FinanzeroBlogImpostos

Como consultar o IPVA 2021 no Detran?

Como consultar o IPVA 2021 no Detran?

Compartilhe esse post:

Valor do IPVA já está disponível para consulta; saiba como verificar o calendário de pagamento, alíquotas e condições para o imposto em 2021

A maioria dos estados já disponibilizou calendário de pagamento, alíquotas e condições para o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Além disso, os governos estaduais também oferecem algumas formas de consultar o valor do IPVA 2021, dentre elas o site do Detran.

Pensando nisso, a redação da FinanZero separou algumas formas de consultar o valor do seu IPVA. Para isso, basta conferir a reportagem a seguir.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Como consultar o valor do IPVA?

A consulta do IPVA pode ser feita em diversos canais como:

  • Terminais de autoatendimento;
  • Pela internet – site do Detran ou no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do seu Estado;
  • Diretamente nas agências.

Além disso, no portal da Fazenda também é possível que proprietários de veículos PCDs (pessoas com deficiência) consultem se vão permanecer com o benefício de isenção do IPVA ou se devem pagar o imposto em 2021.

No entanto, é importante lembrar que cada estado tem a sua Secretária da Fazenda e o seu Detran. Por isso, é importante verificar se é realmente o site oficial e se é o portal do órgão do seu estado ou de outro.

Para isso, basta digitar em algum site de buscas, como o Google, “portal da Secretaria da Fazenda” + nome do seu estado.

Leia também – IPVA SP 2021: confira calendário de pagamento do imposto

Detran

Como dito anteriormente, cada estado tem o seu portal do Detran. Por isso, para checar as informações no site é necessário entrar no portal do Detran do seu estado.

Logo na primeira página é possível encontrar uma aba sobre o IPVA. No entanto, cada estado pode nomear de maneira diferente.

Isso porque para saber mais informações sobre o IPVA no site do Dentran de São Paulo, por exemplo, o proprietário do veículo precisa procurar pela aba “dúvidas sobre IPVA?”. Já no site do Rio de Janeiro, o carioca consegue as informações da seguinte forma:

  • Procure no menu “veículo”;
  • Selecione essa opção;
  • Em seguida, procure por “IPVA” no menu veículo;
  • Por fim, clique em “consulta (Bradesco).

Confira também – IPVA RJ 2021: qual calendário de pagamento?

Consigo consultar o IPVA apenas com o Renavam?

Não. Isso porque para realizar a consulta do valor do IPVA 2021 é necessário saber tanto o número do Renavam do veículo, quanto o número da placa. Independente de qual local você está consultando.

Glossário: o que é Renavam?
Renavam é uma sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores. Por isso, como diz o nome, é um número de identidade do seu veículo, funcionando como uma espécie de RG para o automóvel. Além disso, é importante lembrar que o Renavam tem ao todo 11 dígitos.

IPVA 2021 Minas Gerais: confira o calendário de pagamento

Como consultar o número do Renavam?

Em resumo, caso o proprietário do veículo precise encontrar o número do Renavam basta procurar pelo documento do veículo. Isso porque o número de identidade do automóvel está localizado no canto superior esquerdo desse documento.

No entanto, caso deseje procurar de forma virtual basta acessar o site do Detran referente ao estado em que o veículo está registrado e consultar com a placa do automóvel.

Consigo desconto no IPVA 2021?

Sim! A maioria dos estados brasileiros oferece desconto no valor do imposto para os proprietários que pagam o IPVA em cota única, isto é, à vista. No entanto, cada local tem autonomia para definir qual será a porcentagem do desconto.

Por isso, é importante verificar as condições do IPVA do seu estado. Para isso, basta acessar o portal da Secretária da Fazenda do Estado e consultar.

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre IPVA? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo para aposentados: o que você precisa saber

Confira quais são as opções de empréstimo para aposentado e pensionista disponíveis, documentos necessários e outros detalhes sobre o assunt

Ler artigo completo

0 respostas para “Como consultar o IPVA 2021 no Detran?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo