Tem dias – ou meses – em que a gente anda muito atarefado. É trabalho, relacionamento, família, amigos, a correria do dia a dia… e tudo o que acontece na sua vida pode fazer com que você se esqueça da coisas básicas, como beber água ou pagar um boleto. Saiba agora quais os benefícios e malefícios de pagar os boletos em débito em conta!

Entenda mais sobre o assunto sobre pagar boletos em débito em conta…

Beber água você pode compensar depois – 2 litros diários, hein?-, mas o esquecimento de uma conta pode te dar mais dor de cabeça do que a pele ressecada. Quanto mais você atrasar um pagamento, maiores são as chances do seu nome ficar sujo, o seu score diminuir e isso atrapalhar diversas áreas da sua vida. E tudo isso por causa de um boleto esquecido! Ninguém merece, né?

Para evitar esses problemas, é legal conferir os benefícios do débito automático em conta. Não gaste sua memória quando sua instituição financeira pode te ajudar com isso.

Espera aí, mas o que é o débito automático e seus beneficios?

O débito automático é uma modalidade oferecida pelas instituições financeiras em que, mediante o seu pedido, o valor da sua fatura é descontado automaticamente da sua conta. Você seleciona a data – de preferência, a data de vencimento do boleto – e deixa registrado na sua conta corrente. Assim, quando chegar o dia, ele vai descontar automaticamente e seu boleto será pago. Pronto!

Ele é ótimo para facilitar a sua vida, é totalmente gratuito e oferecido por todas as instituições financeiras. O mais legal é que algumas empresas oferecem descontos para quem optar pelo débito automático. Por menor que seja, ter um desconto é sempre bom, né?

 Além de ter a possibilidade de diminuir o valor, alguns bancos também oferecem um sistema de pontuação, que pode ser trocado por brindes, viagens, produtos e mais. Procure saber quais são os benefícios oferecidos pelo seu banco e não perca tempo. 

Claro que nem tudo são rosas. O débito automático tem poucas, mas importantes desvantagens que podem te prejudicar bastante se não prestar atenção. Primeiro que, como o dinheiro é retirado automaticamente da sua conta, é necessário ter dinheiro nela. Caso ela esteja vazia, será debitado automaticamente, o que pode te levar para a armadilha do cheque especial.  Então se atente quanto os benefícios e malefícios de pagar os boletos em débito em conta.

Por isso, mesmo que a conta seja paga automaticamente, o planejamento segue sendo essencial para que sua conta esteja abastecida nas datas corretas. Se possível, evite o cheque especial como modalidade de crédito.

Débito Automático em conta é bom pra quem?

Usar o débito automático é bom para os mais esquecidinhos, porém, se você é uma pessoa mais organizada, com uma vida financeira mais estável, não há necessidade de recorrer a essa alternativa. Pode acontecer de alguma cobrança indevida cair no seu colo, e aí é um pequeno transtorno para recuperar. Portanto, se você não vê necessidade, continue pagando suas contas normalmente, na data de vencimento e o valor cheio. 
Dessa forma você pode medir os benefícios e malefícios de pagar os boletos em débito em conta.

O importante é lembrar sempre de pagar as suas contas em dia. Se acha arriscado colocar no débito automático, vale colocar o despertador no celular, anotação na agenda, post-it espalhado pela casa – o que funcionar para evitar atrasos. 

As contas recomendadas para entrarem nessa lista são as rotineiras e mensais, que você sempre terá que pagar: aluguel, luz, água e qualquer outra que esteja dentro da sua lista. É uma forma de facilitar a sua vida, mas sempre tomando muito cuidado. Afinal, com dinheiro não se brinca, não é?

Procure sempre manter a sua vida financeira estável e segura, entendo os benefícios e malefícios de pagar com o débito automático. Controlando os seus gastos e lucros e nunca deixando para “resolver depois”. Para entrar em problemas mais chatinhos é bem fácil, e muita coisa pode ser evitada com um pouco de atenção.

Caso queira mais dicas de como se organizar financeiramente, navegue pelo blog da FinanZero. Aqui, estamos sempre dando dicas de como guardar o seu dinheiro, onde fazer investimentos, as melhores formas de pegar empréstimos e outros conteúdos pensados no seu benefício. Divirta-se e cuide da sua saúde financeira, sabendo agora quais os benefícios e malefícios de pagar os boletos em débito em conta!