;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como ajudar financeiramente a sua mãe: dicas para contribuir com as finanças da família

Como ajudar financeiramente a sua mãe: dicas para contribuir com as finanças da família

Compartilhe esse post:

Confira dicas de como contribuir nas finanças familiares.

O Índice FinanZero de Empréstimo (IFE) mapeou quais são os principais objetivos da população brasileira, quando se trata de orçamento. Em março de 2023, 49% responderam que desejam conseguir se organizar financeiramente. Em seguida, com 41,1%, os entrevistados apontaram o desejo de comprar ou trocar de carro.

Entretanto, ainda de acordo com a pesquisa, a falta de recursos financeiros e a ausência de planejamento são os principais impedimentos para a realização desses objetivos, que corresponderam a 77,4% e 37,9% das respostas, respectivamente.

Sendo assim, nota-se cada vez mais necessária a contribuição da família como um todo, para que as finanças domésticas se tornem equilibradas, evitando possíveis endividamentos e permitindo a realização de desejos.

8 livros sobre finanças para quem quer melhorar a relação com o dinheiro

Dicas para contribuir com as finanças da família

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar os filhos e filhas que moram com suas mães, a contribuírem de forma positiva no orçamento familiar, ainda que estes não possuam rendimentos.

Incentive o corte de gastos supérfluos

A primeira dica é avaliar os gastos mensais da casa e, junto à mãe, classificá-los por importância. Dessa forma, é possível identificar quais as despesas consideradas relevantes e, por isso, obrigatórias, e quais as menos relevantes, que podem ser excluídas do orçamento.

Neste ponto, podem ser interpretados como gastos supérfluos:

  • TV por assinatura;
  • delivery de comida;
  • assinaturas digitais e de streaming;
  • procedimentos estéticos realizados com frequência, como idas à manicure, cabeleireiro ou barbearia.

É importante ter em mente, contudo, que cada família deve avaliar quais despesas se encaixam nessa categoria, pois estes são alguns possíveis exemplos, mas que não precisam, especificamente, serem seguidos, já que cada núcleo familiar conta com uma realidade financeira própria.

Crie uma reserva de emergência

A reserva de emergência é uma das principais dicas, sempre presentes quando o assunto é finanças pessoais ou familiares. Na prática, ter um fundo emergencial é de suma importância, porque quando ocorrem imprevistos, a família tem condições de arcar com os custos envolvidos e lidar com a situação de forma mais tranquila, evitando a criação de dívidas.

A recomendação, inclusive, é que a quantia disponível na reserva seja suficiente para cobrir as despesas da família por, pelo menos, seis meses. Para isso, a dica é compreender quanto cada pessoa do núcleo pode guardar mensalmente para esse fim, então, depositar a quantia em uma poupança conjunta, por exemplo,para que todos possam ter acesso.

Faça pesquisas

Assim como acontece entre os mais jovens, há mães que têm maior facilidade em lidar com tecnologia, enquanto outras não possuem interesse, contudo, independente do cenário, os filhos podem incentivar ou, até mesmo, realizar a pesquisa online de produtos e serviços usuais.

Portanto, se a família tem o hábito de consumir determinados produtos e, por isso, estes fazem parte dos gastos fixos da casa, pode ser interessante comparar o valor do mesmo nos estabelecimentos físicos e online. Isso porque, atualmente há diversos sites e marketplaces que oferecem uma ampla variedade de itens, e que por vezes são mais acessíveis aos encontrados em mercados e outras lojas.

Programe-se antes de ir ao supermercado

As idas ao supermercado também envolvem organização, que deve, inclusive, ser pensada por todos da família. Dessa forma, antes de sair de casa:

  • verifique todos os armários e liste tudo o que é necessário, pois ter uma lista evita a compra de itens desnecessários e o esquecimento de produtos essenciais;
  • se possível, planeje as refeições da semana, assim, é possível saber o que é e em qual quantidade é preciso comprar determinados alimentos, como legumes, verduras e saladas, que têm o “tempo de vida” menor, evitando desperdícios;
  • se for mais de uma pessoa ao supermercado, dividam-se entre os setores. Inclusive, pode valer a pena as mesmas pessoas passarem sempre pelos mesmos corredores, pois se torna mais prático acompanhar a evolução dos preços, já que está sempre em contato com os mesmos itens.

Venda de precatórios: o que é e como fazer?

Contribua na economia do consumo de energia

Em 2022, o reajuste médio da tarifa de energia elétrica nas residências foi de 11,35%, e a estimativa para 2023 é de aumento em 5,6%. Diante disso, é de compreensão comum que a conta de energia pode impactar no orçamento, logo, é possível contribuir para reduzir o consumo da seguinte forma:

  • ao sair de ambientes, evite deixar luzes acesas que não estão sendo utilizadas;
  • aproveite a iluminação natural da casa, deixando janelas abertas;
  • reduza o tempo de banho, principalmente se o chuveiro for elétrico;
  • opte por lâmpadas de LED, que são consideradas mais econômicas;
  • se possível, evite lavar roupas de forma fracionada, portanto, acumule uma quantidade equivalente à capacidade máxima da máquina e lave-as de uma vez;
  • realize a manutenção constante da vedação dos eletrodomésticos, porque o mau isolamento pode aumentar o consumo de energia.

Contribua na economia do consumo de água

Assim como é importante o consumo consciente de energia elétrica, a água também deve ser levada em consideração, porque juntos, podem acarretar na redução positiva dos gastos fixos mensais. Sendo assim, vale a pena ter em mente as seguintes práticas, e incentivar para que todos em casa também tenham:

  • evite lavar louças, escovar os dentes ou esfregar itens no tanque com a torneira aberta;
  • verifique se há vazamentos de água, que consequentemente geram desperdício de água;
  • leia o manual da máquina de lavar e, sempre que possível, opte por programas de lavagem que priorizam a economia de água;
  • reaproveite a água da máquina, para lavar calçadas, quintal ou jogar no vaso sanitário.

Tem mais alguma dúvida ou dica? Deixa nos comentários! Ah, e siga a FinanZero nas redes sociais também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Venda de precatórios: o que é e como fazer?

Venda de precatórios: saiba como essa prática funciona, se ela é legal perante a lei brasileira e quais são as etapas de negociação.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como ajudar financeiramente a sua mãe: dicas para contribuir com as finanças da família”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo