FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como cadastrar o Pix no Banco do Brasil?

Como cadastrar o Pix no Banco do Brasil?

Atualizado em: Segunda-feira, 20/06/2022 às 19h33
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

O cadastramento das chaves Pix podem ser realizados através do aplicativo e site do Banco do Brasil.

De acordo com o Relatório do Banco Central, em maio de 2022 o Pix contava com quase 120 milhões de usuários cadastrados. Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil, o sistema de pagamentos instantâneos já é considerado um dos principais métodos de pagamento no país, junto ao cartão de crédito e débito.

Dessa forma, o Pix possui atualmente 774 instituições financeiras participantes, isso é, que oferecem o sistema aos seus clientes através do aplicativo e/ou Internet Banking, como é o caso do Banco do Brasil. Pensando nisso, explicamos como cadastrar o Pix no BB, quais as opções de transferências e outros detalhes sobre o assunto.

É possível sacar o dinheiro do Pix no caixa eletrônico?

Como cadastrar o Pix no Banco do Brasil?

Os correntistas do Banco do Brasil que desejam utilizar o Pix não precisam baixar um aplicativo específico, basta acessar a “Área Pix”, disponível no app e site da própria instituição financeira. Em seguida, será possível cadastrar a chave Pix, que nada mais é do que um identificador da conta, que permite aos usuários utilizá-la para receber dinheiro, ao invés de informar os dados bancários ao pagador.

Site do Banco do Brasil

O Banco do Brasil permite aos clientes que o acesso à conta seja feito através de um computador, pelo site BB. Então, após informar o número da agência, conta e senha de oito dígitos, na página inicial, faça o seguinte:

  • clique no menu lateral e acesse a opção “Pix”;
  • clique em “Cadastrar chaves”;
  • selecione qual tipo de chave deseja cadastrar, se o CPF, número de telefone celular, e-mail ou chave aleatória, que é composta por um conjunto de números e letras, gerado automaticamente pelo sistema.

Após selecionar o tipo de chave que deseja cadastrar, defina se deseja atribuir a chave à conta corrente ou poupança e, por fim, será preciso concluir a operação. Para isso, é necessário informar a senha de seis dígitos e aguardar a confirmação do cadastramento.

Aplicativo

Outra forma de cadastrar a chave é através do aplicativo Banco do Brasil, neste caso, o acesso á conta é feito através da senha de oito dígitos, biometria ou reconhecimento facial, a depender da configuração do dispositivo. Desse modo, após a acessar a tela inicial, é só seguir o seguinte passo a passo:

  • clique no ícone “Pix”;
  • selecione a opção “Cadastrar chave”;
  • informe se deseja utilizar o CPF, número de telefone celular, e-mail ou chave aleatória;
  • na tela seguinte, quem optou pelo CPF ou chave aleatória deverá confirmar os dados e, depois, concluir o cadastro. Por outro lado, quem escolheu o número de celular ou e-mail, deverá digitar o código de verificação que será enviado por SMS ou e-mail, respectivamente.

Então, é só atribuir a chave Pix a uma conta, que pode ser corrente ou poupança, digitar a senha de seis dígitos e concluir o cadastramento.

Quais aplicativos dão cashback por pagamento de boleto?

Como pagar com o Pix no aplicativo do Banco do Brasil?

Os pagamentos via Pix não têm nenhum custo para as pessoas físicas, além disso, podem ser feitos a qualquer hora ou dia da semana. Dessa forma, os usuários podem realizar pagamentos através da leitura de QR Code, digitando a chave Pix ou, ainda, mediante os dados bancários do recebedor, conforme explicaremos detalhadamente a seguir.

Qr Code

O QR Code é um código gerado pelo recebedor e nele constam os dados da conta, bem como pode ser criado já com o valor que deverá ser transferido pelo pagador. A função é comumente utilizada por comércios físicos e digitais, e para realizar o pagamento dessa forma o correntista deve acessar a área Pix e clicar na opção “Ler QR Code”.

Feito isso, a câmera do celular será aberta, basta apontá-la para o QR Code e aguardar a leitura. Por fim, confira se as informações do recebedor estão corretas, informe o valor que será transferido, caso não possua, e conclua a operação com a senha de seis dígitos, biometria ou reconhecimento facial.

Chave Pix

Outra forma de realizar pagamentos via Pix é através da chave, com isso, o usuário deve clicar no ícone Pix, selecionar a opção “Pagar com Pix” e, em seguida, clicar em “Chave”. Na tela seguinte, informe o tipo de chave, se número de celular, e-mail, CPF/CNPJ ou chave aleatória e no campo solicitado digite a informação.

Por fim, insira o valor que será transferido e confira se os dados do recebedor estão corretos. Para concluir a operação, digite a senha de seis dígitos ou realize a leitura de reconhecimento facial ou biometria.

Dados bancários

Quando o recebedor não cadastra uma chave, também é possível enviar dinheiro através do Pix, para isso, é só usar os dados bancários do destinatário. Portanto, ao acessar a área Pix no aplicativo do Banco do Brasil, clique em “Pagar com Pix” e, depois, “Dados bancários”.

Na etapa seguinte, informe a instituição financeira, número da conta, agência e o valor que será enviado. Então, confira se os dados estão corretos e conclua a operação com a senha de seis dígitos, reconhecimento facial ou leitura de biometria.

Como cadastrar a senha do aplicativo Banco do Brasil?

Por que não consigo cadastrar o Pix no Banco do Brasil?

Em alguns casos, durante o processo de cadastramento das chaves Pix, os correntistas podem lidar com dificuldades. De acordo com o Banco do Brasil, esse tipo de bloqueio pode ocorrer quando:

  • a conta está bloqueada por algum motivo, como análise, suspeita de fraude ou inatividade;
  • se houver anotações cadastrais de cunho restritiva;
  • quando o dispositivo móvel utilizado pelo cliente não está liberado.

Portanto, se isso ocorrer, é necessário entrar em contato com a instituição através de um dos canais disponíveis, são eles:

4004 0001 para capitais e regiões metropolitanas
0800 729 0001 para as demais localidades
(61) 4004 0001 para contato via WhatsApp

Precisa ter chave cadastrada para usar o Pix no Banco do Brasil?

Não é obrigatório o cadastramento da chave Pix para usufruir do sistema de pagamentos do Banco Central. Sendo assim, ainda que o correntista opte por não cadastrar nenhuma das opções disponíveis, será possível utilizar o sistema de pagamentos instantâneos normalmente através dos dados bancários. A recomendação, entretanto, é que a chave Pix seja cadastrada, a fim de garantir melhor aproveitamento do sistema.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como usar o cashback do Banco Inter?

ciona, quem pode utilizar o programa de benefícios e como usar o saldo disponível no aplicativo.

Ler artigo completo

respostas para “Como cadastrar o Pix no Banco do Brasil?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo