verificar a quantidade permitida para a sua conta.

Como fazer pagamento por aproximação com o cartão virtual Digio?

Antes de utilizar o cartão virtual para realizar os pagamentos por aproximação, é preciso ativá-lo. Para isso, acesse o aplicativo e siga o seguinte passo a passo:

  • na tela inicial, arraste para baixo e, ao localizar o cartão físico, arraste para a esquerda, então, será apresentada a opção “ativar a cartão virtual”, clique nela;
  • digite a senha de quatro dígitos do cartão;
  • após ativar o cartão virtual, clique em “Gerenciar a carteira digital”, se o sistema for iOS, ou “Adicionar carteira digital”, se for Android;
  • leia os termos de uso e clique em “Adicionar à carteira da Apple” ou “Adicionar ao Google Pay”, a depender do caso;
  • por fim, confira os dados do cartão e clique em “finalizar”.

Será feito, então, o direcionamento para o aplicativo da carteira digital, que por sua vez, deverá ser baixado pelo cliente. Além disso, no momento de efetuar o pagamento por aproximação através da carteira digital, é preciso acessar o aplicativo em questão para realizar a transferência das informações do dispositivo para a maquininha. Desse modo, aproxime o celular da máquina de pagamento e aguarde a confirmação de transação.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como mudar a titularidade das maquinhas do Mercado Pago?

Maquininhas do Mercado Pago: quais são os modelos disponibilizados pela empresa e como fazer a transferência de titularidade delas.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como desativar o pagamento por aproximação do Digio?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo