Elaborado pela Caixa Econômica Federal (CEF), o cartão cidadão é utilizado para efetuar pagamentos de direitos para trabalhadores com carteira assinada

Mesmo com as novas políticas públicas de pagamento de benefícios sociais de trabalhadores, como os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) muitas pessoas ainda desconhecem a utilidade do cartão cidadão e do número Programa de Integração Social (PIS). Ainda que o cartão físico não seja indispensável para realizar os saques, ele é um facilitador na hora de ir no banco resolver qualquer pendência de valores.

Para que serve o cartão cidadão?

Sua criação foi feita para automatizar os pagamentos pelo Governo Federal. Com o cartão fica mais fácil e rápido obter os serviços e benefícios assegurados aos trabalhadores.

Com ele você pode:

  • Sacar valores de benefícios disponíveis.
  • Consultar o seu saldo.
  • Sacar abono e rendimentos do PIS.
  • Sacar valores do Programa Bolsa Família.
  • Imprimir extratos do seu FGTS.
  • Sacar valores de parcelas do Seguro Desemprego.
  • Sacar valores de outros programas sociais do Governo Federal.

Assim, sempre que um determinado benefício está disponível, ele é creditado automaticamente no cartão cidadão.

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Como conseguir o cartão cidadão? Pode ser solicitado pela internet?

Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber, como seguro desemprego, valor de PIS e abonos, e ainda não tem o cartão cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer agência da Caixa. Não é possível fazer a solicitação pela internet.

O que é necessário para fazer o cartão cidadão?

Para ter o seu cartão cidadão, é necessário apenas alguns documentos pessoais.

Por telefone serão solicitados:

  • O Registro Geral (RG) e o número Número de Identificação Social (NIS) em mãos;
  • A atendente vai te guiar nas outras informações pessoais que precisarem, como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento.

Já solicitei o cartão cidadão, como retiro?

Seu cartão chegará em seu endereço de cadastro até a data sugerida pela atendente. Mas, caso não chegue ou seja extraviado, você pode retirar em qualquer agência com o seu RG ou Carteira Funcional.

Como saber a senha do cartão?

Para cadastrar uma primeira senha ou uma nova senha, caso tenha esquecido, é necessário que se procure uma agência da Caixa. Esse processo ocorre somente nas agências e não em outros atendimentos autorizados. Quando é a primeira senha, o trabalhador tem algumas outras opções, como ir na Casa Lotérica e em caixas de autoatendimento.

Já para cadastrar outra senha em caso de perda ou esquecimento, procure uma agência Caixa mais próxima com os seguintes documentos.

  • RG;
  • CPF;
  • Cartão cidadão;
  • Termo de Responsabilidade (assinado no ato do cadastramento da sua Senha Cidadão).

Procure não perder a nova senha, mas se isso ocorrer você terá que fazer o procedimento novamente.

A senha pode bloquear o seu cartão a partir do momento em que a pessoa erra várias vezes seguidas. Nesses casos é preciso fazer o recadastramento para que a senha seja recuperada ou alterada.

Como saber o saldo disponível para saque?

Para realizar a consulta do saldo disponível para saque, não é necessário obter o cartão em mãos, apenas o número do NIS/PIS e os seus dados pessoais. É possível realizar a consulta por dois canais:

  1. pelo telefone;
  2. e pela internet.

Pelo telefone:

  • O telefone de atendimento é: 0800-726-0207;
  • O atendimento é realizado das 10 às 18 horas.

Pela internet:

  • Entre no site da Caixa e buscar pela área relacionada a consulta de valores;
  • Fazer cadastro com o CPF ou NIS, inserir dados pessoais, e cadastrar uma senha internet;
  • Fazer login com o CPF e a senha internet.

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