Índice de conteúdo
O cadastramento das chaves Pix podem ser realizados através do aplicativo e site do Banco do Brasil.
De acordo com o Relatório do Banco Central, em maio de 2022 o Pix contava com quase 120 milhões de usuários cadastrados. Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil, o sistema de pagamentos instantâneos já é considerado um dos principais métodos de pagamento no país, junto ao cartão de crédito e débito.
Dessa forma, o Pix possui atualmente 774 instituições financeiras participantes, isso é, que oferecem o sistema aos seus clientes através do aplicativo e/ou Internet Banking, como é o caso do Banco do Brasil. Pensando nisso, explicamos como cadastrar o Pix no BB, quais as opções de transferências e outros detalhes sobre o assunto.
É possível sacar o dinheiro do Pix no caixa eletrônico?
Os correntistas do Banco do Brasil que desejam utilizar o Pix não precisam baixar um aplicativo específico, basta acessar a “Área Pix”, disponível no app e site da própria instituição financeira. Em seguida, será possível cadastrar a chave Pix, que nada mais é do que um identificador da conta, que permite aos usuários utilizá-la para receber dinheiro, ao invés de informar os dados bancários ao pagador.
O Banco do Brasil permite aos clientes que o acesso à conta seja feito através de um computador, pelo site BB. Então, após informar o número da agência, conta e senha de oito dígitos, na página inicial, faça o seguinte:
Após selecionar o tipo de chave que deseja cadastrar, defina se deseja atribuir a chave à conta corrente ou poupança e, por fim, será preciso concluir a operação. Para isso, é necessário informar a senha de seis dígitos e aguardar a confirmação do cadastramento.
Outra forma de cadastrar a chave é através do aplicativo Banco do Brasil, neste caso, o acesso á conta é feito através da senha de oito dígitos, biometria ou reconhecimento facial, a depender da configuração do dispositivo. Desse modo, após a acessar a tela inicial, é só seguir o seguinte passo a passo:
Então, é só atribuir a chave Pix a uma conta, que pode ser corrente ou poupança, digitar a senha de seis dígitos e concluir o cadastramento.
Quais aplicativos dão cashback por pagamento de boleto?
Os pagamentos via Pix não têm nenhum custo para as pessoas físicas, além disso, podem ser feitos a qualquer hora ou dia da semana. Dessa forma, os usuários podem realizar pagamentos através da leitura de QR Code, digitando a chave Pix ou, ainda, mediante os dados bancários do recebedor, conforme explicaremos detalhadamente a seguir.
O QR Code é um código gerado pelo recebedor e nele constam os dados da conta, bem como pode ser criado já com o valor que deverá ser transferido pelo pagador. A função é comumente utilizada por comércios físicos e digitais, e para realizar o pagamento dessa forma o correntista deve acessar a área Pix e clicar na opção “Ler QR Code”.
Feito isso, a câmera do celular será aberta, basta apontá-la para o QR Code e aguardar a leitura. Por fim, confira se as informações do recebedor estão corretas, informe o valor que será transferido, caso não possua, e conclua a operação com a senha de seis dígitos, biometria ou reconhecimento facial.
Outra forma de realizar pagamentos via Pix é através da chave, com isso, o usuário deve clicar no ícone Pix, selecionar a opção “Pagar com Pix” e, em seguida, clicar em “Chave”. Na tela seguinte, informe o tipo de chave, se número de celular, e-mail, CPF/CNPJ ou chave aleatória e no campo solicitado digite a informação.
Por fim, insira o valor que será transferido e confira se os dados do recebedor estão corretos. Para concluir a operação, digite a senha de seis dígitos ou realize a leitura de reconhecimento facial ou biometria.
Quando o recebedor não cadastra uma chave, também é possível enviar dinheiro através do Pix, para isso, é só usar os dados bancários do destinatário. Portanto, ao acessar a área Pix no aplicativo do Banco do Brasil, clique em “Pagar com Pix” e, depois, “Dados bancários”.
Na etapa seguinte, informe a instituição financeira, número da conta, agência e o valor que será enviado. Então, confira se os dados estão corretos e conclua a operação com a senha de seis dígitos, reconhecimento facial ou leitura de biometria.
Como cadastrar a senha do aplicativo Banco do Brasil?
Em alguns casos, durante o processo de cadastramento das chaves Pix, os correntistas podem lidar com dificuldades. De acordo com o Banco do Brasil, esse tipo de bloqueio pode ocorrer quando:
Portanto, se isso ocorrer, é necessário entrar em contato com a instituição através de um dos canais disponíveis, são eles:
4004 0001 para capitais e regiões metropolitanas
0800 729 0001 para as demais localidades
(61) 4004 0001 para contato via WhatsApp
Não é obrigatório o cadastramento da chave Pix para usufruir do sistema de pagamentos do Banco Central. Sendo assim, ainda que o correntista opte por não cadastrar nenhuma das opções disponíveis, será possível utilizar o sistema de pagamentos instantâneos normalmente através dos dados bancários. A recomendação, entretanto, é que a chave Pix seja cadastrada, a fim de garantir melhor aproveitamento do sistema.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios