FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como comprar uma chácara?

Como comprar uma chácara?

Compartilhe esse post:

Quem deseja comprar uma chácara deve considerar diversos fatores, como orçamento, modalidades de crédito disponíveis e características do imóvel.

De acordo com levantamento feito pelo portal Imovelweb, a busca por imóveis rurais cresceu 52%, e as cidades de maior interesse, ainda conforme a pesquisa, são Bragança Paulista, Campinas e São José dos Campos. São considerados imóveis rurais as casas de campo, casas de condomínio e chácaras.

Este último, inclusive, é buscado por pessoas que desejam morar e, também, por quem deseja investir e ter um imóvel para locação.

Conheça os 2 tipos de financiamento imobiliário

Como comprar uma chácara?

Quem deseja comprar uma chácara deve considerar diversos aspectos, para além da forma de pagamento, já que tende a ser um investimento de médio a longo prazo e com custo financeiro considerável. A seguir, separamos algumas dicas para ajudar neste momento.

Estabeleça a utilização e prioridades

O primeiro ponto é considerar a principal utilização da chácara, ou seja, se o objetivo é residir, usufruir esporadicamente como casa de veraneio ou, ainda, se será locada para estadias e eventos. A partir daí, é possível estabelecer as principais prioridades e preferências sobre o imóvel, como tamanho, localização, recursos disponíveis, vide internet e TV a cabo, e estrutura, isso é, se haverá piscina, espaço gourmet, área para crianças, salão e/ou espaço verde.

Defina o orçamento

Dada as preferências, é o momento de definir o orçamento. Para isso, é essencial considerar a renda mensal fixa e as despesas, sejam as variáveis ou recorrentes. Depois de identificar a quantia disponível para investimento, o interessado deve determinar quanto está disposto a comprometer desse valor, considerando, inclusive, gastos extras com manutenção, impostos e possíveis reformas ou aprimoramentos estruturais. Vale ressaltar que definir o orçamento é uma das principais etapas, pois se pensado a médio ou longo prazo, diminui os riscos de endividamento e perda do imóvel, principalmente para quem contratar alguma modalidade de crédito.

Faça pesquisas e visite as propriedades

Atualmente há diversas plataformas e aplicativos que funcionam como buscadores online de terrenos e imóveis rurais à venda, sendo assim, utilizá-los nas pesquisas iniciais pode contribuir para ter um parâmetro da média praticada no mercado. Além disso, visitar as propriedades, inclusive mais de uma vez, se for possível, também é essencial, porque permite ao interessado observar detalhadamente a área, vizinhança, estado da construção, acesso a comércios e rodovias e outros detalhes que considerar importante na aquisição.

Ao encontrar a chácara que se encaixa nas preferências e orçamento, é de extrema importância realizar a análise legal e técnica, que consiste em contratar um profissional para fazer inspeções técnicas no imóvel e nas estruturas externas, além das verificações de documentos legais e histórico de propriedade, a fim de identificar se o bem está alienado ou vinculado a algum processo ou operação financeira, se há outros proprietários legais e se possui dívidas relacionadas a impostos, por exemplo.

Se possível, negocie

Para quem pretende comprar uma chácara à vista, a possibilidade de negociação do valor final tende a ser maior. Entretanto, ainda que o interessado contrate alguma modalidade de crédito, o vendedor, normalmente, receberá a quantia de forma integral e à vista, logo, ainda é possível negociar o preço final, de modo a encontrar um valor viável para ambas as partes.

Formalização do contrato

A última etapa é a formalização do contrato, que ocorre após as negociações e a definição do valor final. Nesse momento, é preciso que o comprador tenha atenção a todas as cláusulas do contrato e, se possuir dúvidas, não hesite em questionar. A correta compreensão de todas as regras aplicadas evita problemas futuros. O mesmo vale para o consumidor que contratar alguma modalidade de crédito para comprar uma chácara, é necessário que o contrato esteja em total acordo por ambos os lados.

Formalizada a documentação, ocorre a transferência de propriedade e demais procedimentos legais.

O salário pode ser penhorado para pagar dívida?

Quais as modalidades de crédito para comprar uma chácara?

Quem não possui recursos financeiros para comprar uma chácara à vista, dados os altos valores cobrados comumente, é possível contar com diversas modalidades de crédito, que atendem a diferentes perfis e necessidades, conforme explicamos a seguir.

Financiamento imobiliário

O financiamento é a modalidade de crédito mais conhecida entre os consumidores que desejam comprar imóveis urbanos ou rurais, como chácaras. Nessa opção, a instituição financeira, que pode ser pública ou privada, libera uma quantia correspondente entre 60% e 90% do valor do bem, e o percentual restante é pago pelo consumidor através da “entrada”. Então, o vendedor do imóvel recebe o valor integralmente e à vista, enquanto o cliente o devolve de forma parcelada e com acréscimo de juros à instituição credora.

Consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis funciona como um autofinanciamento em grupo, portanto, pessoas interessadas em adquirir um bem imobiliário são reunidas em um grupo de consórcio, e mensalmente estes participantes efetuam depósitos a um fundo comum, que se trata do pagamento das parcelas do crédito. Então, são realizados os sorteios e lances para recebimento da carta de crédito, que é o documento que permite a aquisição do imóvel desejado.

O consórcio de imóveis, vale dizer, é uma opção viável para quem não tem pressa em comprar uma chácara ou possui recursos para ofertar um lance e antecipar a contemplação. Isso porque, quem depende do sorteio pode ser contemplado rapidamente ou, em contrapartida, demorar meses ou anos para receber a carta de crédito.

Crédito Direto ao Consumidor

Também conhecido como CDC, é um tipo de empréstimo oferecido por diversas instituições financeiras e que pode ser usado para inúmeras finalidades, não apenas para comprar uma chácara. Sendo assim, a credora concede o valor e o consumidor tem a possibilidade de receber o dinheiro em mãos, diferente do financiamento, em que o dinheiro é transferido ao vendedor. A taxa de juros dessa operação varia e, em alguns casos, pode ser mais alta, quando comparada às modalidades destinadas para a aquisição de imóveis.

Crédito Rural

O Crédito Rural é destinado especificamente para a compra de propriedades rurais, como chácaras. De modo geral, há o crédito disponibilizado pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNCF), da Caixa Econômica Federal, que atua como uma vertente do Minha Casa Minha Vida, mas destinado às famílias que já residem nessas regiões e desejam comprar ou construir a casa própria. Além disso, há o Crédito Rural oferecido pelas instituições privadas, porém, costuma ser voltado somente para investimento no setor agrícola, portanto, para quem possui algum tipo de negócio rural e precisa de incentivo financeiro.

Como um consórcio pode ajudar no seu planejamento financeiro

É possível usar o FGTS para comprar uma chácara?

De acordo com as regras de uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), não é possível utilizar os recursos da conta para comprar chácara ou qualquer outro tipo de propriedade em área rural. Entretanto, desde 2009 foi estabelecido que o trabalhador rural pode usufruir da quantia para adquirir um imóvel no campo ou reformar a já existente, desde que a utilização da terra seja de forma direta e pessoal pelo próprio agricultor e sua família.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários! Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como um consórcio pode ajudar no seu planejamento financeiro

Saiba como funciona o planejamento financeiro por meio de consórcio, veja dicas de como fazer e entenda se vale a pena.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como comprar uma chácara?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo