FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Extrato bancário: o que é, para que serve e como obter

Extrato bancário: o que é, para que serve e como obter

Compartilhe esse post:

O extrato bancário é um documento que apresenta todas as movimentações realizadas em uma conta corrente, poupança ou de pagamento.

Também conhecido como demonstrativo, o extrato bancário é um documento que pode ser emitido por qualquer pessoa que tem conta corrente, poupança ou de pagamento, seja em bancos tradicionais, fintechs e/ou plataformas de pagamentos. O acesso ao extrato, inclusive, é um direito do consumidor, sendo assim, as empresas não podem negar a emissão do documento.

Dessa forma, o extrato bancário é de suma importância para os clientes acompanharem a entrada e saída de dinheiro de suas contas, a fim de atingir melhor organização financeira. Além disso, o documento é considerado uma boa ferramenta para identificar movimentações suspeitas, como golpes ou clonagem de cartão, já que todas as operações realizadas serão apresentadas no extrato.

Extrato bancário digital: o que significa PDF?

O que é extrato bancário?

O extrato bancário, como dito inicialmente, é um documento emitido pelos clientes, e nele constam todas as informações referentes ao movimento da conta, como pagamentos, saques e transferências efetuados, bem como dinheiro recebido através de operações similares. Portanto, através do extrato bancário é possível consultar as movimentações de períodos específicos, que abrangem dias, meses e até anos.

Quais são os tipos de extratos bancários?

Ao solicitar um extrato bancário, o cliente conta com três principais tipos: o comum, o mensal consolidado e o anual consolidado. As informações apresentadas por eles, de modo geral, são semelhantes, o que os difere é a perspectiva oferecida por cada modelo, pois o período abrangido varia em cada um deles, bem como alguns detalhes sobre as movimentações.

Extrato bancário comum

O extrato bancário comum, como o próprio nome indica, é um demonstrativo tradicional em que o correntista define o período que deseja consultar. Logo, é possível emitir o documento referente aos últimos dias ou meses, ou ainda personalizar uma data de início e fim para emissão do documento.

Para obtê-lo, normalmente, é possível utilizar o Internet Banking, aplicativo e/ou caixas eletrônicos da instituição. A emissão costuma ser gratuita quando feita de forma digital, por outro lado, quando obtido através dos caixas eletrônicos, é possível que haja um limite de extratos que podem ser emitidos gratuitamente.

O que é extrato anual de tarifas e encargos do Santander?

Extrato bancário mensal consolidado

O extrato mensal consolidado abrange todas as operações realizadas no período de um mês fechado. A principal diferença entre o consolidado e o comum, no entanto, é que este é considerado mais completo, pois traz informações mais detalhadas acerca das movimentações registradas na conta.

Além disso, é comum que haja algum tipo de cobrança por parte das instituições para a emissão do extrato mensal consolidado, e a solicitação pode ser feita através dos canais digitais, como Internet Banking e aplicativo ou, em alguns casos, pelo telefone.

Extrato bancário anual consolidado

O extrato bancário anual consolidado é semelhante ao consolidado mensal, citado anteriormente, pois também abrange um período fechado, neste caso um ano, e constam todas as movimentações realizadas na conta de forma detalhada. Entretanto, o anual apresenta informações referentes ao ano fiscal, que começa no dia 01 de janeiro e termina em 31 de dezembro.

Para obtê-lo é possível utilizar os canais digitais ou entrar em contato com a Central de Atendimento. A emissão, no entanto, é gratuita, pois o documento pode ser utilizado no preenchimento da Declaração Anual de Imposto de Renda.

Holerite: o que é, para que serve e qual a sua importância?

Para que serve o extrato bancário?

O extrato bancário é emitido pelo cliente, contudo, possui informações geradas através do sistema da instituição em que o mesmo possui conta, logo, é considerado um documento importante e aceito em diversas circunstâncias. Além disso, conforme já mencionado, o extrato é útil para ajudar a manter a vida financeira organizada e consultar a movimentação da conta.

Portanto, de forma resumida, o extrato bancário serve para:

  • consultar a movimentação financeira e identificar possíveis golpes;
  • comprovar renda durante a solicitação de serviços financeiros, como empréstimos, financiamentos e abertura de contas;
  • realizar um planejamento financeiro, pois facilita a consulta ao histórico de gastos;
  • comprovar a efetivação de pagamentos e transferências.

O que deve constar em um extrato bancário?

Deve constar no extrato qualquer tipo de movimentação na conta, seja de entrada ou saída de dinheiro, não importando a origem ou destino do recurso. Dessa forma, são mostrados valores referentes a:

  • saques;
  • transferências realizadas e recebidas;
  • operações via Pix;
  • pagamentos via cartão;
  • pagamentos de contas;
  • rendimentos da conta, caso haja;
  • desconto de serviços e anuidade, caso haja.

Como sacar dinheiro do Caixa Tem?

O que significam os códigos do extrato?

As movimentações na conta são apresentadas no extrato bancário através código e siglas, portanto, para entendê-las, é preciso interpretar o extrato. Por isso, a seguir mostramos os principais códigos e siglas presentes no documento e seus significados.

Letra C ou (+): crédito, isso é, entrada de dinheiro na conta, independente da origem.
Letra D ou (-): débito, portanto, saída de dinheiro, seja por saque, compras e afins.
C/C: conta corrente.
C/I: conta investimento ou conta poupança.
TB: transferências bancárias.
TBI: transferências bancárias via internet.
TED ou DOC: transferência entre bancos diferentes feita eletronicamente.
DEP. CH.: quando é feito um depósito em cheque, contudo, não significa que o saldo já está liberado.
DEP. DINH.: quando é feito um depósito em cheque e, assim como no anterior, pode não estar liberado.
EST. CP ELO: significa que foi feito um pedido de estorno de uma compra no Cartão Elo. Essa solicitação pode ter sido feita pelo comprador ou de forma automática pelo sistema.
PGTO., PAG., PAGTO. OU PG. COBRANÇA: todas essas siglas representam o pagamento de boletos bancários, como despesas pessoais, faturas de cartão de crédito e afins.
DA: débito automático.
IOF: Imposto sobre Operações Financeiras.
TRF ou TAR: tarifa mensal de serviços, como algum pacote contratado ou anuidade do cartão.
ENC: quando as tarifas são lançadas como encargos.

Quais são os documentos para contratar um refinanciamento de imóvel?

Extrato bancário serve como comprovante de renda?

Sim, o extrato bancário é um dos principais documentos utilizados para comprovar renda. De modo geral, para utilizá-lo como comprovante, é necessário apresentar uma versão que consta com as movimentações dos últimos 90 dias. Caso não seja possível, outra possibilidade é emitir três extratos bancários, sendo cada referente a um mês, desde que sejam três meses seguidos e os mais recentes.

Como tirar um extrato bancário?

Atualmente é possível obter o extrato bancário de diversas formas, como através de canais digitais, vide Internet Banking e aplicativo, presencialmente nos caixas eletrônicos de uma das agências e, em alguns casos, também é disponibilizado via ligação telefônica.

Aplicativo

Uma das formas mais comuns de obter o extrato bancário, principalmente o comum, é por meio do aplicativo das instituições. Nele, de modo geral, basta buscar pela opção “Extrato”, que pode ser digitada na lupa de pesquisa. Ao acessá-lo, serão apresentadas as movimentações mais recentes, então, basta especificar o período que deseja consultar, que pode ser, por exemplo, dos últimos 7, 21, 30 ou 90 dias, ou definir uma data personalizada. Em alguns casos, também é possível baixar o documento em formato PDF, comumente solicitado nos pedidos de empréstimos e outros serviços.

Internet Banking

Outra forma de obter o extrato bancário é através do Internet Banking das instituições. Para isso, é preciso que o cliente realize login na plataforma através dos dados bancários ou mediante CPF e senha. Além disso, há empresas que exigem a instalação de um software de segurança no computador, para então acessar a conta.

Na tela inicial do Internet Banking, basta procurar pela opção “Saldos e Extratos” ou “Extrato”, então, serão apresentadas as movimentações mais recentes, assim como no aplicativo. A partir daí, há a possibilidade de consultar em ordem cronológica ou especificar uma data ou período para consulta. Este serviço permite aos clientes que o extrato bancário seja salvo no computador em formato PDF.

Telefone

Apesar de não ser uma opção oferecida por todas, algumas instituições permitem que a consulta ao saldo e ao extrato seja feita através do telefone. Neste caso, o cliente deve entrar em contato através da Central de Atendimento e solicitar o serviço.

Caixa eletrônico

Opção considerada mais tradicional para tirar o extrato bancário, os clientes também podem recorrer aos caixas eletrônicos, disponíveis em agências bancárias e na rede Banco24Horas. Quem preferir os caixas eletrônicos, contudo, deve ficar de olho no número limite de extratos impressos que podem ser emitidos, pois caso ultrapasse, é cobrada uma taxa.

Como funciona o Pix Parcelado?

O que é um extrato bancário digital?

O extrato bancário digital funciona como um extrato bancário comum, emitido nos caixas eletrônicos. A diferença é que este é emitido através dos canais digitais, como Internet Banking e aplicativo, enquanto o extrato bancário tradicional é gerado nos caixas eletrônicos.

Na prática, o extrato bancário digital é comumente utilizado na solicitação de serviços financeiros online, como acontece ao solicitar um empréstimo com a FinanZero ou realizar o pedido de um cartão de crédito com uma fintech, por exemplo. Isso porque, como dito inicialmente, o extrato pode ser apresentado como forma de comprovar renda nesses tipos de operações.

Ficou com mais alguma dúvida sobre extrato bancário? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como sacar dinheiro do Caixa Tem?

Caixa Tem: veja e saiba como sacar os benefício sociais e trabalhistas depositados na conta […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Extrato bancário: o que é, para que serve e como obter”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo