Aprenda a fazer vendas pelo celular com maquininha de cartão
Índice de conteúdo
A utilização do celular como maquininha de cartão é um serviço oferecido por diversas empresas, e funciona de forma similar aos pagamentos tradicionais.
O cartão de crédito é considerado uma das principais modalidades de pagamento no Brasil, conforme mostra pesquisa realizada pelo Serasa. De acordo com os dados divulgados, cerca de 70% dos brasileiros que utilizam cartão de crédito possuem três ou mais cartões ativos.
Além disso, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) mostrou que os pagamentos com cartões de crédito aumentaram 42,4% no primeiro trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior
Diante deste cenário, mostra-se cada vez mais importante a adequação de pessoas físicas e jurídicas às diversas formas de pagamento escolhidas pelos clientes, a fim de proporcionar melhor experiência e aumento na lucratividade. Dentre as opções disponíveis atualmente no mercado, inclusive, está a utilização de celulares como maquininha de cartão, conforme explicamos a seguir.
Conheça as novas regras do Pix em 2023.
Como funciona a maquininha de cartão que pode ser usada no celular?
Antes de tudo, cabe explicar que a maquininha de cartão, de modo geral, nada mais é do que um terminal que realiza a leitura de um cartão e, a partir daí, efetua a transmissão das informações entre o vendedor, o cliente e a empresa emissora do cartão.
Sendo assim, o funcionamento da maquininha através do celular não é diferente, ou seja, o dispositivo móvel recebe as informações e as transmite mediante algum tipo de comunicação, que pode ser wi-fi ou os dados móveis do próprio chip, isso é, 4G ou 5G.
Portanto, o celular recebe pagamentos na função débito e crédito, entretanto, está limitado aos pagamentos por aproximação realizados via cartão, carteira digital, pulseiras e smartwatch, já que não é possível inserir ou “passar” o cartão no aparelho.
Como habilitar a maquininha no celular?
No momento de habilitar o uso da maquininha no celular, o usuário deve acessar o aplicativo da empresa na qual contratou o serviço, acessar a aba referente a “Negócios” e, em seguida, buscar pela opção “Maquininha”. Depois, basta seguir as orientações do aplicativo para habilitar a maquininha para uso no celular.
Como inscrever sua família no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Quais celulares podem ser usados como maquininha de cartão?
Atualmente a maioria dos celulares são compatíveis e podem ser utilizados como maquininha de cartão. Isso porque, os requisitos para utilização do serviço são:
- o celular deve contar com a tecnologia Near Field Communication, também conhecida como NFC, e que permite a troca de informações através da aproximação de aparelhos;
- o celular deve estar com a versão mais recente do sistema operacional, além disso, no caso de modelos Android, é preciso que seja a versão 9.0 ou superior.
Quais máquinas de cartão podem ser usadas no celular?
Com o aumento da busca pelo uso do celular como maquininha de cartão, diversas empresas passaram a oferecer o serviço, que normalmente pode ser habilitado diretamente pelo aplicativo. A seguir, listamos algumas delas.
Minizinha PagSeguro
A máquina de cartão Minizinha, do PagSeguro, é integrada ao aplicativo PagBank e permite aos usuários o recebimento de pagamentos através do celular. Dentre as características, estão:
- parcelamento das vendas em até 12 vezes;
- aceita as principais bandeiras;
- conexão bluetooth;
- envio de comprovante por SMS ou e-mail;
- taxa de 1,99% na função débito, 3,19% no crédito à vista e 3,79% em vendas parceladas.
Point Mini
Pertencente ao Mercado Pago, a Point Mini também possibilita o seu uso através do celular, para isso, é necessário acessar o aplicativo Mercado e logar na conta já existente. Em seguida, é só conectar a maquininha de cartão ao celular via bluetooth e começar a usar. A Point Mini conta com os seguintes detalhes:
- dinheiro pode ser disponibilizado instantaneamente na conta Mercado Pago;
- tarifa de 1,99% na função débito e 3,03% no crédito;
- envio de comprovantes por e-mail e SMS.
SumUp Top
Outra empresa que permite a utilização da maquininha de cartão através do celular é a SumUp Top. O aparelho permite conexão com celulares Android e iOS através do bluetooth, além disso:
- realiza envio de comprovante por e-mail ou SMS;
- permite personalização no recebimento do dinheiro, que começa em 1 dia útil e pode chegar a 30 dias;
- não possui aluguel;
- as taxas funcionam de acordo com o plano escolhido.
iZettle
A iZettle também oferece a opção de utilização da maquininha de cartão com o celular, através do aplicativo da empresa. Além disso, é possível receber pagamentos com Google, Samsung e Apple Pay, as carteiras digitais. Junto a isso, a iZettle conta com as seguintes características:
- recebimento do dinheiro em 1 dia útil;
- taxas a partir de 1,97%;
- não é cobrado aluguel.
TapTon
A TapTon faz parte da rede de maquininhas da Stone e destinada aos microempresários e autônomos. Os valores recebidos são enviados para uma conta digital gratuita integrada, e o gerenciamento é feito pelo aplicativo Ton. Aliado a isso, a opção:
- aceita pagamentos por cartão de aproximação, smartwatch e carteiras digitais;
- conta com taxas de 1,39% para pagamentos no débito, 3,29% para a função crédito e 13,75% em parcelamentos;
- é possível parcelar as vendas em até 12 vezes.
Contudo, vale dizer, o aplicativo TapTon aceita somente as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Amex.
NuTap
Por fim, há, ainda, a NuTap, oferecida pela fintech Nubank, na qual é ofertada a opção de maquininha de cartão diretamente pelo celular, sem a necessidade de contratação de máquina física. O serviço, no entanto, é oferecido somente para os clientes PJ Nubank, e não há previsão de oferecimento para pessoa física. A utilização está sujeita aos seguintes critérios:
- o interessado deve ser PJ de sócio único;
- é preciso ter CNAE que habilite o uso de maquininha de cartão;
- ter celular Android com sistema operacional compatível.
Além disso, as taxas são de 1,49% para vendas no débito, 3,19% no crédito à vista e de 12,49% para os parcelamentos, que podem ser feitos em até 12 vezes. Para as vendas efetuadas via Pix, contudo, não há cobrança de taxa.
Maquininha de cartão Rede não liga, e agora?
Como fazer vendas pelo celular com maquininha de cartão?
Cabe destacar que cada empresa pode conter um sistema diferente de outras, apesar disso, de modo geral, o processo de vendas pelo celular com a maquininha de cartão costuma ser similar. Desse modo:
- acesse o aplicativo da empresa e digite o valor da compra;
- em seguida, escolha a forma de pagamento, se débito ou crédito;
- depois, se tratar de crédito, informe se é à vista ou parcelado;
- por fim, o cliente aproxima o cartão, celular ou pulseira e aguarda o sinal de conclusão de pagamento.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Aprenda a fazer vendas pelo celular com maquininha de cartão”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios