TED e DOC são maneiras de transferir dinheiro da conta corrente, porém existem algumas diferenças que devem ser levadas em conta na escolha

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC) são tipos de transferências bancárias oferecidas pelas instituições financeiras aos seus clientes para as mais diferentes finalidades, sem precisar sacar o dinheiro da conta.

Tanto para o TED, como para o DOC são necessárias algumas informações de quem receberá o dinheiro. É importante ter cuidado com informações erradas na hora de realizar o pedido, pois a transferência pode não ser completada.

As informações do favorecido para realizar a transferência são:

  • CPF ou CNPJ;
  • nome completo ou razão social, em caso de pessoa jurídica;
  • número ou nome do banco;
  • número da agência;
  • e o número da conta.

Quais as principais diferenças entre TED e DOC?

DOC quer dizer Documento de Ordem de Crédito. Ele é usado como opção para transferências de um banco para outro, com limite máximo de R$4.999,99 e que não tem tanta urgência, pois não cai no mesmo dia. A operação deve ser realizada até às 21h59 para cair no dia útil seguinte. Mas se passar desse horário, o dinheiro vai cair apenas no segundo dia útil após a transferência.

Já o TED quer dizer Transferência Eletrônica Disponível. Ele surgiu para dar velocidade e valor ilimitado para as transações. É possível transferir qualquer valor pelo TED. Com ele, as transferências são feitas e a pessoa recebe o dinheiro em minutos. O dinheiro só cai no mesmo dia se a operação for feita até as 17h ou 18h em alguns bancos. Após isso, o dinheiro cairá no dia seguinte.

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

O que é mais barato TED ou DOC?

Geralmente, os bancos cobram a mesma tarifa tanto pelo TED, como pelo DOC. Entretanto, depende de como a transferência será feita. Pelo aplicativo do banco e pelo internet banking, o valor é mais barato do que presencialmente na agência, ou no autoatendimento, que sai um pouco mais caro.

Como saber se o dinheiro caiu na conta após a transferência?

Caso tenha ocorrido algum erro que impossibilite que a transferência seja concluída, como erro de dados da conta ou conta encerrada, o banco devolve a transferência pro remetente até o próximo dia útil. Mas se o banco não estornar o valor até esse período, quer dizer que a transferência foi concluída com sucesso.

É possível cancelar uma TED ou DOC?

Caso as transações tenham sido agendadas, é possível pedir para o banco o cancelamento. Mas se for feito para cair o quanto antes, não é possível cancelar e nem trocar dados da transação.

Ficou com mais alguma dúvida sobre TED ou DOC? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.