Aqui você consegue esclarecer todas as suas dúvidas sobre a Finanzero e os seus produtos.
Refinanciamento de Veículo
O que acontece se eu atrasar?
O veículo foi dado como garantia do contrato. Em caso de atraso prolongado, o banco pode iniciar o processo de retomada do bem.
Posso receber valor extra (“troco”)?
Sim — no caso de refinanciamento, se seu veículo tiver margem disponível, você pode receber valor adicional.
Qual o prazo máximo?
Até 60 meses de pagamento.
Posso usar moto como garantia?
Sim. O Banco PAN aceita motos como garantia nessa modalidade.
Em quantas vezes posso pagar pelo refinanciamento de veículo na FinanZero?
O pagamento do refinanciamento de veículo varia conforme cada parceiro, visto que contamos com mais de 50. De toda forma, a condição geral oferecida pela FinanZero é de pagamento entre 6 e 48 meses.
É importante destacar que para definir o valor do crédito liberado, a taxa de juros e a quantidade de parcelas, as instituições financeiras realizam uma análise de crédito, procedimento realizado para conhecer melhor o cliente e regulamentado pelo Banco Central.
Por isso, as condições oferecidas em nosso site funcionam como uma média, que levam em consideração todo o nosso leque de parcerias.
O veículo precisa estar quitado?
Algumas parceiras da FinanZero realizam o refinanciamento de veículos que estão com parcelas vigentes, ou seja, que não foram quitados. Contudo, existe um percentual mínimo de quitação do bem, para que ele seja aceito nessa modalidade de crédito.
Sendo assim, o percentual mínimo exigido costuma variar entre 70% e 80% do financiamento, ou seja, é preciso que o consumidor tenha pago, pelo menos, 70% ou 80% do valor total do bem.
Posso perder o veículo se atrasar as parcelas do empréstimo?
Em caso de não pagamento das parcelas do refinanciamento, existe a possibilidade do cliente perder o veículo, já que o bem é utilizado como garantia de pagamento. No entanto, é válido ressaltar que não é benéfico para a financeira que o bem seja tomado.
Isso porque, o automóvel tomado é leiloado e, para isso, há um custo para a financeira. Além disso, o valor da venda costuma ser baixo e envolve um processo burocrático. Logo, o ideal é que o cliente pague as parcelas do refinanciamento em dia.
Quais veículos podem ser refinanciados?
Os veículos aceitos para refinanciamento variam de acordo com a financeira, contudo, os mais comuns são:
- veículos leves, como automóveis, utilitários, motocicletas e caminhonetes;
- veículos pesados, como caminhões, tratores e caminhões-tratores.
Além disso, em alguns casos, também são aceitos veículos marítimos no refinanciamento, então, é possível utilizar bancos e lanchas como garantia de pagamento.
Qual é a diferença entre financiamento de veículo e refinanciamento de veículo?
Apesar do nome parecido, o objetivo de cada operação é diferente, pois o financiamento de veículo se trata da contratação de uma linha de crédito voltada para a aquisição de um automóvel, especificamente. Neste caso, é necessário dar um valor de entrada e a quantia restante é parcelada, de acordo com as necessidades do consumidor.
Por outro lado, no refinanciamento de veículo, também conhecido como auto equity, o consumidor solicita uma quantia emprestada para o banco, financeira ou fintech escolhida e utiliza o veículo como garantia de pagamento. Isso significa que, em caso de não pagamento, a empresa que disponibilizou o crédito obtém a posse do bem.
Além disso, outra diferença entre o financiamento e refinanciamento de veículo é que, enquanto no primeiro o valor deve ser utilizado para adquirir um automóvel, no refinanciamento a quantia pode ser usada para diversas finalidades, como investir num negócio, quitar uma dívida ou pagar a faculdade, por exemplo.
Qual é a diferença entre crédito pessoal e refinanciamento de veículo?
O crédito pessoal, também conhecido como empréstimo pessoal, é considerado uma modalidade menos burocrática, já que para ter acesso à quantia solicitada, normalmente, é preciso somente ser aprovado na análise de crédito. Além disso, no empréstimo pessoal não é necessária nenhuma garantia de pagamento, somente a assinatura do contrato.
O refinanciamento de veículo, por sua vez, é um tipo de empréstimo com garantia, ou seja, é necessário que haja um bem, como imóvel ou automóvel, como garantia de pagamento. A vantagem é que o refinanciamento de veículo permite que o empréstimo chegue até 70% do valor do bem, a depender do caso.
Por isso, o refinanciamento de veículo é indicado para quem busca valores mais altos. Além disso, essa modalidade de crédito conta também com taxas de juros mais baixas, se comparado ao crédito pessoal.
Apesar disso, há uma similaridade entre o crédito pessoal e o refinanciamento de veículo: ambos permitem que o valor tomado seja utilizado para diversas finalidades, como reforma da casa, investimentos no próprio negócio ou uma viagem, por exemplo.