Como cadastrar chave Pix no Caixa Tem?
Índice de conteúdo
No momento de cadastrar a chave Pix no Caixa Tem, o usuário pode optar entre e-mail, número de celular, CPF e chave aleatória.
De acordo com as Estatísticas do Banco Central do Brasil, no final de junho de 2022 havia 469 milhões de chaves Pix cadastradas no sistema. Dessas, quase 40% são chaves aleatórias, uma sequência de 32 dígitos, composta por letras e números e geradas automaticamente.
Além da chave aleatória, os usuários podem, também, cadastrar um e-mail, número de celular e utilizar o CPF ou CNPJ como chave Pix. O intuito das chaves, conforme explica o BC, é diminuir a exposição de dados bancários dos correntistas e, a partir daí, aumentar a segurança dos dados.
Isso porque, as chaves Pix funcionam como um identificador da conta, logo, ao cadastrá-la, o correntista precisa fornecer somente essa informação aos pagadores, extinguindo a necessidade de passar dados bancários e CPF, por exemplo.
Como fazer Pix com o cartão de crédito?
Como cadastrar chave Pix no Caixa Tem?
O aplicativo Caixa Tem, criado pela Caixa Econômica Federal e que oferece aos usuários a Conta Poupança Social Digital, também conta o Pix. Sendo assim, para realizar o cadastro da chave, é preciso fazer o seguinte:
- após realizar login, na tela inicial, clique na área Pix;
- selecione a opção “Cadastrar chave”;
- na tela seguinte, escolha qual tipo de chave deseja cadastrar, se e-mail, celular, CPF ou chave aleatória.
Então, quem optar pelo e-mail ou celular deverá inseri-lo e digitar a senha para confirmar o cadastro da chave. Quem utilizar o CPF, contudo, deverá somente confirmar se o dado está correto, pois o número do documento está vinculado à conta e, por isso, é preenchido automaticamente, e depois inserir a senha. A chave aleatória segue o mesmo procedimento, assim, a sequência alfanumérica será gerada automaticamente e basta o usuário acrescentar a senha para concluir o cadastramento.
Como cadastrar as chaves Pix cadastradas no Caixa Tem?
Quando o usuário já possui uma ou mais chaves Pix cadastradas e deseja consultá-las, é possível realizar esse procedimento diretamente pelo aplicativo Caixa Tem. Para isso, é só acessar a área Pix e, em seguida, selecionar a opção “Gerenciar minhas chaves”. Por fim, clique em “Consultar minhas chaves” e verifique quais são as chaves ativas na conta. Nesse espaço também há a possibilidade de cadastrar novas chaves ou excluir as existentes.
Como saber se tem algum empréstimo em meu nome?
Precisa ter chave cadastrada para usar o Pix do Caixa Tem?
Não é obrigatório cadastrar uma chave para utilizar o Pix do Caixa Tem, isso porque, o usuário pode continuar recebendo dinheiro na conta através dos dados bancários. Entretanto, além do quesito segurança, o Banco Central alerta que a utilização da chave Pix durante as transações contribui para que a operação seja concluída dentro do prazo estimado de dez segundos.
Quantas chaves Pix posso cadastrar no Caixa Tem?
O aplicativo Caixa Tem é voltado para pessoas físicas e, por isso, permite que sejam cadastradas até cinco chaves Pix, que conforme já mencionado são:
- número de celular;
- e-mail;
- CPF;
- chave aleatória.
Apesar disso, se preferir, o usuário pode cadastrar somente uma e utilizá-la sempre que necessário.
Como transferir o saldo do Caixa Tem para o Mercado Pago?
O Pix do Caixa Tem cai na hora?
Assim como em qualquer outra instituição financeira, as operações realizadas via Pix no Caixa Tem são instantâneas e, por isso, levam até dez segundos para serem concluídas. O cenário pode ser diferente, no entanto, em caso de suspeita de fraude ou se o valor da transação for considerado elevado. Então, em situações como essas, é comum que seja feito o bloqueio cautelar para análise, que pode demorar de 30 minutos a 1 hora, a depender da instituição.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como cadastrar chave Pix no Caixa Tem?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios