Horário de funcionamento dos bancos é diferente dos comércios nesses dias, confira o horário dos dois tipos de estabelecimento

Estabelecimentos de todo tipo costumam funcionar nos dias 31 e 24 de dezembro até meio dia e não abrir nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro. Embora isso aconteça em muitas empresas, o comércio normalmente funciona até um pouco mais tarde, por conta das compras de última hora.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos devem funcionar pelo menos duas horas no dia 24. Além disso, também disse que dia 30 de dezembro será o último dia útil bancário do ano com horário de funcionamento normal. Dia 31, diferente do dia 24, não terá horário de atendimento em agências.

Horário de funcionamento dos bancos

O horário de funcionamento dos bancos é um pouco diferente, no dia 24 as agências que seguem horário de Brasília devem funcionar de 9:00 às 11:00. Os estados que seguem esse horário são:

  • Todos os estados da região sudeste, ou seja, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo;
  • Os estados da região centro-oeste, bem como o Distrito Federal;
  • Em seguida, os estados da região Sul;
  • Além disso, o Tocantins também segue esse horário

De acordo com a Febraban, as agências tem liberdade com o horário do dia 24. Desde que tenham atendimento mínimo de duas horas. As agências dos estados com diferença de três horas de Brasília devem funcionar de 7:00 às 9:00. Mas nos demais estados o atendimento deve ser de 8:00 às 10:00.

Sampa Week: como aproveitar as promoções?

Nesse meio tempo em que as agências não abrem, dias 25 e 31de dezembro e 1° de janeiro, as contas que vencerem podem ser pagas no próximo dia útil.

Se acaso você precisar resolver qualquer tipo de problema com o banco nesses dias, a Febraban indica que você use os canais do banco. Procure o atendimento online ou por telefone, por exemplo.

Se precisar fazer alguma transação, considere usar o app do seu banco ou usar o site. Mas não esqueça de não deixar senhas anotadas no celular, por questões de segurança. Além disso, atendimentos que não precisem de uma pessoa ainda podem acontecer. Se você precisa pagar qualquer boleto, isso pode ser feito num caixa eletrônico.

Natal: dicas de presente por até R$ 50

Funcionamento de comércios

Devido a pandemia do Covid-19 os horários de funcionamento do comércio estão reduzidos, mas devem ser ampliados para as compras de natal e ano novo. Isso acontece para evitar aglomerações, alguns acreditam que com horário maior as pessoas terão mais tempo, e assim sendo, a tendência é que o volume de pessoas fica mais bem distribuído ao longo do dia.

Em São Paulo por exemplo, os shoppings voltam para 12 horas diárias, logo após voltar para a fase amarela. O anúncio foi do secretário de saúde e esse novo horário começou no dia 12 e continua por 30 dias, podendo ser prorrogado. Entretanto a capacidade de 40% de funcionamento continua.

Enquanto no Rio de Janeiro o prefeito Marcelo Crivella, preso no dia 22 de dezembro, e o governador interino anunciaram que o funcionamento dos shoppings e centros comerciais será de 24 horas, por todo o mês de dezembro.

Já os shoppings do grande Recife devem ter horário estendido após autorização do estado. Os horários devem mudar e shoppings e comércio de rua podem funcionar de 9:00 à meia noite. As mudanças também vêm para evitar aglomerações.

Em Porto Alegre a prefeitura apresentou um decreto que altera horário de funcionamento de shoppings e comércio de rua. Agora ambos podem atender das 6:00 as 20:00, ampliando o intervalo em quatro horas.

E em Cuiabá, pro fim, os horários serão ampliados até 22:00 e podem funcionar até as 23:00 em dias determinados antes.

Confira: Quem não paga IPVA em 2021?

Se puder dar preferência por compras online e usar app ou site do banco e evitar aglomerações faça isso.

Além disso, se ficar com dúvidas nos pergunte nos comentários!

E, por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.