Por que meu Cadastro Positivo está bloqueado?
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O Cadastro Positivo reúne informações sobre o histórico de pagamento do consumidor em diversas empresas e instituições financeiras.
O Cadastro Positivo foi criado em 2011, contudo, após entrar em vigor a Lei Complementar n° 166, em 2019, tornou-se automática a inclusão de pessoas físicas e jurídicas que possuíam qualquer tipo de serviço financeiro contratado. sso significa que todos os consumidores que têm empréstimos, financiamentos, compras a prazo e, até mesmo, contas de consumo, por exemplo, são incluídas no Cadastro Positivo.
Esse cadastro, vale ressaltar, reúne informações referentes ao histórico de pagamentos do consumidor em todos os serviços vinculados a seu nome, portanto, aponta se há incidência de atrasos ou se os valores são quitados dentro do prazo de vencimento. Com isso, de acordo com as empresas responsáveis pela gestão dos dados, o intuito é criar um perfil de consumidor, que aponta se se trata de um bom ou mau pagador perante o mercado.
Como o Cadastro Positivo impacta no score?
Como o Cadastro Positivo impacta no Score?
Conforme mencionado, o Cadastro Positivo tem o intuito de reunir todas as informações referentes aos pagamentos realizados pelo consumidor, sendo eles os efetuados dentro e fora do prazo. A partir daí, cria-se um histórico de bom ou mau pagador, que será analisado pelas empresas e instituições financeiras no momento da análise de crédito, considerando o comportamento financeiro do cliente junto ao score de crédito.
Essas informações, por sua vez, são de responsabilidade de empresas privadas e homologadas pelo Banco Central do Brasil, os Gestores de Bancos de Dados (GBDs), também conhecidos birôs de crédito, como é o caso do Serasa e SPC Brasil.
Sendo assim, todas as instituições que concedem crédito ou realizam transações comerciais e empresariais devem se adequar ao Cadastro Positivo e enviar as informações de seus clientes aos GBDs.
Quais informações são utilizadas no Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo utiliza informações referentes a qualquer tipo de contrato vinculado ao consumidor, como financiamentos e empréstimos, compras a prazo, contas de consumo, como água, luz e internet, assistência médica e odontológica, mensalidades escolares e cartões de crédito.
A partir desses serviços, obtêm-se informações como:
- valor total de cada serviço/compra;
- valor e quantidade de parcelas, caso haja;
- data de vencimento;
- dados pessoais;
- data de pagamento de cada tipo de conta.
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Como saber se faço parte do Cadastro Positivo?
Como explicado inicialmente, desde 2019, quando passou a valer a Lei Complementar n° 166, a participação do consumidor no Cadastro Positivo é automática. Logo, qualquer pessoa física ou jurídica que possua vínculo comercial ou de crédito com empresa ou instituição financeira foi incluída no sistema.
Além disso, vale ressaltar que o envio de informações do cliente aos birôs de crédito por parte dessas empresas e instituições financeiras também tornou-se obrigatória. Esses dados, inclusive, ficam disponíveis por, no máximo, 15 anos, conforme estipula a própria lei. Passado esse período, as informações são automaticamente excluídas do sistema.
Por que meu Cadastro Positivo está bloqueado?
Quando o consumidor acessa o seu Cadastro Positivo e se depara com a informação de que está bloqueado, significa que o cadastro está ativo, as informações estão sendo repassadas aos birôs de crédito e, também, impactando no score de crédito. Entretanto, por solicitação do próprio consumidor, está bloqueado para o mercado, ou seja, as instituições financeiras e demais empresas não conseguem consultar as informações contidas.
No entanto, se o consumidor não tiver feito o bloqueio e desejar que os dados sejam visíveis para o mercado, pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Serasa ou SPC Brasil e solicitar o desbloqueio.
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