;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como cadastrar o Pix no Banco do Brasil?

Como cadastrar o Pix no Banco do Brasil?

Compartilhe esse post:

O cadastramento das chaves Pix podem ser realizados através do aplicativo e site do Banco do Brasil.

De acordo com o Relatório do Banco Central, em maio de 2022 o Pix contava com quase 120 milhões de usuários cadastrados. Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil, o sistema de pagamentos instantâneos já é considerado um dos principais métodos de pagamento no país, junto ao cartão de crédito e débito.

Dessa forma, o Pix possui atualmente 774 instituições financeiras participantes, isso é, que oferecem o sistema aos seus clientes através do aplicativo e/ou Internet Banking, como é o caso do Banco do Brasil. Pensando nisso, explicamos como cadastrar o Pix no BB, quais as opções de transferências e outros detalhes sobre o assunto.

É possível sacar o dinheiro do Pix no caixa eletrônico?

Como cadastrar o Pix no Banco do Brasil?

Os correntistas do Banco do Brasil que desejam utilizar o Pix não precisam baixar um aplicativo específico, basta acessar a “Área Pix”, disponível no app e site da própria instituição financeira. Em seguida, será possível cadastrar a chave Pix, que nada mais é do que um identificador da conta, que permite aos usuários utilizá-la para receber dinheiro, ao invés de informar os dados bancários ao pagador.

Site do Banco do Brasil

O Banco do Brasil permite aos clientes que o acesso à conta seja feito através de um computador, pelo site BB. Então, após informar o número da agência, conta e senha de oito dígitos, na página inicial, faça o seguinte:

  • clique no menu lateral e acesse a opção “Pix”;
  • clique em “Cadastrar chaves”;
  • selecione qual tipo de chave deseja cadastrar, se o CPF, número de telefone celular, e-mail ou chave aleatória, que é composta por um conjunto de números e letras, gerado automaticamente pelo sistema.

Após selecionar o tipo de chave que deseja cadastrar, defina se deseja atribuir a chave à conta corrente ou poupança e, por fim, será preciso concluir a operação. Para isso, é necessário informar a senha de seis dígitos e aguardar a confirmação do cadastramento.

Aplicativo

Outra forma de cadastrar a chave é através do aplicativo Banco do Brasil, neste caso, o acesso á conta é feito através da senha de oito dígitos, biometria ou reconhecimento facial, a depender da configuração do dispositivo. Desse modo, após a acessar a tela inicial, é só seguir o seguinte passo a passo:

  • clique no ícone “Pix”;
  • selecione a opção “Cadastrar chave”;
  • informe se deseja utilizar o CPF, número de telefone celular, e-mail ou chave aleatória;
  • na tela seguinte, quem optou pelo CPF ou chave aleatória deverá confirmar os dados e, depois, concluir o cadastro. Por outro lado, quem escolheu o número de celular ou e-mail, deverá digitar o código de verificação que será enviado por SMS ou e-mail, respectivamente.

Então, é só atribuir a chave Pix a uma conta, que pode ser corrente ou poupança, digitar a senha de seis dígitos e concluir o cadastramento.

Quais aplicativos dão cashback por pagamento de boleto?

Como pagar com o Pix no aplicativo do Banco do Brasil?

Os pagamentos via Pix não têm nenhum custo para as pessoas físicas, além disso, podem ser feitos a qualquer hora ou dia da semana. Dessa forma, os usuários podem realizar pagamentos através da leitura de QR Code, digitando a chave Pix ou, ainda, mediante os dados bancários do recebedor, conforme explicaremos detalhadamente a seguir.

Qr Code

O QR Code é um código gerado pelo recebedor e nele constam os dados da conta, bem como pode ser criado já com o valor que deverá ser transferido pelo pagador. A função é comumente utilizada por comércios físicos e digitais, e para realizar o pagamento dessa forma o correntista deve acessar a área Pix e clicar na opção “Ler QR Code”.

Feito isso, a câmera do celular será aberta, basta apontá-la para o QR Code e aguardar a leitura. Por fim, confira se as informações do recebedor estão corretas, informe o valor que será transferido, caso não possua, e conclua a operação com a senha de seis dígitos, biometria ou reconhecimento facial.

Chave Pix

Outra forma de realizar pagamentos via Pix é através da chave, com isso, o usuário deve clicar no ícone Pix, selecionar a opção “Pagar com Pix” e, em seguida, clicar em “Chave”. Na tela seguinte, informe o tipo de chave, se número de celular, e-mail, CPF/CNPJ ou chave aleatória e no campo solicitado digite a informação.

Por fim, insira o valor que será transferido e confira se os dados do recebedor estão corretos. Para concluir a operação, digite a senha de seis dígitos ou realize a leitura de reconhecimento facial ou biometria.

Dados bancários

Quando o recebedor não cadastra uma chave, também é possível enviar dinheiro através do Pix, para isso, é só usar os dados bancários do destinatário. Portanto, ao acessar a área Pix no aplicativo do Banco do Brasil, clique em “Pagar com Pix” e, depois, “Dados bancários”.

Na etapa seguinte, informe a instituição financeira, número da conta, agência e o valor que será enviado. Então, confira se os dados estão corretos e conclua a operação com a senha de seis dígitos, reconhecimento facial ou leitura de biometria.

Como cadastrar a senha do aplicativo Banco do Brasil?

Por que não consigo cadastrar o Pix no Banco do Brasil?

Em alguns casos, durante o processo de cadastramento das chaves Pix, os correntistas podem lidar com dificuldades. De acordo com o Banco do Brasil, esse tipo de bloqueio pode ocorrer quando:

  • a conta está bloqueada por algum motivo, como análise, suspeita de fraude ou inatividade;
  • se houver anotações cadastrais de cunho restritiva;
  • quando o dispositivo móvel utilizado pelo cliente não está liberado.

Portanto, se isso ocorrer, é necessário entrar em contato com a instituição através de um dos canais disponíveis, são eles:

4004 0001 para capitais e regiões metropolitanas
0800 729 0001 para as demais localidades
(61) 4004 0001 para contato via WhatsApp

Precisa ter chave cadastrada para usar o Pix no Banco do Brasil?

Não é obrigatório o cadastramento da chave Pix para usufruir do sistema de pagamentos do Banco Central. Sendo assim, ainda que o correntista opte por não cadastrar nenhuma das opções disponíveis, será possível utilizar o sistema de pagamentos instantâneos normalmente através dos dados bancários. A recomendação, entretanto, é que a chave Pix seja cadastrada, a fim de garantir melhor aproveitamento do sistema.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como usar o cashback do Banco Inter?

Cashback do Banco Inter: como funciona, quem pode utilizar o programa de benefícios e como usar o saldo disponível no aplicativo.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como cadastrar o Pix no Banco do Brasil?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo