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Como alterar a conta bancária para receber o FGTS?

Como alterar a conta bancária para receber o FGTS?

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A alteração da conta bancária para recebimento do FGTS pode ser feita diretamente pelo aplicativo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador, e tem como principal objetivo ser utilizado como uma reserva financeira. Isso porque, os empregadores devem realizar, mensalmente, um depósito na conta ativa do funcionário, num percentual que varia entre 2% e 11,2% do salário, conforme o tipo de contrato de trabalho.

O benefício é um direito dos seguintes grupos de trabalhadores:

  • profissionais em regime de contratação CLT, isso é, com carteira assinada;
  • trabalhadores domésticos;
  • trabalhadores temporários;
  • trabalhadores em contrato intermitente;
  • trabalhadores avulsos;
  • trabalhadores rurais que atuam em período de colheita, os safreiros;
  • atletas profissionais.

O valor depositado mensalmente, por sua vez, fica retido na Caixa Econômica Federal e pode ser sacado pelo trabalhador em situações específicas, como demissão sem justa e aposentadoria, por exemplo. Para isso, o beneficiário pode cadastrar uma conta bancária no aplicativo FGTS, então, após liberação da quantia, o recurso será depositado automaticamente na conta cadastrada.

O cadastramento, contudo, não é considerado obrigatório, já que o trabalhador pode efetuar o saque em Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e nas agências da Caixa.

Quais são os grupos que podem sacar o FGTS calamidade?

Qual tipo de conta pode ser utilizada para receber o FGTS?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, é permitido cadastrar somente contas corrente e poupança para recebimento do FGTS, que podem ser de qualquer instituição financeira ou fintech. Logo, não são aceitas contas salário e contas conjuntas, pois a conta cadastrada deve estar no nome do beneficiário e deve ser de sua titularidade e individual.

Como alterar a conta bancária para receber o FGTS?

Após cadastrar uma conta bancária para recebimento do FGTS, o usuário poderá alterá-la a qualquer momento. O processo é feito diretamente pelo aplicativo e de forma semelhante ao cadastramento da conta. Portanto, é só fazer o seguinte:

  • na tela inicial, clique em “Meus saques”, localizado na parte inferior;
  • selecione a opção “Minha conta bancária”;
  • clique em “Alterar conta bancária”;
  • selecione se a nova conta será da Caixa Econômica ou de outra instituição financeira;
  • então, informe os dados bancários, tipo de conta e clique em “Confirmar”;
  • complete a etapa de validação a identidade, que exige o envio de uma foto frente e verso do documento de identificação com foto e uma selfie segurando o documento em questão.

Feito isso, o pedido de alteração será enviado e tem prazo de até dois dias para ser efetivado. Vale lembrar que caso haja alguma solicitação de saque do benefício em aberto, o pedido de alteração da conta pode ser negado, a fim de evitar erros no momento de depósito do dinheiro.

Sendo assim, após recebimento da quantia e conclusão da solicitação de saque, o beneficiário poderá solicitar novamente a alteração dos dados bancários.

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Como excluir a conta bancária cadastrada para receber o FGTS?

Assim como acontece na alteração, a exclusão da conta bancária cadastrada também pode ser feita diretamente pelo aplicativo FGTS. Para isso, é só seguir esse passo a passo:

  • na tela inicial, clique em “Meus saques”;
  • selecione a opção “Minha conta bancária”;
  • clique em “Excluir conta bancária” e, em seguida, em “Sim”.

Pronto, a conta bancária será excluída e o beneficiário poderá cadastrar outra, caso queira.

Como atualizar o cadastro no app FGTS?

As informações contidas no cadastro do beneficiário são de suma importância, pois são utilizadas para identificar o titular da conta e, também, para que ocorra o correto recolhimento e recebimento dos recursos. Através do aplicativo é possível consultar o nome completo, CPF, número do PIS, endereço completo e conta bancária para recebimento do FGTS.

