FinanzeroBlogCrédito

Devo pedir empréstimo em nome do meu companheiro(a)?

Devo pedir empréstimo em nome do meu companheiro(a)?

Compartilhe esse post:
empréstimo em nome do meu companheiro

Se você já tiver se perguntado: “será que é uma boa ideia fazer um pedido de empréstimo em nome do meu companheiro(a)”, este post é para você

Uma das etapas mais importantes na hora da contratação de um empréstimo é a chamada análise de crédito. É nela que os bancos avaliam seu potencial para pagar as parcelas em dia, calculam os riscos e determinam não só se vão emprestar a grana, como também quais serão as taxas de juros, em caso de aprovação.

Nesse sentido, um dos fatores que mais pesam na decisão das instituições financeiras é seu histórico de pagador, isto é, quanto melhor o seu score de crédito, menores as taxas cobradas.

Por isso mesmo, se você está negativado, é natural se perguntar o que vale mais a pena: pegar empréstimo com nome sujo ou fazer o pedido do empréstimo em nome do meu companheiro(a)?

Dependendo do motivo do empréstimo online e do score da outra pessoa, solicitar uma linha de crédito pode ser mais vantajoso. Seja como for, é importante destacar que só ela poderá fazer o pedido de crédito, assim como será responsável pelo pagamento das parcelas. A seguir, saiba mais sobre o assunto.

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

Empréstimo pessoal em nome de outra pessoa é crime!

De acordo com as leis brasileiras, usar a identidade de outra pessoa para obter benefícios é considerado crime de falsidade ideológica. Além disso, quando a falsificação é feita com o objetivo de obter vantagens econômicas, ela pode ser caracterizada como estelionato, sujeita a entre 1 e 5 anos de reclusão.

Ou seja: em hipótese alguma, você pode usar o nome de outra pessoa para pedir um empréstimo, independentemente do seu grau de parentesco com ela. Mas, então, como é possível pedir crédito em nome do(a) companheiro(a) que está com nome limpo?

A resposta é simples: basta que ela aceite e assuma os riscos de pedir um empréstimo no seu lugar. Isso é possível porque uma das características do empréstimo pessoal é não precisar dar uma justificativa sobre o uso do dinheiro. Logo, nada impede que seu parceiro ou parceira consiga o dinheiro na hora para emprestá-lo a você.

No entanto, é imprescindível que ele esteja ciente, e mais, que ele mesmo faça o pedido. Até porque é ele que o banco ou financeira irá procurar em caso de problemas ou de atrasos.

Por isso, mesmo no empréstimo online, empresas sérias como a FinanZero fazem questão de pedir uma série de documentos, além de “selfie” para comprovar a identidade de quem está contratando o serviço.

Somente o titular do empréstimo é responsável pelo pagamento

Vamos imaginar que, em algum momento, você precisou de um empréstimo na hora e alguém da sua família topou pedir o crédito por você para obter taxas mais vantajosas. Não importa qual tenha sido o acordo entre vocês — encarregar-se do pagamento dos boletos, transferir o dinheiro até a data de vencimento, etc. —, o boleto sempre será emitido em nome da pessoa que fez a solicitação.

Sendo assim, digamos que, no meio do caminho, você ficou sem grana por algum motivo e não pôde mais fazer o pagamento das parcelas, é ela quem poderá ficar com o nome sujo. E o inverso também é verdadeiro: se você pedir empréstimo em nome de alguém e a pessoa não puder pagar por qualquer motivo, é o seu nome que está em jogo!

E o inverso também é verdadeiro: se você pedir empréstimo em nome de alguém e a pessoa não puder pagar por qualquer motivo, é o seu nome que está em jogo!

Quando pedir empréstimo em nome do(a) companheiro(a) vale a pena

A esta altura, já deu para entender que pedir um empréstimo em nome de alguém é uma questão de responsabilidade e de confiança. No entanto, até agora, nós falamos em situações em que só uma das partes precisa de um empréstimo, mas existem muitos casos em que o dinheiro será usado para benefício de todos.

É o que acontece quando uma família quer investir em um novo negócio, fazer uma viagem, pagar pela reforma do apartamento, entre outros exemplos.

Caso você e seu companheiro precisem de um empréstimo por qualquer motivo, não tenha dúvidas! O mais vantajoso é fazer o pedido em nome daquele que está com o nome limpo e que tem o melhor score de crédito. Lembrando que outros fatores, como renda e estabilidade financeira, também influenciam as taxas e a aprovação.

Crédito para negativado existe e pode ser uma opção!

Caso você não esteja em uma relação estável ou, por qualquer razão, não se sinta confortável para pedir que alguém solicite um empréstimo por você, ou para usar seu nome para pedir crédito para alguém, saiba que pessoas com o nome sujo também podem conseguir um empréstimo, inclusive para colocar as contas em dia!

É verdade que, no crédito para negativado, as taxas costumam ser mais altas, mas pode valer a pena. Afinal, dinheiro nenhum vale colocar em risco ou um relacionamento ou uma amizade.

Ficou com mais alguma dúvida? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Câmara de SP aprova anistia de IPTU para até 750 mil imóveis; entenda

Os vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (25) o projeto de lei que pode conceder anistia a 750 mil imóveis irregulares. S

Ler artigo completo

2 respostas para “Devo pedir empréstimo em nome do meu companheiro(a)?”:

  1. Douglas Teixeira disse:

    E quando não tem ninguém para pedir empréstimo, nem trabalho para comprovar renda, nem casa e nem carro para dar como garantia e o score é baixo. O que devo fazer? Não consigo empréstimo de forma nenhuma para começar um negócio. E aí eu faço o quê? Começo a roubar? Porque até comida já está faltando em casa.

    • Jaqueline disse:

      Eu tinha um relacionamento estavel, ele fez empréstimo em meu nome..nia separamos Agora ele nao quer pagar..o que faço?

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Navegue por:

      Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
      PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
      Solicite seu empréstimo