Para desativar o pagamento por aproximação do Itaú, o cliente deve entrar em contato com a instituição financeira.

O pagamento por aproximação é uma forma de pagamento que utiliza a tecnologia Near Field Communication (NFC), dessa forma, o cliente consegue realizar os pagamentos sem inserir o cartão na maquininha e digitar a senha. Na prática, basta aproximar o cartão da maquininha para que as informações sejam transmitidas.

O serviço também é conhecido como pagamento contactless, e algumas instituições financeiras e operadoras de cartão disponibilizam o serviço através do aplicativo no celular ou pulseiras, de forma que o uso do cartão seja dispensado.

Pagamento por aproximação precisa de senha?

Como funciona o pagamento por aproximação do Itaú?

O pagamento por aproximação do Itaú permite que sejam pagas compras de até R$200 sem inserir o cartão na maquininha e digitar a senha, ou seja, basta aproximá-lo e aguardar o som de transação aprovada.

Já em caso de pagamentos acima desse valor, é possível realizar a operação apenas aproximando o cartão, contudo, é preciso digitar a senha de quatro dígitos.

Como ativar o pagamento por aproximação do Itaú?

Antes de tudo, é preciso verificar se o cartão possui a opção pagamento contactless. Para isso, procure pelo símbolo de uma antena, que remete ao símbolo de Wi-Fi, na parte da frente do cartão. Caso tenha, significa que o cartão possui a funcionalidade de pagamento por aproximação.

Dessa forma, para ativar, se o cartão for novo, é só realizar a primeira compra da forma tradicional, isso é, inserindo o cartão na maquininha e digitando a senha. Depois disso, as próximas compras poderão ser feitas por aproximação.

Por outro lado, se o cliente já tiver utilizado o cartão da forma convencional, ou seja, inserindo na maquininha e digitando a senha, o pagamento por aproximação já estará ativo, então, é só usá-lo.

Pix tem limite de valor?

Como desativar o pagamento por aproximação do Itaú?

Para desativar o pagamento por aproximação do Itaú, o cliente precisa entrar em contato com a instituição através de um dos telefones a seguir:

3003 – 3030 para capitais, regiões metropolitanas e ligações via celular
0800 720 3030 para as demais localidades e ligações via telefone fixo
+55 11 2155-4828 para ligações de fora do Brasil

Vale destacar que o banco Itaú não oferece a opção de desabilitar o pagamento por aproximação através do Internet Banking ou aplicativo, por isso, o cliente precisa solicitá-lo através da central de atendimento citada acima.

Precisa de dinheiro para quitar as dívidas? Solicite um empréstimo pessoal com a FinanZero. 

Como tirar extrato do Pix do Itaú?

O extrato do Pix do Itaú pode ser obtido através do aplicativo e Internet Banking da instituição. Portanto, ao acessar o app, na tela inicial, clique na área “Pix” e, em seguida, selecione a opção “Extrato Pix”, na aba de “Consultar”.

Feito isso, será possível consultar as transações dos últimos três meses ou, se preferir, definir um período personalizado para consulta. Para compartilhar ou salvar o documento, basta clicar nas barras disponíveis ao lado direito da transação e escolher como deseja enviar ou salvar o extrato.

Quem optar pelo Internet Banking, ao acessar a plataforma, deve clicar na área “Pix” e, assim como no aplicativo, clicar em “Extrato Pix”. Também serão apresentadas as últimas transações realizadas, bem como é possível definir um período específico para consulta.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.