Entretanto, é possível alterar somente o endereço e os dados bancários pelo aplicativo, que pode ser feito da seguinte maneira:

  • na tela inicial, clique em “Mais”, localizado no canto inferior direito;
  • selecione a opção “Endereço e dados pessoais”;
  • clique em “Editar” e informe os dados corretos.

A alteração da conta bancária, conforme já explicado no tópico anterior, é feita através da aba “Meus Saques”, na opção “Minha conta bancária”. Quem precisa alterar informações referentes ao nome completo, CPF ou PIS, deve comparecer a uma agência da Caixa, com documento de identificação com foto, CPF e documento que comprove a alteração necessária.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

Quais são os canais oficiais de atendimento da FinanZero?

Os canais oficiais de atendimento da FinanZero são:

  • Messenger do Facebook: a conta oficial da FinanZero no Facebook é verificada. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
  • Inbox do Instagram: a conta oficial da FinanZero no Instagram é verificada também. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
  • Assistente virtual (chat): na página de login do nosso site é possível obter ajuda da nossa assistente virtual, que pode direcionar o cliente ao nosso time de Customer Success caso seja necessário.
  • Telefone: 0800 607 3001 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Atendemos a todo o Brasil).
  • WhatsApp: contato feito somente para envio de ofertas ao cliente e/ou formalização do pedido.

Atenção! NUNCA solicitamos valores antecipados via WhatsApp.

Conforme normas do Banco Central (BC), quaisquer cobranças de taxas e demais tarifas dos serviços já estão inclusas diretamente nas parcelas do crédito contratado. Antes disso não há nenhum pagamento a ser feito pelos clientes. Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado, fique atento aos nossos canais de atendimento!

Para mais informações, confira o post do blog “A Finanzero é confiável?“.

Recebi a oferta de um parceiro, mas ele pede a senha do Internet Banking. Isso é seguro?

A senha do Internet Banking pode ser solicitada por nossos parceiros durante a análise de crédito. As ofertas enviadas pela FinanZero pelos seus canais (e-mail e SMS) são pré-aprovadas. Ou seja, de acordo com os dados coletados do seu perfil, a proposta foi feita por um de nossos parceiros. Entretanto, para a oferta ser aprovada e o crédito poder ser contratado pelo cliente, o mesmo deverá confirmar os dados informados por meio do envio de documentos.

Em alguns casos, o comprovante de renda é o extrato bancário do cliente, e por isso nossos parceiros solicitam a senha do Internet Banking:

  1. para verificar o comprovante de renda;
  2. o histórico de pagamentos;
  3. receitas, dívidas;

A senha do Internet Banking NÃO permite que as instituições financeiras façam qualquer movimentação na conta bancária do consumidor, tal senha nunca é solicitada pela FinanZero ou por seus parceiros.

Para mais informações, confira o post do blog “5 dicas para não cair em fraudes bancárias“.

Recebi uma oferta por e-mail da FinanZero. E agora?

A FinanZero pode enviar ofertas por e-mail, incluindo ofertas específicas de parceiros quando estes renovam suas propostas de empréstimo pessoal, refinanciamento de imóvel ou refinanciamento de veículo.

Caso você tenha recebido uma oferta por e-mail, é necessário compreender em primeiro lugar que esta proposta é pré-aprovada. Ou seja, com base na análise feita nos dados informados por você no cadastro no site da FinanZero, a proposta foi feita por um parceiro. Mas será necessário confirmar tais dados para que o crédito seja aprovado, por meio do envio da documentação solicitada.

Geralmente esses documentos são:

  1. Cópia do comprovante de renda (holerite, extrato bancário, Declaração do Imposto de Renda ou pro-​labore);
  2. Cópia do RG;
  3. Cópia do CPF;

Outros documentos podem ser solicitados de acordo com a política de cada parceiro da FinanZero. Ou seja, um parceiro pode solicitar algo que não necessariamente o outro também pedirá.

Para conferir a lista de parceiros da FinanZero, clique aqui.

Para mais informações, confira o post do blog “Como saber se um empréstimo é golpe?“.

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