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Elaborado pela Caixa Econômica Federal (CEF), o cartão cidadão é utilizado para efetuar pagamentos de direitos para trabalhadores com carteira assinada
Mesmo com as novas políticas públicas de pagamento de benefícios sociais de trabalhadores, como os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) muitas pessoas ainda desconhecem a utilidade do cartão cidadão e do número Programa de Integração Social (PIS). Ainda que o cartão físico não seja indispensável para realizar os saques, ele é um facilitador na hora de ir no banco resolver qualquer pendência de valores.
Sua criação foi feita para automatizar os pagamentos pelo Governo Federal. Com o cartão fica mais fácil e rápido obter os serviços e benefícios assegurados aos trabalhadores.
Com ele você pode:
Assim, sempre que um determinado benefício está disponível, ele é creditado automaticamente no cartão cidadão.
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Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber, como seguro desemprego, valor de PIS e abonos, e ainda não tem o cartão cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer agência da Caixa. Não é possível fazer a solicitação pela internet.
Para ter o seu cartão cidadão, é necessário apenas alguns documentos pessoais.
Por telefone serão solicitados:
Seu cartão chegará em seu endereço de cadastro até a data sugerida pela atendente. Mas, caso não chegue ou seja extraviado, você pode retirar em qualquer agência com o seu RG ou Carteira Funcional.
Para cadastrar uma primeira senha ou uma nova senha, caso tenha esquecido, é necessário que se procure uma agência da Caixa. Esse processo ocorre somente nas agências e não em outros atendimentos autorizados. Quando é a primeira senha, o trabalhador tem algumas outras opções, como ir na Casa Lotérica e em caixas de autoatendimento.
Já para cadastrar outra senha em caso de perda ou esquecimento, procure uma agência Caixa mais próxima com os seguintes documentos.
Procure não perder a nova senha, mas se isso ocorrer você terá que fazer o procedimento novamente.
A senha pode bloquear o seu cartão a partir do momento em que a pessoa erra várias vezes seguidas. Nesses casos é preciso fazer o recadastramento para que a senha seja recuperada ou alterada.
Para realizar a consulta do saldo disponível para saque, não é necessário obter o cartão em mãos, apenas o número do NIS/PIS e os seus dados pessoais. É possível realizar a consulta por dois canais:
Pelo telefone:
Pela internet:
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