Uma das maiores perguntas que um empreendedor tem é: ‘Como financiar o crescimento do meu negócio? Dinheiro próprio? Nem sempre se tem essa opção. Empréstimo pessoal, dando o imóvel ou o carro como garantia? Mas se não funcionar, como fica a vida depois? Empréstimo para a empresa, sem garantias? É possível? Sim, mas não é fácil.

Onde conseguir empréstimos sem garantia?

A primeira resposta, e mais tradicional, é junto aos bancos e instituições financeiras. Bancos como Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil têm sido os principais concedentes de empréstimos para pequenas e médias empresas. Em 2018, esses bancos juntos concederam R$ 1,46 trilhões em crédito para pessoas jurídicas.

Empréstimos para pessoa jurídica costumavam ser feitos apenas através de bancos e instituições financeiras, no entanto, com o avanço da tecnologia e a evolução da regulamentação, surgiram empresas que buscam através de inovações e algoritmos facilitar o processo de realização do empréstimo, as chamadas fintechs, possibilitando também um maior acesso ao crédito aos pequenos e médios empreendedores.

Atualmente, o processo de empréstimo ocorre  de forma totalmente online e sem a necessidade da apresentação de garantias reais por parte da sua empresa.

Planejando o seu empréstimo sem garantias

A decisão de tomar crédito é importante e deve ser tratada com muito cuidado pelo empreendedor. Com um bom  planejamento financeiro, você deverá saber quanto dinheiro realmente precisará e como irá utilizar esse dinheiro.

Tendo esses dois objetivos definidos você terá um melhor embasamento para conversar com os analistas de crédito que irão te auxiliar e tirar suas dúvidas. Além disso, para que um empréstimo não comprometa a saúde fiscal da sua empresa, ele nunca deve ser feito sem a devida organização financeira.

Por isso apresentaremos alguns pontos relevantes que devem ser levados em consideração no momento da tomada de decisão de solicitação do empréstimo:

Finanças pessoais

É importante ter em mente como vão suas finanças pessoais, suas contas enquanto pessoa física, pois, mesmo o empréstimo sendo feito em nome da pessoa jurídica, instituições financeiras consultarão as contas dos sócios da empresa.

Assim, antes de solicitar um empréstimo, deve-se buscar resolver questões pessoais para que isso não seja um impeditivo ao longo do processo.

Tenha em mente os juros e CET cobrados

Será que os juros cobrados cabem no seu bolso? A medida que os juros do empréstimo aumentam, o valor da parcela devida todo mês também aumenta. Procure ter em mente quanto a sua empresa está lucrando mês a mês, lembrando sempre de levar em conta o valor da parcela do empréstimo sem garantias solicitado.

Sua empresa consegue de pagar regularmente as parcelas?

Para garantir que todos os cálculos e projeções financeira estejam corretas, é recomendável buscar o apoio da sua assessoria contábil e, para ajudar na organização, buscar o apoio de suas planilhas de organização financeira. Isso ajudará no momento de contrair o empréstimo e também no decorrer do pagamento das parcelas.

Não se assuste: o mercado de empréstimo sem garantias está maior

Hoje em dia, com o surgimento das fintechs, empresas de tecnologias voltadas para finanças que surgem com a finalidade de usar toda inteligência e inovações para oferecer serviços de melhor qualidade do que é comumente oferecido no mercado, realmente ocorreu uma quebra de paradigmas no setor de serviços de créditos, possibilitando a realização de empréstimos sem garantias.

O procedimento é feito completamente online, dispondo todas as taxas em sua simulação de crédito, sem causar nenhuma surpresa no momento do pagamento, e possibilitando que sua empresas se programe antecipadamente e de forma estruturada para honrar com o compromisso estabelecido ao solicitar um empréstimo, mesmo que não exija garantias.

Conseguindo empréstimo sem garantias

  • Primeiramente, é imprescindível regularizar sua situação e estar com o “nome limpo” , busque possíveis dívidas possam existir tente quita-las, as instituições financeiras as levarão em conta no momento da análise de crédito.
  • O processo de solicitação de crédito costuma ser simple e rápido quando realizado em parceria com fintechs, como por exemplo, a BizCapital. Basta preencher um formulário online informando a quantia que a sua empresa necessária, a motivação desse pedido (seja capital de giro; compra de equipamentos; compra de estoque ou marketing e vendas).
  • Após essa etapa, você será solicitado a inserir seus dados pessoais, como o seu nome completo e CPF; os dados da empresa, CNPJ e faturamento mensal, e, então, pronto! O seu pedido foi enviado e será avaliado em, no máximo, até 2 dias úteis.Hoje em dia, pedir um empréstimo sem garantias não é algo extraordinário e são uma ótima solução para empreendedores de pequeno e médio porte, basta planejar bem a operação para que não se torne um problema, afinal, será um empréstimo e vem acompanhado de diversas parcelas a serem quitadas.