Índice de conteúdo
No momento de cadastrar a chave Pix no Caixa Tem, o usuário pode optar entre e-mail, número de celular, CPF e chave aleatória.
De acordo com as Estatísticas do Banco Central do Brasil, no final de junho de 2022 havia 469 milhões de chaves Pix cadastradas no sistema. Dessas, quase 40% são chaves aleatórias, uma sequência de 32 dígitos, composta por letras e números e geradas automaticamente.
Além da chave aleatória, os usuários podem, também, cadastrar um e-mail, número de celular e utilizar o CPF ou CNPJ como chave Pix. O intuito das chaves, conforme explica o BC, é diminuir a exposição de dados bancários dos correntistas e, a partir daí, aumentar a segurança dos dados.
Isso porque, as chaves Pix funcionam como um identificador da conta, logo, ao cadastrá-la, o correntista precisa fornecer somente essa informação aos pagadores, extinguindo a necessidade de passar dados bancários e CPF, por exemplo.
Como fazer Pix com o cartão de crédito?
O aplicativo Caixa Tem, criado pela Caixa Econômica Federal e que oferece aos usuários a Conta Poupança Social Digital, também conta o Pix. Sendo assim, para realizar o cadastro da chave, é preciso fazer o seguinte:
Então, quem optar pelo e-mail ou celular deverá inseri-lo e digitar a senha para confirmar o cadastro da chave. Quem utilizar o CPF, contudo, deverá somente confirmar se o dado está correto, pois o número do documento está vinculado à conta e, por isso, é preenchido automaticamente, e depois inserir a senha. A chave aleatória segue o mesmo procedimento, assim, a sequência alfanumérica será gerada automaticamente e basta o usuário acrescentar a senha para concluir o cadastramento.
Quando o usuário já possui uma ou mais chaves Pix cadastradas e deseja consultá-las, é possível realizar esse procedimento diretamente pelo aplicativo Caixa Tem. Para isso, é só acessar a área Pix e, em seguida, selecionar a opção “Gerenciar minhas chaves”. Por fim, clique em “Consultar minhas chaves” e verifique quais são as chaves ativas na conta. Nesse espaço também há a possibilidade de cadastrar novas chaves ou excluir as existentes.
Como saber se tem algum empréstimo em meu nome?
Não é obrigatório cadastrar uma chave para utilizar o Pix do Caixa Tem, isso porque, o usuário pode continuar recebendo dinheiro na conta através dos dados bancários. Entretanto, além do quesito segurança, o Banco Central alerta que a utilização da chave Pix durante as transações contribui para que a operação seja concluída dentro do prazo estimado de dez segundos.
O aplicativo Caixa Tem é voltado para pessoas físicas e, por isso, permite que sejam cadastradas até cinco chaves Pix, que conforme já mencionado são:
Apesar disso, se preferir, o usuário pode cadastrar somente uma e utilizá-la sempre que necessário.
Como transferir o saldo do Caixa Tem para o Mercado Pago?
Assim como em qualquer outra instituição financeira, as operações realizadas via Pix no Caixa Tem são instantâneas e, por isso, levam até dez segundos para serem concluídas. O cenário pode ser diferente, no entanto, em caso de suspeita de fraude ou se o valor da transação for considerado elevado. Então, em situações como essas, é comum que seja feito o bloqueio cautelar para análise, que pode demorar de 30 minutos a 1 hora, a depender da instituição.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios