FinanzeroBlogFinanças Pessoais

10 áreas em alta para profissionais autônomos em 2022

10 áreas em alta para profissionais autônomos em 2022

Compartilhe esse post:

Paralelamente ao crescimento de profissionais autônomos no Brasil, há também algumas áreas que estão em alta para 2022.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em um ano 661 mil pessoas passaram a trabalhar por conta própria no Brasil. Ainda conforme a pesquisa, entre fevereiro e abril de 2021, havia pouco mais de 24 milhões de trabalhadores autônomos.

Destes profissionais, 18,19 milhões não possuem registro formal, ou seja, atuam sem CNPJ. Por outro lado, o percentual de trabalhadores autônomos com CNPJ aumentou 5,9%, somando mais de 5 milhões de pessoas.

Junto à ascensão do trabalho autônomo, há também a busca pelas profissões que estão em alta, já que, com isso, é possível buscar áreas que ofereçam maior retorno financeiro aos profissionais. Por isso, separamos a seguir as 10 áreas em alta para profissionais autônomos em 2022.

O que é um trabalhador autônomo?

Antes de tudo, vale lembrar que o profissional autônomo não possui vínculo empregatício com o contratante. Dessa forma, esse tipo de trabalhador é caracterizado por prestar serviços para empresas e pessoas físicas por um período pré-determinado, mas sem direito à carteira assinada, logo, não é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

De modo geral, essa é a principal definição para trabalhador autônomo, contudo, a Lei n°5.890 acrescenta que o trabalhador autônomo é: “o que exerce habitualmente, e por conta própria, atividade profissional remunerada; o que presta serviços a diversas empresas, agrupado ou não em sindicato, inclusive os estivadores, conferentes e assemelhados; o que presta, sem relação de emprego, serviço de caráter eventual a uma ou mais empresas; o que presta serviço remunerado mediante recibo, em caráter eventual, seja qual for a duração da tarefa.”

Acesse e compare as melhores opções de empréstimo para autônomo na FinanZero!

10 áreas em alta para profissionais autônomos em 2022

Ao buscar por áreas para atuação como profissional autônomo, é importante levar em consideração que existem duas vertentes dessa prática, são elas:

Prestação de serviços de profissões não regulamentadas: que são as áreas reconhecidas pela ordem jurídica, mas que não possuem uma legislação específica e/ou não exigem uma formação. A exemplo, há os pedreiros, cabeleireiros, diaristas e etc.

Prestação de serviços de profissões regulamentadas: ao contrário da anterior, essas áreas possuem uma legislação específica, bem como formação, como acontece, por exemplo, aos advogados, nutricionistas, psicólogos, engenheiros e afins.

Tendo essas vertentes em mente, listamos a seguir 10 áreas em alta para profissionais autônomos em 2022.

Coaching e consultoria

O coach é um profissional que atua aplicando os conhecimentos e metodologias do Coaching, com isso, ele é responsável por apoiar e preparar pessoas em diversas áreas, como vida pessoal e profissional.

Da mesma forma, existem também os profissionais que atuam com consultoria em áreas específicas do conhecimento. Na prática, os profissionais que prestam esse tipo de serviço tem o intuito de oferecer suporte especializado para pessoas e empresas, a fim de qualificar o resultado dessas.

E-commerce

Em tradução livre, e-commerce significa comércio eletrônico, que nada mais é do que um modelo de negócio em que produtos e serviços são oferecidos de forma online. Através do e-commerce o profissional autônomo pode expor o seu produto ou serviço, como se fosse uma vitrine, bem como fazer propagandas acerca do mesmo.

Ao fechar um negócio, o processo também é realizado de forma virtual, que pode ter como base de funcionamento diversas plataformas, como uma loja virtual em sites específicos, mais comum na prática do e-commerce, ou ainda marketplace e até mesmo as redes sociais.

Quem tem nome sujo pode pegar empréstimo Caixa Tem?

Produtos artesanais

Diante do aumento no alcance de produtos divulgados na internet, outra opção considerada promissora para 2022 é a produção e venda de produtos artesanais, que podem ser desde alimentos, cosméticos, vestuário e peças artísticas, por exemplo.

Dessa forma, além da possibilidade de vender os itens produzidos em feiras, bazares e festivais, os profissionais autônomos podem contar com a divulgação e venda online, conforme citamos no item anterior, como e-commerce e redes sociais.

Produtos para pets

Dentre os tipos de produtos que podem ser comercializados por profissionais autônomos, há os produtos para pets. Neste caso, é possível revender itens de uma determinada empresa ou franquia para os consumidores finais.

Além disso, outra opção é a produção dos produtos, que pode variar desde brinquedos, coleiras e até mesmo alimentos. Contudo, é válido ressaltar que, em alguns casos, como alimentação, é possível que seja necessário buscar pelo órgão fiscalizador, a fim de manter o negócio regular.

Produtos fitness

Outro segmento que tem se destacado é o fitness e lazer, com isso, há também diversas possibilidades de venda de roupas, acessórios e produtos voltados a esse público, como equipamentos para musculação, acessórios para a prática de esportes ou itens de camping.

Além disso, para quem possui formação, é possível prestar consultorias online ou presencial em diversas áreas ou esportes.

Brechós virtuais

Paralelamente à ascensão dos serviços digitais, surgiram os brechós virtuais, que além de oferecerem valores mais acessíveis, permitem que o consumidor realize uma compra sem sair de casa. Logo, é uma área que tem apresentado crescimento considerável nos últimos anos.

Por parte do profissional autônomo, os brechós virtuais podem ser considerados vantajosos porque não exigem investimento de alto custo, pois não demandam produções do zero, como em produtos artesanais, ou revenda de objetos novos. Além disso, esse modelo de negócio permite que sejam vendidos diversos itens, como roupas, acessórios, objetos de decoração, livros e afins.

Clubes de assinatura

Os clubes de assinatura são empresas que comercializam produtos ou serviços através de entregas periódicas e pré-estabelecidas, que podem ser mensais, trimestrais, semestrais e assim por diante. Além disso, em alguns segmentos é comum que haja curadoria dos serviços ou produtos enviados para os clientes.

Dessa forma, existem clubes de assinaturas de diversos segmentos, como livros, vinhos, produtos de beleza e academia, por exemplo.

Marketing digital

O marketing é considerado atualmente uma área de suma importância para as empresas, já que a partir dele o cliente é atraído e fidelizado, bem como são traçadas diversas estratégias de comunicação e negócio. Mas para isso, é interessantes apostar em treinamentos como o fórmula negócio online, que já é bem validado no mercado.

Sendo assim, uma possibilidade mercadológica para o autônomo é a prestação de serviços na área do marketing. Dentre as atuações mais comuns, estão os redatores, fotógrafos, consultores de marketing digital e designers.

Infoprodutos

Infoprodutos são materiais digitais disponibilizados de forma gratuita ou paga e em diversos formatos digitais, como ebooks, vídeo aulas, apostilas e afins. Portanto, quando um profissional autônomo se torna um infoprodutor, desenvolverá materiais densos e completos sobre um determinado tema.

De modo geral, é comum que o infoprodutor seja especialista no assunto que deseja abordar, pois como falado, os conteúdos costumam ser densos, logo, demandam conhecimento, para que a informação seja transmitida de forma correta e didática.

Serviços por chamada

Com a pandemia, diversos serviços passaram a ser oferecidos de forma online, seja desde uma consulta médica, cursos e até mesmo treinos e exercícios. Com isso, o nicho se intensificou e, atualmente, é considerado uma boa opção para os profissionais autônomos.

Logo, quem possui formação ou conhecimento especializado pode oferecer serviços por chamada em diversas áreas.

Tem mais alguma dúvida sobre as áreas de atuação do autônomo? Deixa nos comentários. Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem tem nome sujo pode pegar empréstimo Caixa Tem?

Quem pode fazer empréstimo pelo Caixa Tem?Como ser aprovado no crédito Caixa […]

Ler artigo completo

0 respostas para “10 áreas em alta para profissionais autônomos em 2022”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo