Qual é o melhor momento do ano para pegar meu empréstimo?
Índice de conteúdo
Todo pão-duro sabe: nada melhor do que aproveitar as liquidações de começo de ano, logo após o Natal. Ou comprar ovos de chocolate só depois que o domingo de Páscoa já passou. De fato, a experiência nos ensina que, quando o objetivo é economizar, existe um momento certo para tudo.
Como prova, basta pensar naquele amigo que sempre aproveita promoções em viagens fora do período de férias escolares. Mas, e quando o assunto é crédito, você já se perguntou qual é o melhor momento do ano para pegar o seu empréstimo?
Assim como com todos os outros aspectos da vida, aqui na FinanZero nós acreditamos que existe sim o momento ideal de se comprometer com as parcelas de um empréstimo. No entanto, ele tem muito mais a ver com o seu planejamento do que com datas específicas, como veremos a seguir. Saiba o que levar em conta na hora de decidir!
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
Afinal, existe uma data em que as taxas de juros são mais vantajosas?
Como regra geral, a variação nos preços ocorre de acordo com a lei da oferta e da demanda. Isto é: quanto maior é o número de pessoas interessadas em um produto ou serviço, mais caro ele tende a se tornar.
É por isso que ir para a praia em um feriado prolongado no verão costuma ser bem mais caro do que fazer essa mesma viagem em um fim de semana comum, na primavera. Da mesma forma, o preço das bebidas sobe durante o Carnaval e assim por diante.
Já no caso dos empréstimos, embora seja comum ouvir falar deles em determinadas épocas — como no começo do ano, para pagamento de impostos —, eles são requisitados o ano todo. Mas, não é só isso! Na verdade, as taxas de juros são calculadas com base em diversos outros fatores.
Dentre os quais estão o prazo para pagamento do empréstimo online e o risco de inadimplência, o que muda não só de cliente para cliente. E também de acordo com o momento de cada um. Por exemplo: pedir um crédito quando seu score de crédito está nas alturas é mais vantajoso do que solicitar o mesmo empréstimo estando negativado.
Respondendo à pergunta, não existe uma data específica do ano em que as taxas de juros são mais vantajosas. O melhor momento para pedir crédito é aquele que está de acordo com o seu planejamento e situação financeira atual.
3 dicas para encontrar o seu melhor momento
Falar que não existe um período do ano em que as taxas são mais vantajosas é diferente de dizer que não existe um momento ideal para pedir um empréstimo. Nesse sentido, claro que nada impede que você faça uma simulação quando bem entender. No entanto, para tirar melhor proveito do crédito, assim como para assegurar o pagamento em dia das mensalidades, separamos algumas situações em que o empréstimo se torna realmente vantajoso.
Qual o melhor momento do ano para pegar meu empréstimo?
Em geral, quando pedimos um empréstimo é porque temos um objetivo em mente. Como sair do cheque especial, limpar o nome, fazer uma reforma em casa, pagar pelos estudos ou viajar com a família nas férias.
Mas, antes de fazer o pedido de crédito, é importante fazer as contas e se perguntar de quanto exatamente você precisa e como (e quando) vai aplicar esse dinheiro.
Do contrário, você corre o risco de a grana ser insuficiente para tirar os seus planos do papel. Ou o inverso: você pagar juros à toa por um dinheiro do qual não precisava no momento.
Qual o melhor momento do ano para pegar meu empréstimo?
Pensando na dica acima, o melhor momento para conseguir um empréstimo na hora é quando você precisa e sabe o que fazer com ele. Mas, de nada adianta usar o crédito para limpar seu nome para logo em seguida se enrolar com as contas novamente, atrasando o pagamento das parcelas.
Por isso, se você acha que o empréstimo pode ser a resposta para os seus problemas, o primeiro passo é definir de quanto você precisa.
Em seguida, monte uma planilha de controle financeiro, veja quanto sobra de dinheiro todo mês e pergunte-se por quanto tempo é provável que você continue com os mesmos gastos e despesas.
Está em uma situação estável e não há grandes despesas pela frente ou você terá condições de arcar com elas sem problemas? Nesse caso, o valor da parcela deve ser inferior ao saldo que fica na sua conta. Lembrando que você sempre pode usar a planilha para descobrir onde pode economizar.
Qual o melhor momento do ano para pegar meu empréstimo?
Digamos que você já sabe o que quer fazer com o dinheiro, fez um planejamento financeiro e encontrou um empréstimo com parcelas que cabem direitinho no seu bolso. Sem dúvidas, esse é o melhor momento para fechar o seu empréstimo, certo?
Pode ser, desde que você tenha pesquisado antes e tenha a certeza de que se trata da opção mais vantajosa em termos de prazo e CET (Custo Efetivo Total). Afinal, por mais que a mensalidade esteja de acordo com o seu orçamento, é muito ruim pagar mais caro por algo que poderia ter saído mais em conta. Por isso, pesquise muito antes de fechar uma proposta.
Ficou com mais alguma dúvida sobre como conseguir dinheiro na hora? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
1 resposta para “Qual é o melhor momento do ano para pegar meu empréstimo?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
CONFIO NA FINANZERO