Como usar o Apple Pay?
Índice de conteúdo
Apple Pay é uma funcionalidade de pagamentos digitais por aproximação, disponibilizada em aparelhos da Apple, como iPhone, iPad, Mac e Smart Watch.
Usuários de aparelhos da Apple contam com várias funcionalidades em seus aparelhos e uma delas é a possibilidade de fazer pagamentos por aproximação. Isso acontece por meio do Apple Pay, uma tecnologia disponível em aparelhos como o iPhone, iPad, Watch e Mac.
Vale destacar que essa modalidade de pagamento não é feita exclusivamente por aproximação, mas este é um dos principais recursos dos eletroeletrônicos da Apple, graças ao sistema NFC.
Neste artigo, explicaremos mais sobre essa funcionalidade, como ela funciona, as vantagens em usá-la e o passo a passo. Para saber mais, continue a leitura!
Carteira da Apple: aprenda a cadastrar seu cartão
O que é Apple Pay?
Em suma, o Apple Pay é um sistema utilizado para a realização de pagamentos online. Ele funciona por meio de aproximação entre os dispositivos da Apple e as máquinas de cartão de crédito/débito. Mas é preciso que o estabelecimento aceite esse tipo de transação.
No Brasil, a tecnologia demorou cerca de quatro anos para chegar, após o lançamento nos Estados Unidos. Atualmente, quase todos os bancos do país contam com cartões com bandeiras que suportem a utilização do sistema.
O que é pagamento por aproximação?
Pagamento por aproximação é uma funcionalidade criada para simplificar os pagamentos feitos em compras em estabelecimentos físicos. Para isso, é utilizada a tecnologia Near-Field Communication (NFC),que tem o significado de comunicação por campo de proximidade.
Nesse contexto, os consumidores conseguem pagar uma compra apenas colocando o cartão próximo à uma maquininha que conte com essa tecnologia. Em algumas situações, se o pagamento tiver um valor pequeno, o cliente nem precisa digitar a senha.
Como o Apple Pay, o sistema é quase o mesmo, mas nesse caso é preciso aproximar o dispositivo móvel à máquina de cartão para concretizar a transação.
Carteira do Google: como cadastrar cartão na sua Google Wallet
Quais cartões são aceitos nesse sistema?
Como citamos anteriormente, hoje em dia é possível encontrar vários cartões que podem ser cadastrados no sistema Apple Pay. Veja alguns dos principais:
Banco do Brasil – Ourocard Elo, Visa e Mastercard;
Bradesco – Visa e Mastercard;
BTG – Mastercard;
Digio – Visa;
Banco Inter – Mastercard;
Itaú – Itaucard e Credicard;
Next – Visa;
Nomad – Mastercard;
Nubank – Mastercard;
Original – Mastercard;
Porto Seguro – Visa e Mastercard;
Unicred – Visa;
Wise – Visa;
Woop Sicredi – Visa;
XP – Visa;
Entre outros.
Golpe Nubank: entenda como funciona
É seguro usar o Apple Pay?
Muitas pessoas têm medo de efetuar compras ou fazer pagamentos por meio de dispositivos digitais e até mesmo com o uso de aproximação. Por isso vem a pergunta: é seguro usar o Apple Pay como meio de pagamento?
A verdade é que essa é uma operação segura, já que o número do cartão não é enviado. No processo, o aplicativo gera um código, que serve para identificar os dados de pagamento. Assim, nem os servidores da Apple e nem a loja em questão têm a informação sobre o cartão utilizado na transação.
Quais as vantagens em usar o Apple Pay?
Existem muitas vantagens em utilizar o Apple Pay como principal forma de pagamento. Dessa forma, veja algumas das mais conhecidas:
Ter todos os cartões em um único lugar
A possibilidade de armazenar todos os seus cartões de débito e crédito em uma carteira digital traz muita praticidade e segurança. Afinal, não é preciso que você tire todos os cartões do bolso para fazer um pagamento.
Dados mais seguros
Outro benefício em usar o Apple Pay é a segurança, que é maior por conta da autenticação realizada pelo Face ID ou o Touch ID. Ela serve para garantir que o pagamento está sendo feito pelo dono do cartão e não por terceiros.
Dessa forma, mesmo que outra pessoa esteja com seu smartphone, não é possível finalizar o procedimento sem a autenticação.
Disponível em vários dispositivos
É muito comum que a ferramenta seja utilizada no Iphone, mas é preciso destacar que diversos outros dispositivos da marca contam com a carteira digital. Os usuários podem usar o iPad, Mac e até mesmo o Apple Watch.
Pagamento de compras online
No mundo atual, as compras online crescem diariamente. Com o Apple Pay, os usuários podem fazer o pagamento de maneira mais rápida, deixando o processo ainda mais prático.
Passo a passo para usar o Apple Pay
Agora que você já sabe o que é e como funciona o Apple Pay, entenda o passo a passo para cadastrar um cartão no sistema:
- Primeiramente, adicione o cartão no aplicativo ‘Wallet’. Caso você ainda não o tenha, saiba que é possível fazer o download na Apple Store;
- Em seguida, toque no botão ‘Adicionar’, localizado no canto superior direito da tela;
- Toque em ‘Continuar’
- Com a câmera, escaneie os dados do cartão a ser cadastrado. Se preferir, toque na tela para inserir as informações manualmente. Verifique se elas estão corretas e confirme para prosseguir;
- A verificação de propriedade do cartão deve ser realizada para que você possa continuar com o cadastro. O Wallet fornecerá as informações se o procedimento será por meio do aplicativo do banco ou por SMS.
- Por fim, espere a ativação do cartão, que pode ser confirmada com o recebimento de um SMS;
Pronto! Seu cartão está disponível para uso na sua carteira digital.
Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona o Apple Pay? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero
0 respostas para “Como usar o Apple Pay?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios