FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Adiantar o salário vale a pena?

Adiantar o salário vale a pena?

Compartilhe esse post:

Quem deseja adiantar o salário deve se atentar ao desconto em folha de pagamento no mês posterior.

Há situações em que o trabalhador pode lidar com imprevistos que geram despesas e, a depender do contexto e período do mês, não possuir recursos financeiros para arcar. Neste caso, é possível contar com a antecipação de salário, oferecida pelas empregadoras e, também, por instituições financeiras.

Neste texto, explicamos sobre o tema e suas vantagens e aspectos de atenção.

10 dicas de como selecionar uma empresa de consórcio confiável

O que é e como funciona a antecipação de salário?

A antecipação salarial, como o próprio nome sugere, permite ao trabalhador adiantar o recebimento do salário. A operação pode ser feita através do acordo entre empresa contratante e trabalhador e, também, mediante o convênio da empresa junto a uma instituição financeira que disponibiliza a modalidade.

Acordo entre empresa e trabalhador

Nessa primeira opção, o trabalhador tem acesso a uma parte do salário antes do dia do pagamento através de um acordo entre este e a empresa empregadora. Desse modo, a quantia antecipada é descontada na folha de pagamento seguinte, e o funcionário recebe somente a quantia restante. É importante destacar que não há nenhum tipo de incidência de juros ou taxa nessa operação, pois não se trata de um empréstimo, mas o recebimento adiantado do dinheiro que já é de propriedade do trabalhador.

É essencial verificar se a empresa oferece a antecipação salarial, pois não se trata de um procedimento obrigatório, e a empregadora pode estabelecer regras específicas, como percentual máximo de antecipação, que tende a variar entre 20% e 40% do salário integral, por exemplo.

Convênio com instituição financeira

A outra opção é quando a empresa possui convênio com uma instituição financeira, então, o trabalhador solicita a antecipação e, posteriormente, devolve a quantia através do desconto direto em folha de pagamento e com incidência de juros, bem como ocorre com o empréstimo consignado.

Como comprar casa geminada?

Quais as regras para adiantar o salário?

Para adiantar o salário junto à empregadora, o trabalhador deve ter trabalhado, pelo menos, 15 dias no mês referente ao rendimento. Além disso, a quantia somente poderá ser paga pela empresa no dia 15 ou 20 do mês, a depender da regra da mesma.

Adiantar o salário vale a pena?

Qualquer tipo de operação financeira conta com aspectos positivos e negativos, e de modo geral, demanda organização financeira e planejamento. A seguir, listamos os principais fatores sobre adiantar o salário.

O dinheiro pode ser usado de diversas formas

Ao adiantar o salário, o trabalhador pode utilizar a quantia da maneira que preferir, como para pagar alguma despesa de emergência, adquirir um produto ou contratar um serviço, que ao serem pagos à vista, inclusive, têm a possibilidade de gerar desconto.

Não incide juros

Quando a antecipação é feita diretamente com a empregadora, não há incidência de juros sobre a quantia, logo, a operação pode ser mais interessante, se comparada a um empréstimo comum, pois não se tornará uma dívida com aumento final no valor.

Impacta no valor do salário

Conforme já mencionado, ao adiantar o salário, a quantia em questão é descontada na folha de pagamento seguinte, portanto, o trabalhador não receberá o salário integral. Desse modo, a operação demanda planejamento financeiro, caso contrário, o funcionário poderá prejudicar o orçamento no mês posterior, deixando de pagar as contas e contraindo dívidas.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários! Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

10 dicas de como selecionar uma empresa de consórcio confiável

Saiba o que é uma empresa de consórcio confiável, como ela funciona e veja dicas de como escolher uma delas de maneira segura.

Ler artigo completo

0 respostas para “Adiantar o salário vale a pena?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo